Planejamento >
OS Planejada |
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Ao utilizar o grupo de menu Planejamento > OS Planejada, será apresentado o relatório (preferência) com todas as ordens de serviços programadas - para execução.
Para gerar novo relatório (preferência), utilize o botão Selecionar. Na guia Coluna, será possível verificar todos os campos disponíveis para confecção do relatório.
Observações:
Dica
Selecione a coluna Alterado por e insira o filtro Alterado por igual à @usuario e assim poderá verificar quem foi o usuário que efetuou as alterações na Ordem de Serviços.
Observações: No gerador de consultas, será possível utilizar as colunas referentes às hierarquias de equipamentos, centros de custo e local, que permitem o agrupamento de registros apresentando seus Ascendentes (equipamento/centro de custo/local pai) e seus respectivos Descendentes (filhos). São eles:
Observação: Repare que para diferenciar o SLA das OS, caso o SLA de Alerta seja atingido, a cor da linha será apresentada em amarelo. Já aquelas que atingiram o SLA Máximo terão a cor da linha em vermelho. Quando o SLA estiver dentro do período - após a data de cadastro e antes do SLA de Alerta, as mesmas terão a linha em destaque na cor verde.
Para que seja possível identificar o relatório de acordo com o SLA, é necessário que a disponibilidade da equipe de atendimento esteja cadastrada de forma correta - Cadastros Básicos > Equipe de Atendimento > botão Novo. Para maiores informações a respeito de como é efeito o cálculo do SLA, verifique o tópico Cálculo de SLA em OSs.
Visualização de OSs no período - Projeção
É possível a visualização do volume de serviços sistemáticos a serem executados em determinado período por intermédio da preferência padrão de OSs planejadas. Para que o Gestor consulte as OSs planejadas ou em programação em determinado período, basta configurar as propriedades da preferência OS planejada, da seguinte forma:
1. Edite a preferência padrão de OSs planejadas - Botão Selecionar > opção Filtro ou diretamente por intermédio do atalho - 2. Determine o período a ser analisado e habilite a opção Projeção.
Observações: No caso do usuário definir um período e habilitar a opção Projeção o sistema exibirá todas as OSs selecionadas projetando-as no período. Quando um período for definido e a opção Projeção não estiver habilitada, o sistema exibirá as OSs selecionadas sem projetá-las no período. Portanto, se a opção Projeção estiver habilitada, torna-se obrigatória a definição do período. Para a realização da projeção de OSs no período o sistema utiliza a Data Programada, caso não tenha sido definida, será utilizada a Data de Planejamento.
Ao habilitar a opção Projeção o SIM+ listará todas as Ordens de Serviços cuja data de Referência - Data de Programação ou Data de Planejamento, devem ser executadas dentro do período informado, por isso, exibe a mesma OS mais de uma vez, pois o serviço é sistemático e estará planejado para uma data dentro deste período.
No caso do período não ser informado e a opção Projeção estiver habilitada, ao processar ou Salvar a preferência, o SIM+ exibirá a seguinte mensagem "Para execução da preferência, é obrigatória a definição de um período de consulta.".
O período analisado deverá ser de no máximo 365 dias - 1 ano, caso identificado um período maior, o sistema apresentará "O intervalo entre a data do período inicial e final não pode exceder 365 dias.".
Observação: As OSs Não Sistemáticas serão exibidas uma única vez, caso a Data de Referência esteja dentro do Período, já OSs Sistemáticas podem ser projetadas várias vezes, quando a Data de Referência estiver dentro do Período. Os “Saltos” serão realizados de acordo com a Data de Referência, que adicionada à periodicidade, exibirá todas as projeções de sua execução.
Para facilitar, diminua a largura de algumas colunas e exiba a Data de Planejamento e Data Programada, assim, o resultado do relatório com as OSs no período ficará mais compreensível.
Vejamos como exemplo, a OS 502084, que possui os seguintes detalhes:
A periodicidade é a frequência de execução, ou seja, uma OS pode ter sua frequência baseada em calendário - dias, semanas ou meses, em registradores - horas, quilômetros, ciclos ou misto - semanas/horas ou mensal/quilômetros. Baseado nestas escolhas e também com base na Data de Referência e registrador, o sistema poderá rever a data da próxima manutenção.
Pelo fato da OS ser sistemática, o SIM+ fará projeções de execução de seus serviços, portanto, o número da OS será duplicado. Lembrando que novas OSs são geradas somente no momento em que a atual é encerrada - campo Data de Encerramento definido.
De acordo com a explicação, pode-se perceber que em OSs sistemáticas, para a realização dos "saltos", verifica-se a Data de Referência - Data de Planejamento ou de Programação se está dentre o período informado. Assim, estas OSs geram um código da OS de origem, pois ainda não foram criadas, logo, não é possível apresentar a projeção de seu novo número, assim, o SIM+ apresentará o número da OS duplicado.
Já as OSs não sistemáticas serão exibidas uma única vez, caso a Data de Referência esteja dentro do período.
Observação: Para a realização dos saltos, quando a OS for baseada em calendários, obtém-se a Data de referência acrescido da periodicidade (salto) e continuará esta projeção até que a Data de Referência esteja dentro do período analisado.
Data de projeção = Data de referência + saltos
Quando a periodicidade for baseada em registradores verifica-se o valor do Registrador no campo Período - Registrador dividido pelo valor do RMDO. Será projetado o que acontecer primeiro, o registrador ou a próxima execução, por exemplo, uma OS com registrador de 100 em 100, terá a próxima execução prevista para 10/02, se em 10/02 o registrador ainda não atingiu 100 saltos, a OS será executada nesta data devido ao fato da execução ocorrer primeiramente - antes do registrador atingir 200.
Para selecionar novas colunas para o relatório de OSs no período, utilize o Botão Selecionar, seguido da opção Coluna ou diretamente por intermédio do atalho -
As colunas com data de projeção - Ano/Mês, Data e Data e Hora, somente estarão disponíveis após definir um período - Guia Filtro e a preferência for processada, assim, ao desabilitar a opção Projeção e o SIM+ identificar que uma das colunas foi selecionada, não será possível exibi-las, uma vez que não há projeção a realizar, mas sim listar as OSs planejadas, portanto, será apresentada a seguinte mensagem "Dados inconsistentes: A coluna "Data de Projeção" foi adicionada, porém a opção "Projeção" na guia Filtro não foi selecionada.".
Observação Geral: Para a análise do relatório deverá ser observada a regra "Permite visualizar OS de outra Equipe de Atendimento?", existente na guia Planejamento.
Caso a regra esteja habilitado com a opção "Sim", serão projetadas todas as OSs a serem executadas. Caso contrário, opção igual à "Não", serão projetadas somente as OSs da Equipe de Atendimento cujo usuário logado esteja vinculado à equipe. |
Efetuar programação dos serviços:
Para que o Gestor consulte as informações das Ordens de serviços ou realize sua programação, deverá proceder da seguinte forma:
Após realizar este processo, ao lado do campo de data de programação será apresentado um link com o “Histórico de Programação” da OS.
Através desta opção será possível a visualização de quantas programações uma mesma OS possui, os respectivos usuários que efetuaram esta operação, a data em que a alteração foi realizada e o motivo para o cadastro da programação. |
Para cadastrar o Motivo de programação:
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O Botão Previsões da barra de ferramentas padrão, permite ao Gestor/Planejador consultar as previsões de recursos geradas para uma ou mais ordens de serviços em determinado período e assim, analisar a quantidade necessária para compra, alocações e provimentos antecipados, ou seja, planejar antecipadamente.
Para exemplificar, imagine o que o Departamento de Limpeza necessita planejar todas as despesas para o ano de 2013, portanto, deverá analisar no período de 02/01/2013 à 30/12/2013. Para a execução dos serviços, serão necessários os seguintes recursos:
Para realizar o planejamento dos recursos, o Planejador deverá:
6. Por se tratar de uma projeção, a mesma OS foi listada o número de vezes encontrado para a execução das tarefas no período. Por exemplo, uma OS com previsão de execução diária, em um mês, deverá ser listada 30 vezes. 7. O período analisado para o planejamento de recursos foi definido por intermédio da Guia Filtro, opção Período. 8. É fundamental que a opção Projeção esteja habilitada, para que o sistema efetue uma projeção de todas as ordens de serviço planejadas no período. Após Salvar a preferência - Botão Salvar Como, poderá ser utilizado o Botão Processar para a visualização das OSs planejadas para o período. 10. Ao utilizar o Botão Previsões, estarão disponibilizadas as seguintes opções:
Os recursos de mão de obra são baseados em dados provenientes das ordens de serviços existentes no Período - Planejamento > OS Planejada de acordo com todos os recursos cadastrados nas atividades - Botão Atividades na abertura da OS - Planejamento > Abertura de OS.
Para maiores informações sobre as colunas disponíveis na preferência padrão, bem como as colunas disponíveis, verifique o tópico Planejamento Mão de Obra.
Observações: Pelo fato da preferência existente na janela ser a definida como projeção, ao utilizar o Botão Previsões, opção Planejamento Mão de Obra, serão apresentadas as mesmas OSs disponíveis em Planejamento > Planejamento Mão de Obra, mas sem a necessidade de utilização do Botão Propriedades existente na preferência.
Os recursos de material são baseados em dados provenientes das ordens de serviços existentes no Período - Planejamento > OS Planejada de acordo com todos os recursos cadastrados nas atividades - Botão Atividades na abertura da OS - Planejamento > Abertura de OS.
Para maiores informações sobre as colunas disponíveis na preferência padrão, bem como as colunas disponíveis, verifique o tópico Planejamento Material.
Observações: Pelo fato da preferência existente na janela ser a definida como projeção, ao utilizar o Botão Previsões, opção Planejamento Material, serão apresentadas as mesmas OSs disponíveis em Planejamento > Planejamento Material, mas sem a necessidade de utilização do Botão Propriedades existente na preferência.
Os recursos de ferramentas são baseados em dados provenientes das ordens de serviços existentes no Período - Planejamento > OS Planejada de acordo com todos os recursos cadastrados nas atividades - Botão Atividades na abertura da OS - Planejamento > Abertura de OS.
Para maiores informações sobre as colunas disponíveis na preferência padrão, bem como as colunas disponíveis, verifique o tópico Planejamento Ferramenta.
Observações: Pelo fato da preferência existente na janela ser a definida como projeção, ao utilizar o Botão Previsões, opção Planejamento Ferramenta, serão apresentadas as mesmas OSs disponíveis em Planejamento > Planejamento Ferramenta, mas sem a necessidade de utilização do Botão Propriedades existente na preferência.
Os recursos de despesas são baseados em dados provenientes das ordens de serviços existentes no Período - Planejamento > OS Planejada de acordo com todos os recursos cadastrados nas atividades - Botão Atividades na abertura da OS - Planejamento > Abertura de OS.
Para maiores informações sobre as colunas disponíveis na preferência padrão, bem como as colunas disponíveis, verifique o tópico Planejamento Despesa.
Observações: Pelo fato da preferência existente na janela ser a definida como projeção, ao utilizar o Botão Previsões, opção Planejamento Despesa, serão apresentadas as mesmas OSs disponíveis em Planejamento > Planejamento Despesa, mas sem a necessidade de utilização do Botão Propriedades existente na preferência. |
Para executar a exportação de dados planejados, serão necessárias algumas permissões de acesso do Tipo Específico. Tais permissões são definidas pelo Gestor/Planejador por intermédio do grupo de menu Administração > Grupo de Acesso, após selecionar o Grupo de Acesso, edite-o. |
A barra de ferramentas padrão da janela OS Planejada, possui as seguintes opções:
Botão |
Descrição |
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Permite exportar os dados do relatório atual para os formatos Excel e CSV. Maiores informações consulte o tópico Exportar Dados. |
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Por intermédio deste botão será possível realizar consultas mais complexas, com critérios mais refinados. Apresenta as opções Coluna, Filtro, Ordem e Publicar. Para maiores informações verifique o item Gerador de Consultas. |
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Permite efetuar a atualização dos dados na lista – relatório, existente na janela atual, normalmente esta opção é utilizada após o botão selecionar que verificar os critérios estabelecidos como filtros e exibe-os. Funciona como um “Refresh”. |
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Permite a impressão da(s) OS(s) selecionadas e possui as seguintes opções: |
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Carrega a(s) OS(s) selecionadas no formato estabelecido na preferência configurada em regras de sistema – Administração > Regra de Sistema > guia Planejamento, opções “Ao imprimir OS sistemática /não sistemática utilizar a preferência”. Por exemplo, a OS selecionada é sistemática e foi definida a preferência CUSTOMIZADA para impressão de tais OSs. Assim que a opção Imprimir OS é carregada, automaticamente o sistema carrega as informações da OS de acordo com filtros e colunas configuradas na preferência CUSTOMIZADA. Além disso, permite a impressão no formato formulário ou tabular com orientação Retrato ou Paisagem. |
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Abre a janela Configurar blocos da preferência, que permite acrescentar outros blocos/campos ao imprimir a(a) OS(s) selecionadas. |
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Permite imprimir a OS atual, quando do tipo ILP, sem a visualização de recursos, ou, visualizando os recursos e orientação paisagem ou retrato |
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Permite gerar programação para as OSs selecionadas, monitoramento e programação por funcionário. |
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Botão Planejar OS |
Permite definir data de planejamento em lote, ou seja, para todas as OSs selecionadas define uma data de planejamento. |
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Botão Programar OS |
Permite definir data de programação em lote, ou seja, para todas as OSs selecionadas define uma data de programação. |
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Permite monitorar o trabalho nas OSs selecionadas. |
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Permite especificar a programação das atividades passíveis de execução, de acordo com calendário baseado na equipe de atendimento definida para as OSs selecionadas. |
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Permite sincronizar as OSs selecionadas adicionando um código de sincronismo à elas. Para maiores informações verifique o tópico Sincronismo de OS. |
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Permite dessincronizar as OSs selecionadas, excluindo o seu código de sincronismo. Para maiores informações verifique o tópico Sincronismo de OS. |
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Permite o gerenciamento de atividades das OSs selecionadas, por intermédio das seguintes opções: |
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Botão Adicionar |
Permite adicionar nova atividade ao final da tabela. |
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Botão Inserir |
Permite inserir atividade acima da atualmente selecionada, por exemplo, ao posicionar o cursor na atividade 3 e utilizar o Botão Inserir, nova atividade 3 será inserida, renumerando automaticamente as demais, ou seja, a atividade 3 passa a ser 4, a 4, 5 e assim sucessivamente. |
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Botão Editar |
Permite efetuar alterações na atividade da OS ou OSs selecionadas. No caso de possuírem atividades de procedimento padrão, será necessário que a a situação diferente de “Aprovado” ou “Desativado”. |
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Botão Remover |
Permite remover a atividade da(s) OS(s) atualmente selecionadas. |
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Permite cadastrar recursos para as OSs planejadas. Possui as seguintes opções: |
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Botão Mão de obra |
Permite cadastrar e visualizar recursos de mão de obra necessários para execução da atividade selecionada (*). |
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Botão Material |
Permite cadastrar e visualizar materiais necessários para a execução da atividade (*). |
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Botão Ferramenta |
Permite cadastrar e visualizar ferramentas necessárias à execução da atividade (*). |
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Botão Despesa |
Permite cadastrar e visualizar despesas à atividade selecionada (*) |
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(*) Para que essa ação pode ser executada, será necessário que a coluna Atividade faça parte do relatório, para tal, utilize o Botão Selecionar seguido da opção coluna. Após processar, selecione OSs com atividades cadastradas. |
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Permite cadastrar previsões de recursos para a execução dos serviços. |
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Apresenta a previsão de todos os recursos de mão de obra planejados para a execução das atividades. |
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Apresenta a previsão de todos os recursos de materiais planejados para a execução das atividades. |
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Apresenta a previsão de todos os recursos de ferramentas planejados para a execução das atividades. |
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Apresenta a previsão de todos os recursos de despesas planejados para a execução das atividades. |
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Permite ao usuário, vincular SS na OS(s) atualmente selecionada(s). |
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Botão Vincular SS |
Apresenta o relatório com lista de SSs existentes e permite vincular à OS atualmente selecionada. Para maiores informações, verifique o tópico Vincular SSs. |
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Botão Desvincular SS |
Apresenta uma lista de todas as SSs vinculadas à OS atual e após selecionar a(s) desejada(s), remove o vínculo existente. Para maiores informações verifique o tópico Vincular SSs. |
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Botão Visualizar SS |
Apresenta uma lista com todas as SSs vinculadas à OS atual. Para maiores informações verifique o tópico Vincular SSs. |