Gerador de Consultas >
Gerador de Consultas |
![]() ![]() ![]() |
Uma forma de filtrar dados em uma lista de dados extensa é conhecida como gerador de consultas e poderá ser obtida ao utilizar o botão Selecionar.
Algumas das opções de grupos de menus permitem gerar consultas de dados de forma mais específica, onde determinados campos podem ser exibidos, com visualização de dados ordenados de acordo com a necessidade e principalmente, com filtros mais elaborados.
Ao salvar todas essas informações uma preferência de consulta será utilizada e desta forma, ao acessar determinada janela a preferência estipulada como padrão será carregada facilitando a busca de dados.
Para exemplificar a utilização do gerador de consultas, vejamos a janela de procedimento padrão - Planejamento > Procedimento Padrão:
A barra de títulos de qualquer janela apresenta as seguintes informações:
Topo Esquerdo: exibe nome da opção dogrupo de menus atual.
Topo Centro: exibe nome da preferência atual.
Botão Colunas : exibe a área de colunas do gerador de consultas.
Botão Filtro : exibe a área de filtros do gerador de consultas.
Botão Ordem : exibe a área de configuração da ordem do gerador de consultas.
Botão Publicar : exibe a área de publicação da preferência.
Caixa de Seleção Padrão: permite indicar que a preferência atual é padrão (quando desmarcada) ou não (quando estiver marcada).
Selecionar preferências e torná-la padrão
Caso seja uma preferência gerada pelo usuário, seu nome será apresentado na caixa de combinação e a opção Padrão poderá ser habilitada, tornando-a padrão.
Neste caso, será apresentada a mensagem "Preferência foi definida como padrão."
Isso indica que ao utilizar a opção novamente, a preferência será carregada automaticamente pois passa a ser o padrão de dados escolhidos pelo usuário.
Para selecionar preferências geradas anteriormente é possível realizar uma das seguintes alternativas:
Utilize a seta existente na caixa de combinação e dê um clique no preferência desejada. A lista de preferências é apresentada em ordem ascendente - A a Z.
Ao utilizar a opção Colunas, será apresentada janela contendo as colunas da preferência selecionada. No campo "Preferência", selecione a opção desejada. |
Selecionar colunas - campos, para a preferência
Ao carregar preferências, serão exibidas as colunas definidas pelo usuário. Para alterá-las proceda da seguinte forma: 1. Utilizar o ícone Colunas -
2. Ao processar a preferência, somente as primeiras 22 colunas serão apresentadas. 3. Caso a ordem estipulada não for a ideal, selecione o campo em seguida utilize 4. Para que a coluna seja a primeira a ser exibida, utilize 5. A fim de facilitar a localização de campos, tanto em "Colunas Disponíveis" e "Colunas Selecionadas", é possível utilizar a opção Localizar, para isso, digite a sequência inicial e rapidamente o SIM+ identificará quais os campos atendem à sequência digitada. 6. Outra forma de facilitar a localização de campos, é digitar uma letra, por exemplo S, para que sejam verificados os campos com a inicial informada em "Colunas disponíveis".
7. Para visualizar a preferência, utilize a opção Processar. Neste caso, somente as colunas serão apresentadas, sem que qualquer filtro tenha sido estipulado. 8. Alguns campos podem ser provenientes de formulários flexíveis vinculados a equipamentos e também poderão ser utilizados na construção de preferências, sendo identificados com a seguinte sintaxe:
Equipamento - nome do formulário flexível - nome do campo no formulário. Por exemplo, Equipamento - Equipamentos - AQUISIÇÃO. |
Como estipular critérios para filtrar dados
Para estipular critério para filtrar dados na preferência, deverá ser utilizada a guia Filtro, que poderá ser obtida por meio do ícone Filtros -
Observação: Campos do tipo Data podem possuir os seguintes formatos: Data - dd/mm/aaaa, Ano/Mês - aaaa/mm e Data e Hora - dd/mm/aa hh:mm e para cada um deles, critérios podem ser estabelecidos, como por exemplo, pesquisar OSs após determinado período de data e hora
|
Utilização de delimitadores de blocos
Como visto no exemplo acima, podemos especificar vários critérios para filtragem dos dados, por exemplo Local E Categoria.
Observação: Para campos do tipo data, ao estipular o valor, não é necessário digitar uma data, basta selecionar a data desejada por meio do campo seletor.
O SIM+ permite a construção de até cinco blocos de argumentos, mas para cada um deles é importante abrir o bloco com parênteses - lado esquerdo e fechar também com parênteses - lado direito.
Pense nos delimitadores de blocos como expressões matemáticas que devem ser realizadas, onde toda expressão entre parênteses deve ser executada primeiramente.
|
Para que os dados listados no gerador de consultas sejam apresentados de forma classificada, utilize a opção Ordem existente no botão Selecionar ou o ícone
Indique os campos (colunas) desejados da mesma forma como utilizado na guia Coluna, um clique sobre o campo seguido do botão Um atalho para facilitar a ordem selecionada é duplo clique sobre o campo em "Colunas Selecionadas", assim, caso seja Ascendente, será alterado para Descendente e vice-versa. |
Para que a consulta seja considera como padrão, ou seja, todas as vezes em que acessar a tela de usuários, os dados serão listados da mesma forma, habilite a opção Preferência padrão. Assim, o SIM+ utiliza os campos especificados como sendo uma preferência de consulta a dados.
Para salvar a nova consulta, utilize o botão Salvar. Lembre-se que as preferências que são padrão do sistema, ao utilizar o botão Salvar, será sugerido novo nome.
Defina um nome para a mesma e clique em botão Salvar.
Para visualizar os dados, utilize o botão Processar.
Pelo fato de preferências padrão não poderem ser alterada, grave seus dados com outro nome, assim, qualquer alteração poderá ser realizada. Por exemplo, a consulta OS PLANEJADA, possui várias colunas que podem ser utilizadas em relatório impresso, mas para se adaptar à sua necessidade, algumas colunas devem ser inseridas. Para isso, acrescente as colunas necessárias e em seguida, utilize o Botão Salvar como. Digite novo nome e assim será possível utilizá-la a qualquer instante.
Observação: Quando uma preferência possuir blocos de impressão definidos - botão Imprimir > opção Configurar Blocos de preferência, assim que for copiada para outra, todos os blocos definidos também serão copiados. Mas, para isso, são necessárias permissões concedidas pelo Gestor/Administrador.
|
Alterar título e largura das colunas
Na exibição de determinadas colunas nos relatórios, poderá ocorrer do nome da coluna aparecer extenso, assim será possível escolher a nomenclatura da coluna - título, bem como a largura variável de acordo com os dados.
Exemplo: A coluna Data de planejamento - Data e Hora, apresenta um título - nomenclatura que poderá ser alterada, para isso, selecione a coluna desejada- Colunas Selecionadas, em seguida, defina qual o nome deverá ser exibido por meio da opção "Nomenclatura :", assim como, defina a largura de exibição de tais dados.
|
Formatar Colunas e Marca d' água nos relatórios
Para acessarmos e tela de formatação de colunas e marca d’água nos relatórios, temos que clicar no botão Definições de Impressão na tela do Gerador de Consultas.
Na aba Coluna, devemos então selecionar uma coluna, escolher entre as cores, opções de Estilo (Negrito, Itálico e Sublinhado) e de Tamanho de fonte (Reduzida, Padrão ou Ampliada).
Clicar no botão Salvar. A formatação da coluna será amarrada com a preferência escolhida pelo usuário.
Se desejar o usuário poderá repetir a operação selecionando outra coluna.
Na aba Marca d’ água, devemos digitar o texto da marca que não poderá exceder 40 caracteres e escolher entre as cores, opções de Estilo (Negrito, Itálico e Sublinhado), de Tamanho de fonte (Reduzida, Padrão ou Ampliada), de inclinação da Marca (Direita e Esquerda) e de Tipo de Fonte.
Clicar no botão Salvar. A formatação da Marca d’ água será amarrada com a preferência escolhida pelo usuário. |
Para excluir uma preferência, selecione-a por meio da caixa de combinação "Preferência: " ou do botão Selecionar e a opção Coluna, em seguida, clique no botão Excluir. Será exibida a seguinte mensagem "Confirma a exclusão da preferência selecionada?".
Outra forma de extrair publicações é a utilização do grupo de menu Gestão > Preferências. Após selecionar as preferências a serem excluídas, utilize o Botão Excluir. Mas para tal ação, são necessárias permissões concedidas pelo Gestor / Administrador. |
Publicar Preferências a outros usuários ou grupos
Imagine ter gerar uma consulta que atende à vários critérios estabelecidos de forma adequada a seu departamento e outro usuário poder visualizar as informações e alterá-las a qualquer instante? Isso pode ser terrível, pois além de possuir informações confidenciais o relatório pode conter critérios alterados pelos demais usuários. Portanto, o ideal é determinar que algumas consultas seja de uso particular - Privado, onde o acesso é restrito a seu proprietário e outras disponibilizadas a determinados usuários ou grupos de acessos - Públicas.
Para publicar - liberar acessos à preferências geradas a outros usuários ou grupos, proceda da seguinte forma:
Observação: Imagine que a publicação deverá abranger todos os usuários de determinada divisão/empresa. Para tal, deve ser aplicado um filtro - Botão Selecionar > opção filtro.
Observação: Neste caso, serão apresentados todos os usuários selecionados na primeira janela onde o filtro foi aplicado e não TODOS os pertencentes à empresa. Para selecionar os demais, utilize o Botão Adicionar Usuário e em seguida, adicione os existentes na página 2 do filtro.
Para a publicação de preferências, são necessárias permissões de Nível Específico, concedidas pelo Administrador do sistema.
Observação: Para remover publicações, verifique o tópico Remover Publicação de Preferência. |
Sendo assim, é necessário que o proprietário, selecione a preferência e publique-a aos usuários desejados. Caso outro usuário abra a preferência e publique-a antes do proprietário, o mesmo ficará sem acesso às informações, sendo necessário solicitar permissão ao usuário que tornou-a de uso privado.
Observação: Para verificar todas as publicações geradas, bem como as informações sobre proprietários e tipo de publicação, verifique no grupo de menu Administração > Preferências. A edição da preferência através desta opção somente será liberada para usuários que receberam publicação com controle total.
|
Na apresentação dos dados filtrados (preferência processada), você reparou que as colunas não estão sendo exibidas de forma ideal, ou seja, necessita alterar a disposição das colunas. Para isso, basta dar um clique na coluna e arrastar para esquerda ou direita até o local desejado.
Outro fator interessante na lista de dados é poder agrupar as informações, por exemplo, as colunas estão dispostas da forma correta, mas é necessário visualizar de acordo com o cargo existente. Para isso, dê um clique na coluna Cargo – Usuário e arraste até o área indicada pelo texto “Para agrupar arraste o título da coluna para cá”. |
Há determinados campos existentes em algumas preferências que possuem a condição de serem colunas totalizadoras, por exemplo, Ocorrências em Histórico de SS. A finalidade dessas colunas é indicar o total de registros - ocorrências existem no agrupamento de dados. Mas, não basta indicar que a coluna fará parte da consulta - selecionar a coluna para Colunas Selecionadas, pois o SIM+ não fará nenhum cálculo dependendo das demais colunas existentes. Se por exemplo a coluna SS estiver selecionada juntamente com a coluna Ocorrências - SS, não será realizado agrupamento pois cada SS possui somente uma ocorrência Portanto, devemos definir o grau de agrupamento dos registros, restringindo assim as colunas. Na mesma preferência, devemos verificar qual o campo - coluna, com mais ocorrências, neste caso Local - Descrição, portanto, para verificar todas as ocorrências por Local, basta selecionar as colunas Local, Ocorrências e outra coluna com vários registros, por exemplo, Solicitante, Aprovado por, ou outros. Teremos os mesmos registros agrupados por Local e totalizados.
Portanto, devemos sempre ao selecionar campos totalizadores, obter outras colunas com vários registros idênticos - agrupados.
Observação: As colunas Tempo de Atendimento, Tempo de comunicação, tempo de espera, tempo de parada e tempo de reparo, existentes nos relatórios Planejamento > OS Planejada, Execução > OS Programada e Gestão > Histórico de atendimento, calculam a média e não a somatória de tempos. |