Cálculo de SLA em OSs

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Cálculo de SLA em OSs

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Hoje em dia, cada vez mais as empresas realizam contratos de serviços baseados em níveis de serviços, mais conhecido como - SLA - Service Level Agreements a grosso modo, é o Tempo definido em contrato para a execução de um serviço. Assim, há a necessidade frequente de administrar esses contratos, sejam em ações executadas por intermédio de Solicitações de Serviços - SSs, ou, Ordens de Serviços.  Portanto, é necessário gerenciar de forma eficiente todos os parâmetros contratados, evitando conflitos tanto pessoais quanto contratuais entre os provedores de tais serviços.

 

Tal gerenciamento deve ser capaz de acompanhar a performance dos serviços e também, identificar rapidamente quais os parâmetros afetam os serviços ou etapas destes.

 

Observações Importantes:

  1. Por padrão, o cálculo do SLA será iniciado à partir da data de comunicação da OS - Planejamento > Abertura de OS > guia Apontamento > opção Tempos de Atendimento, em OSs não sistemáticas e para OSs sistemáticas, considera como o início a data de última execução dos serviços da OS anterior - guia Periodicidade ou, de acordo com a Data de Programação - quando a regra de sistema existente na guia SLA - Considerar nas OSs Sistemáticas a Data de programação para início da contagem do SLA?, estiver habilitada com a opção "Sim".  
  2. O cálculo do SLA de Alerta e Máximo é baseado no horário de atendimento da Equipe de Atendimento - Cadastros Básicos > Horário de Atendimento.  Sendo assim, quando a equipe tem seu horário de atendimento estabelecido das 8h00 às 17h00, na abertura da OS verifica-se a data de cadastro da OS para iniciar o cálculo do SLA e às 17h00m59 será parado e somente terá continuidade às 8h00 do dia seguinte.  Portanto, o período das 17h01 às 7h59 não será contabilizado para cálculo do SLA.

 

Vejamos como tais cálculos são realizados:

 

Clique no tópico para expandir/recolher.Cálculo de SLA em OSs não sistemáticas

 

 

Clique no tópico para expandir/recolher.Cálculo de SLA em OSs Sistemáticas

 

Clique no tópico para expandir/recolher.Alguns cenários para exemplificar a utilização da regra de cálculo do SLA:

 

 

É possível acompanhar a evolução do SLA por intermédio dos seguintes relatórios: Planejamento > OS Planejada, Execução > OS Programada e Gestão > SLA.

 

Observação:  O Botão SLA será apresentado na abertura da OS sempre que houver o cálculo do SLA, que permite visualizar rapidamente a consulta com as colunas SLA Alerta, SLA Máximo e SLA - Prazo.

 

Caso a OS não tenha SLA definido, ao utilizar o Botão SLA, é apresentada a seguinte mensagem "OS não possui SLA definido".