Cadastros Básicos >
Equipe de Atendimento |
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Ao utilizar o grupo de menu Cadastros Básicos > Equipe de Atendimento, é possível realizar o cadastro de todas as equipes que podem ser acionadas para execução de uma solicitação ou Ordem de Serviço. Uma Equipe de Atendimento é composta por responsáveis e especialistas em execução de determinadas tarefas.
Os responsáveis pela equipe de Atendimento, são todos os usuários com acesso às solicitações e ordens de serviços a ela direcionadas e possuem direitos e ações pertinentes a Call Center, Planejamento e Execução.
Devem fazer parte do quadro de responsáveis os seguintes usuários: o Administrador, o Supervisor, os Programadores e Operadores de Call Center.
Serão responsáveis por parametrizar todo o sistema, ou seja, executar tarefas de configurações e cadastros no sistema, tais como liberação de acessos, cadastros de áreas, equipamentos, fornecedores e outros.
São considerados todos os profissionais com vasta experiência na área industrial, atuando em atividades funcionais e principalmente com conhecimentos na área administrativa do trabalho e de pessoal e também, será responsável pelo planejamento de execução de tarefas.
Serão responsáveis pelo cronograma e prazo final de execução de todas as etapas diárias das cargas de trabalhos provenientes do planejamento realizado por supervisores. Desta forma, coordenará as várias etapas sequenciais passíveis de execução, bem como a movimentação de peças e materiais além de orientar os operadores e auxiliares em toda a movimentação realizada.
Serão responsáveis pela abertura das solicitações ou ordens de serviços necessárias e verificação de pendências a fim de manter atualizados todos os cronogramas existentes. Funcionará como um elo entre a equipe executante das tarefas e demais profissionais.
Além destes profissionais, as equipes ainda podem contar com aprovisionadores, escriturários, inspetores de qualidade, de equipamentos entre outros.
Antes de cadastrar uma equipe de atendimento, verifique se o sistema possui um cadastro de usuários, para isso, utilize o grupo de menu Administração e a opção Usuário, por serem atividades vinculadas, ou seja, para o cadastro da equipe, membros e responsáveis devem ser adicionados. Para o cadastro de usuários, verifique o tópico - Cadastrar usuário.
Ao utilizar a opção Cadastros Básicos > Equipe de Atendimento serão apresentadas todas as equipes cadastradas.
Observação: Caso a regra de sistema "Calcular SLA utilizando Horário de Atendimento de 24 horas?" - Administração > Regras de sistema > guia SLA, estiver habilitada com a opção "Sim", não será permitido o cadastro de horário de atendimento para equipes de atendimento, portanto, o Botão Horário de Atendimento não será apresentado.
Cadastrar equipe de atendimento
Após o cadastro de todos os usuários no sistema, proceda da seguinte forma:
Observação: A equipe de atendimento é liberada SOMENTE para a divisão logada quando a opção Ativar para <<nome da empresa>> estiver habilitado. Caso adicione todos os membros, defina suas respectivas atribuições, mas não habilite o campo Ativar para.... a equipe de atendimento permanecerá desativada e portanto, não será possível sua utilização em na abertura da OS e nem definido seu horário de atendimento.
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Adicionar membros e responsáveis à equipe de atendimento
Definir Atribuições ao usuário:
A atribuição a usuários da equipe de atendimento pode ser realizada de duas formas:
Para definir atribuições por intermédio dos Botões, proceda da seguinte forma:
Observação: Os Botões Membro, Responsável e Membro e Responsável atualizam a definição de atributo SOMENTE para o usuário selecionado - cursor posicionado no nome.
O que diferencia um usuário Responsável e Membro, é que o Responsável pode receber o aviso por e-mail quando o SLA alcançar o máximo ou quando ultrapassar o SLA estabelecido. |
Cadastrar Disponibilidade à Equipe de atendimento
Para determinar qual a disponibilidade da equipe de atendimento o SIM+ disponibiliza duas formas de realizar tal ação:
Observação: Para que seja possível cadastrar o horário de atendimento de qualquer equipe de atendimento, é necessário que a empresa/divisão logada não tenha definido que o cálculo do SLA será realizado em 24 horas, neste caso, primeiramente será verificada a regra de sistema "Calcular SLA utilizando Horário de Atendimento de 24 horas?" caso habilitada com a opção "Sim", nenhuma disponibilidade poderá ser cadastrada a qualquer equipe de atendimento. Portanto, caso as opções de Horário de Atendimento não estejam habilitadas, verifique tal regra em Administração > Regras de Sistema > guia SLA, opção "Calcular SLA utilizando Horário de Atendimento de 24 horas?".
Vejamos como proceder no cadastro da equipe de atendimento:
Observação: Para facilitar ao Gestor, é possível selecionar várias equipes de atendimento e cadastrar uma única vez a disponibilidade. Para isso, selecione cada uma das equipes de atendimento que possuem a mesma disponibilidade e em seguida, utilize o Botão Horário de Atendimento. |
Cadastrar Disponibilidade - por Calendário:
Ao utilizar a opção Calendário, disponível no Botão Histórico de Atendimento, será apresentado o calendário contendo as disponibilidades cadastradas.
Caso o horário da equipe de atendimento deva ser indicado para determinado local, defina-o por intermédio da opção Local. Por exemplo, a equipe de atendimento ELÉTRICA cujo horário de atendimento é das 08h00 às 17h00, deve atuar no Local REFEITÓRIO, somente após as refeições, no caso, das 15h00 às 20h00. Portanto, a equipe trabalha em horário diferenciado de acordo com o local.
Para determinar o local, proceda da seguinte forma:
Indique os dias da semana aos quais o horário não se aplica, por exemplo, Sábado e Domingo. Para isso, selecione as opções em Exceto os Dias.
Selecione as datas e períodos da disponibilidade em seguida utilize o Botão Salvar. Pelo fato do horário ter sido estipulado para a atuação da equipe em determinado local, as datas serão evidenciadas na cor amarela.
Para maiores informações, consulte o tópico Forma de seleções de datas e períodos, logo abaixo.
Quando o Local selecionado possuir locais descendentes, os mesmos serão exibidos em formato hierárquico.
Após utilizar o Botão Salvar, será apresentada a seguinte mensagem "Deseja repassar as informações do horário de atendimento para o(s) Local(is) Descendentes? Este processo pode ser demorado.".
Ao utilizar o Botão OK, todos os locais descendentes recebem o mesmo horário de atendimento - disponibilidade. No caso da utilização do Botão Cancelar, somente o Local informado receberá a disponibilidade cadastrada.
Observação: Se no mesmo período o Gestor cadastrar horário de atendimento somente para a equipe de atendimento, prevalecem todos os registros, tanto para a equipe quanto para o Local. Ao selecionar uma data sem que o Local seja definido, será apresentado o período da equipe de atendimento. Ao indicar o Local e uma data selecionada, será apresentado o período cadastrado da equipe no local definido.
Observação: Ao cadastrar a disponibilidade somente para a equipe de atendimento, as datas no período serão evidenciadas na cor laranja.
Ao selecionar qualquer data, será apresentado o período agendado.
A disponibilidade da equipe também poderá ser verificada por intermédio do cadastro de Horário de Atendimento. |
Formas de Seleção de Datas e Períodos:
Para definir a disponibilidade para uma data específica:
Observação: É possível definir até 05 disponibilidades de trabalho para uma data ou período.
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Cadastrar Disponibilidade - Simplificada:
Outra forma de informar o horário de atendimento de equipes é por intermédio da opção Simplificada - Cadastros Básicos > Equipe de Atendimento > Botão Horário de Atendimento.
Tal procedimento é similar à opção Calendário, onde poderá ser identificado:
Caso desconheça o código do Local, utilize o Botão Lupa de consultas, selecione o Local desejado, em seguida um clique no Botão OK para carregar as informações à janela de Horário de Atendimento.
Após indicar o período, dê um clique no Botão Salvar sendo apresentada a mensagem "Disponibilidade cadastrada com sucesso.".
No caso de cadastrar o horário de atendimento no período anteriormente cadastrado, os dados anteriores serão sobrepostos, ou seja, o sistema irá excluir os registros anteriores e salvar os atuais.
Caso os campos de preenchimento obrigatório não tenham sido informados - Período e Horário 1, após utilizar o Botão Salvar, será apresentada a seguinte mensagem "Todos os campos obrigatórios devem ser preenchidos.".
O período para cadastro deverá ser informado no intervalo de até 365 dias - 1 ano. Caso seja ultrapassado, será apresentada a seguinte mensagem "O período máximo para cadastro de disponibilidade é de um ano.". |
Excluir Disponibilidade utilizando Calendário:
Caso seja necessário excluir qualquer disponibilidade cadastrada para a equipe de atendimento, proceda da seguinte forma:
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Excluir Disponibilidade Simplificada:
Caso seja necessário excluir qualquer disponibilidade cadastrada para a equipe de atendimento, proceda da seguinte forma:
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Para executar alterações e inclusões na funcionalidade no que diz respeito à ativação e definição de membros e responsáveis , serão necessárias algumas permissões de acesso do Tipo Específico, assim, será permitido ao usuário pertencente ao grupo de acesso, realizar consultas, inclusão, edição, exclusão e até exportação de dados da equipe de atendimento.
No que diz respeito ao cadastro da equipe de atendimento - consulta, inclusão, entre outros, o tipo de acesso é Tipo Genérico. Tais permissões são definidas pelo Gestor/Planejador por intermédio do grupo de menu Administração > Grupo de Acesso, após selecionar o Grupo de Acesso edite-o. |
A barra de ferramentas do cadastro de equipe de atendimento apresenta as seguintes opções:
Botão |
Descrição |
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Permite exportar os dados do relatório atual para os formatos Excel e CSV. Maiores informações consulte o tópico Exportar Dados. |
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Permite gerar novo registro na tabela de equipes de atendimento. |
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Permite alterar o registro atualmente selecionado . |
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Permite excluir o registro selecionado. |
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Permite alterar o código da equipe de atendimento selecionada. |
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Por intermédio deste botão será possível realizar consultas mais complexas, com critérios mais refinados. Apresenta as opções Coluna, Filtro, Ordem e Publicar. Para maiores informações verifique o item Gerador de Consultas. |
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Permite cadastrar o horário de atendimento da equipe e possui as seguintes opções de cadastro: |
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Permite cadastrar o horário de atendimento da equipe e também da equipe em determinado loca, por intermédio de calendário anual. |
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Permite cadastrar o horário de atendimento da equipe de atendimento em período específico. |
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Permite efetuar a atualização dos dados na lista – relatório, existente na janela atual, normalmente esta opção é utilizada após o botão selecionar que verificar os critérios estabelecidos como filtros e exibe-os. Funciona como um “Refresh”. |