Execução >
OS Programada |
![]() ![]() ![]() |
A opção OS Programada do grupo de menu Execução, permite ao Responsável pela equipe de atendimento ou o Programador a visualização das Ordens de serviços programadas, além de imprimi-las, e poder realizar os devidos apontamentos e até mesmo seu encerramento.
Para gerar novo relatório (preferência), utilize o botão Selecionar. Na guia Coluna, será possível verificar todos os campos disponíveis para confecção do relatório. maiores detalhes a respeito de como gerar novos relatórios, verifique o tópico Gerador de Consultas.
Observações:
Dica
Selecione a coluna Alterado por e insira o filtro Alterado por igual à @usuario e assim poderá verificar quem foi o usuário que efetuou as alterações na Ordem de Serviços.
Observações: | No gerador de consultas, será possível utilizar as colunas referentes às hierarquias de equipamentos, centros de custo e local, que permitem o agrupamento de registros apresentando seus Ascendentes (equipamento/centro de custo/local pai) e seus respectivos Descendentes (filhos). São eles: |
O relatório de ordens de serviços programadas, poderá apresentar as linhas em três diferentes cores, para diferenciar o SLA das mesmas.
Observações: Ao determinar o SLA Alerta e Máximo por intermédio da tela de serviços, tais valores servem para definir os SLAs somente para o Serviço cadastrado, ou seja, o SLA é diferenciado. Para que todos os serviços possuam o mesmo SLA de Alerta e Máximo, selecione a opção Repassar os valores de SLA abaixo para todo Serviço e informe os valores.
Para que seja possível identificar o relatório de acordo com o SLA, é necessário que a disponibilidade da equipe de atendimento esteja cadastrada de forma correta - Cadastros Básicos > Equipe de Atendimento > botão Novo. Para maiores informações a respeito de como é efeito o cálculo do SLA, verifique o tópico Cálculo de SLA em OSs.
Observação: Como ordens de serviços programadas podem estar com sua execução a cargo de usuários que utilizam a aplicação Mobile, poderá ser útil filtrar todas as OS sincronizadas e enviadas à aplicação, portanto, basta gerar filtros com a coluna "Mobile" igual à "Sim":
Se necessário, após a visualização do relatório desejado, exporte os dados para um dos seguintes formatos: XLS ou CSV. Para maiores informações, consulte o tópico Exportar Dados.
Este botão é responsável pelos apontamentos de mão de obra na execução dos serviços. O campo número da ordem de serviços e descrição aparecem preenchidos com as informações da OS.
O campo Item serve para verificar apontamentos realizados na mesma ordem de serviços por outros executantes. Informe a data do apontamento (Data), o código do usuário que realizou os serviços ou utilize o botão lupa de consultas para verificar lista de usuários existentes.
Ao habilitar a opção Consultar somente Usuário de Equipe de Atendimento o SIM+ irá apresentar a lista com todos os usuários que fazem parte do mesmo grupo de atendimento descrito na ordem de serviços em vez de todos os usuários cadastrados no sistema.
Indique o horário de Início e Término do apontamento, no formato hh:mm, assim, o sistema calculará automaticamente o total de horas executadas (Hh) e horas extras quando houver.
A caixa de combinação Atividade apresenta uma lista de atividades possíveis de serem executadas na ordem de serviços, para isso, basta um clique sobre a atividade desejada e em seguida, clique no botão Salvar.
Para novos apontamentos na mesma ordem de serviços, clique no botão Limpar para digitar as novas informações. |
Para inserir comentários, tais como motivos de programação ou de execução dos serviços, utilize o botão e digite as preencha o campo Comentário. |
Para efetuar breve pesquisa de satisfação na prestação dos serviços, utilize o botão e estabeleça um critério, como ótimo, bom, regular ou outros, além de fornecer uma justifica para o critério estipulado. |
Para informar todos os apontamentos de despesa referentes à execução dos serviços, use o botão despesa e indique a data da despesa, bem como um breve descritivo sobre a mesma, como por exemplo, compra de arruelas, refeições e outros. Indique o valor da despesa e utilize o botão Salvar. |
O Botão OS x SS permite vincular a(s) OS(s) selecionada(s) à outra(s) SS(s). Para maiores informações, consulte o tópico Vincular SSs. Mas para acesso às opções são necessárias permissões de Nível Específico.
A barra de ferramentas padrão da janela OS Programada
A barra de ferramentas padrão da janela OS Programada, possui as seguintes opções:
Botão |
Descrição |
||
|
Permite exportar os dados do relatório atual para os formatos Excel e CSV. Maiores informações consulte o tópico Exportar Dados. |
||
|
Por intermédio deste botão será possível realizar consultas mais complexas, com critérios mais refinados. Apresenta as opções Coluna, Filtro, Ordem e Publicar. Para maiores informações verifique o item Gerador de Consultas. |
||
|
Permite efetuar a atualização dos dados na lista – relatório, existente na janela atual, normalmente esta opção é utilizada após o botão selecionar que verificar os critérios estabelecidos como filtros e exibe-os. Funciona como um “Refresh”. |
||
|
Permite gerar uma ou mais OSs para cada atividade que estiver com situação Necessita reparo. Verifique o item OS de reparo para maiores informações. |
||
|
Permite a impressão da(s) OS(s) selecionadas e possui as seguintes opções: |
||
|
Carrega a(s) OS(s) selecionadas no formato estabelecido na preferência configurada em regras de sistema – Administração > Regra de Sistema > guia Planejamento, opções “Ao imprimir OS sistemática /não sistemática utilizar a preferência”. Por exemplo, a OS selecionada é sistemática e foi definida a preferência CUSTOMIZADA para impressão de tais OSs. Assim que a opção Imprimir OS é carregada, automaticamente o sistema carrega as informações da OS de acordo com filtros e colunas configuradas na preferência CUSTOMIZADA. Além disso, permite a impressão no formato formulário ou tabular com orientação Retrato ou Paisagem. |
||
|
Abre a janela Configurar blocos da preferência, que permite acrescentar outros blocos/campos ao imprimir a(a) OS(s) selecionadas. |
||
|
Permite imprimir a OS atual, quando do tipo ILP, sem a visualização de recursos, ou, visualizando os recursos e orientação paisagem ou retrato |
||
|
Histórico de Impressão |
Permite visualizar o histórico das impressões realizadas para a OS da linha selecionada |
|
|
Permite encerrar, gerar apontamentos e realizar sincronismo de OSs. |
||
|
Botão Encerrar OS |
Permite ao Gestor encerrar as OSs em lote, ou seja, para todas as OSs selecionadas será atribuída uma Data de Encerramento. |
|
|
Permite realizar apontamentos de mão de obra na execução dos serviços. O campo número da ordem de serviços e descrição aparecem preenchidos com as informações da OS. |
||
|
Permite inserir comentários, tais como motivos de programação ou de execução dos serviços. |
||
|
Permite estabelecer um critério, como ótimo, bom, regular ou outros, além de fornecer uma justificativa para o critério informado. |
||
|
Permite informar todos os apontamentos de despesa referentes à execução dos serviços. |
||
|
Permite sincronizar as OSs selecionadas adicionando um código de sincronismo à elas. Para maiores informações verifique o tópico Sincronismo de OS. |
||
|
Permite dessincronizar as OSs selecionadas, excluindo o seu código de sincronismo. Para maiores informações verifique o tópico Sincronismo de OS. |
||
|
Permite ao usuário, vincular SS na OS(s) atualmente selecionada(s). |
||
|
Botão Vincular SS |
Apresenta o relatório com lista de SSs existentes e permite vincular à OS atualmente selecionada. Para maiores informações, verifique o tópico Vincular SSs. |
|
|
Botão Desvincular SS |
Apresenta uma lista de todas as SSs vinculadas à OS atual e após selecionar a(s) desejada(s), remove o vínculo existente. Para maiores informações verifique o tópico Vincular SSs. |
|
|
Botão Visualizar SS |
Apresenta uma lista com todas as SSs vinculadas à OS atual. Para maiores informações verifique o tópico Vincular SSs. |