Execução > OS Programada >
OS de reparo |
![]() ![]() ![]() |
Na execução de inspeção de algumas atividades da ordem de serviços, o inspetor verifica a necessidade de pequenos reparos em pontos não detectados anteriormente, como pro exemplo uma lâmpada que não está acendendo, em vez de gerar nova ordem de serviços, indica que a atividade deverá ter sua situação alterada para "Necessita reparo".
Para isso, o usuário utiliza o Botão Gerar OS de reparo existente na barra de ferramentas do grupo de menu Execução > OS Programada, e assim nova ou novas ordens de serviços serão originadas a partir de atividades que necessitam a execução de serviços.
O sistema permite gerar novas ordens de serviços cuja situação seja Planejada, Programada e até mesmo Encerradas.
Observação: | A colunas OS Gerada e OS Nota podem ser interessantes para a análise para complexa sobre as atividades a serem executadas. |
Local A informação existente no campo Local da OS de origem.
Atividade A descrição da atividade selecionada que gerou nova ordem de serviços.
Comentário O comentário apontado na atividade selecionada - veja como Apontar comentários nas atividades.
Observação: | Um erro bastante comum na abertura da nova ordem de serviços é o fato de ao gerar nova OS a mesma não possui os campos obrigatórios, por exemplo, o campo Solicitante foi definido como obrigatório, ao gerar a nova OS, a atividade não localizou tal campo, portanto, tal erro impede a abertura da nova OS e será enviado ao arquivo de log. |
Observação: | Caso o usuário tenha selecionado uma atividade que já gerou nova OS de reparo, o SIM+ não irá gerar a nova ordem de serviços e apresentará no arquivo de Log a seguinte informação "Já existe uma OS de Reparo gerada para esta atividade.". |
Observação: Caso a regra de sistema "Ao gerar OS de reparo utilizar o Tipo de Serviço" - Administração > Regras > Guia Planejamento não possua qualquer tipo de serviço indicado, o sistema apresentará a seguinte mensagem "Não foi possível gerar OS de reparo, pois o Tipo de Serviço não foi definido em Regras de Sistema.".
Portanto, para gerar novas OSs de reparo é importante que a regra esteja habilitada com um tipo de serviço específico.
Assim, ao gerar a nova OS de reparo, o tipo de serviço sempre será apresentado, não correndo o risco de esquecimentos, mas de acordo com o estabelecido na regra.
É preciso ter em mente que OSs de reparos são corretivas e não sistemáticas, por isso, a lista de tipos de serviços apresentada na regra de sistema, contém somente serviços to tipo não sistemáticos - cadastrados em Classificação > Tipo de Serviço.
Observação: Se a OS principal - selecionada antes do uso do Botão Gerar OS de reparo, possuir um tipo de serviço diferente do existente na regra de sistema, a nova OS irá conter o existente na regra, portanto, substitui o tipo de serviço existente. Isso facilita a análise do Gestor / Planejador que de uma única vez poderá gerar várias OSs de reparo - corretivas, com o mesmo tipo de serviço.