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Executar o Workflow |
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Antes da execução do workflow, é necessário verificar se alguns requisitos foram cumpridos:
Todos as etapas foram concluídas, agora é a vez de verificar se tudo está OK, ou seja, solicitar serviços, para isso:
OBS.: Caso o atalho não apareça na tela será possível solicitar o serviço por meio do grupo de menu Solicitação > Abertura de SS.
Outra informação que pode ser preenchida pelo sistema é a descrição da solicitação, caso nenhuma informação tenha sido digitada anteriormente, será apresentado o texto digitado em Texto (guia Atendimento).
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Solicitação pronta com devidos anexos e preenchimento de todos os campos obrigatórios. Após salvar a mesma, além do número da solicitação aparecer preenchido automaticamente, estão disponíveis outros botões, onde o essencial é o botão Workflow.
Para passar o bastão ao próximo elemento do fluxo, iniciando o processo, clique em botão Workflow, seguido da primeira opção, no caso Solicitar.
Para a inserção de comentários utilize o botão Workflow seguido da opção Comentário.
Preencha o comentário, em seguida, utilize o botão Salvar seguido do botão Fechar.
Observação: Caso a opção Obriga apontamento de comentário esteja habilitada nas configurações da Ação, ao executar a tarefa e passar para o próximo responsável, a tela de comentários também será visível.
Já guia Histórico irá armazenar todos os comentários cadastrados, juntamente com as informações de todas as operações/ações executadas dentro da Solicitação de serviço. Tais informações são ordenadas de forma decrescente onde consta o nome do usuário com a data e hora da inserção do comentário.
Se necessário, use o botão Exportar para enviar todos os comentários a um arquivo do tipo .TXT e verificar todo o histórico. |
Caso a tela de solicitação de serviços tenha sido fechada e deseja verificar o histórico de todos os atendimentos, utilize o grupo de menu Solicitação > Histórico de SS. Caso a lista de solicitações seja enorme, gere uma preferência de consulta, por meio do botão Selecionar e na guia filtro, digite o critério a ser pesquisado, por exemplo:
Coluna SS é igual a 325, número da sua solicitação, clique no botão Processar para executar a consulta.
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Para verificar se o workflow seguiu o curso desejado, e se algumas pendências existem, utilize o grupo de menu Workflow > Pendência.
Através desta opção todos os atores que fazem parte de um mesmo Workflow poderão interagir com as solicitações de serviços.
Assim que o usuário realizar a autenticação no sistema e entrar na opção de Pendência, serão apresentadas todas as solicitações que respeitam seu perfil de usuário, como filtro por atributo e grupo de trabalho na qual faz parte.
Poderá também identificar qual a situação e o sinalizador atual das solicitações, com seus respectivos tempos de atendimento.
Para que o usuário informe qual ação irá tomar sobre a SS, o mesmo deve dar um duplo clique sobre a solicitação, fazendo com que uma nova janela seja aberta e apresentando assim os dados completos da SS.
Em seguida, deve clicar sobre o botão Workflow e escolher qual ação deseja executar dentre as opções disponíveis.
Observações
O link “Clique” também pode ser utilizado para tomada de decisões referente a etapa do Workflow a solicitação deve seguir. Clicar sobre o link da Solicitação e escolher dentre as opções disponíveis qual ação será tomada.
Na janela com os dados do workflow, é possível verificação da situação atual, bem como proprietário da SS, por meio do botão SLA.
Dependendo da situação, será possível identificar quais as etapas foram executadas e por quem:
Ao lado da etapa, é possível verificar os comentários inseridos por meio do botão Editar. |
Encaminhar a outro responsável
Antes de encaminhar solicitações a outros responsáveis é importante saber que:
Ao se Apropriar de uma Solicitação de Serviço, o usuário atualmente logado no sistema será o proprietário da Solicitação. Ao Encaminhar a solicitação a outro usuário, novo proprietário será responsável pela Solicitação, mas para isso, deverá ser um membro do mesmo grupo de trabalho de quem encaminhou para outro.
Ao Liberar uma solicitação, automaticamente é retirada a definição de proprietário da SS, ou seja, deixa a SS sem a definição de um proprietário, sendo que outra pessoa deverá ser responsabilizar pela mesma e não foi definida no fluxo do processo, para isso, é necessário encaminhar a outro responsável.
Para encaminhar:
1. Abra a Solicitação, por meio do grupo de menu Solicitação > Abertura SS e digite o número da solicitação. 2. No botão Workflow, utilize a opção Encaminhar. 4. Indique o novo proprietário da ação por meio da caixa de seleção. 5. Utilize o botão Salvar e Fechar.
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Imagine que você recebeu uma tarefa e nem se deu conta de toda sua agenda, portanto, recebeu uma Solicitação de Serviços com redirecionamento automático e não pode executá-la. O que fazer? Simples, basta liberá-la a outro proprietário. Para isso, após abrir a solicitação utilize o botão Workflow, seguido para ação Liberar.
Neste caso, a solicitação não possui qualquer responsável, será necessário que alguém se aproprie da mesma. Para a apropriação, na tela de visualização da Solicitação de Serviço (grupo de menu Solicitação > Abertura SS, digite o número da solicitação), utilize o botão Workflow e a opção Apropriar.
Após salvar a solicitação é importante utilizar o botão SLA para verificação do novo proprietário da solicitação. |