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Grupo de Acesso |
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Um grupo de acessos serve para definir diferentes perfis de usuários, de forma que lhe sejam atribuídas permissões e restrições para utilização no sistema. Assim, determinados empregados ou funcionários podem efetuar solicitações de serviços, já outros, cadastros básicos de informações, como local, tipos de solicitações, verificar pendências e outros, já um grupo restrito, poderá planejar e gerenciar todas as etapas do workflow.
Vejamos os níveis de acesso existentes:
Tipo de Nível |
Descrição |
Genérico |
Neste nível o usuário terá acesso somente aos grupos de menus cujos dados são genéricos (comuns na empresa). São eles: o grupo de menu Administração e parte dos Grupos Cadastros Básicos e Documentos e Contas. |
Específico |
Neste nível o usuário terá acesso aos grupo de menu cujos dados são específicos. São eles, os Grupos de menus Cadastros Básicos, Planejamento, Execução, Gestão, Documento e Conta e também o grupo de menu Gestão. |
Solicitação |
Neste nível o usuário somente terá acesso ao grupo de menu de solicitação de serviços. |
Para a utilização do SIM+ é necessário que licenças sejam adquiridas para cada perfil de usuário, ou seja, alguns estarão habilitados à gerenciar todo o trabalho (gestores) e outros somente solicitam a execução de serviços (solicitantes).
A cada usuário logado no sistema, será verificado seu perfil, portanto poderá ocorrer de alguns serem impedidos de acesso, devido ao tipo de licença fornecida. Por exemplo, a empresa adquiriu 10 licenças para gestores e 200 para solicitantes. Quando o décimo primeiro usuário com perfil de gestor efetuar o login o sistema informará ao usuário por meio de caixa de mensagens que tal operação está indisponível.
Para que sejam considerados como gestores, é importante que o usuário esteja vinculado aos níveis genéricos e/ou específicos. Já usuários com perfil de licenças de solicitante devem receber o nível de acesso Solicitação.
Ao utilizar o grupo de menu Administração > Grupo de Acesso, será apresentada a preferência com todos os acessos anteriormente cadastrados.
A barra de ferramentas padrão com a lista de grupos de acesso existentes, apresenta as seguintes opções:
Botão |
Descrição |
Permite gerar novo registro na tabela de dados. |
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Permite editar – alterar, o registro selecionado. |
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Permite excluir o registro selecionado. |
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Permite alterar o código do grupo de acesso selecionado. |
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Permite exportar os dados do relatório atual para os formatos Excel ou CSV. |
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Por intermédio deste botão será possível realizar consultas - filtros por grupo de acesso e outros. |
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Permite efetuar a atualização dos dados na lista – relatório, existente na janela atual, normalmente esta opção é utilizada após o botão selecionar que verificar os critérios estabelecidos como filtros e exibe-os. Funciona como um “Refresh”. |
Para cadastrar um grupo de acesso, proceda da seguinte forma:
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Vincular usuários a grupos de acesso
Após salvar o grupo de acessos é necessário informar ao sistema quais são os usuários vinculados ao grupo. Imagine que em determinado momento, colaboradores de outras divisões gerenciadas pelo sistema receberam perfis de acesso que se adequam à situação atual, ou seja, o ideal seria copiar este vínculo de acesso fornecido anteriormente. Portanto, após salvar o grupo de acesso - botão Salvar, proceda da seguinte forma:
Observação: Caso somente uma empresa tenha sido cadastrada, automaticamente a caixa de seleção com seu nome será apresentada como habilitada.
Após a seleção dos usuários vinculados ao acesso, a lista apresentará as colunas com o código do usuário, a descrição de seu nome, bem como as colunas código da empresa e descrição da empresa onde o mesmo possui acesso. Poderá ocorrer dos usuários disponíveis na lista de dados se repetirem, neste caso o usuário possui o mesmo acesso em divisões diferentes. |
Algumas Restrições de vínculos
Podem ocorrer algumas restrições ao tentar vincular usuários aos grupos de acessos e assim, o sistema o notificará com as seguintes caixas de mensagens:
a. Neste caso ao utilizar o botão OK irá gerar um arquivo de log do processo. b. Informe ao sistema se deseja abrir ou salvar o arquivo de log - o ideal é visualizar quais são os usuários que não puderam ser vinculados, para isso, abra tal arquivo. c. Após verificar as informações, feche o arquivo de dados e utilize o botão Fechar para retornar ao grupo de acessos. |
Caso tenha selecionado usuários que deseja excluir seu vínculo do grupo de acesso atual, posicione o cursor no nome do mesmo (selecione) em seguida, clique no botão Remover onde deverá ser confirmada a exclusão na mensagem "Confirma a exclusão do vínculo entre o Usuário e o Grupo de Acesso?" |
O botão Log de Usuário X Grupo de Acesso permite exportar para o formato .CSV todos os registros de logs de erros relacionados ao processo de vínculos entre usuários e grupos de acesso, por exemplo, há usuários demitidos no cadastro de usuários e o gestor está tentando vincular tal usuário ao grupo de acesso atual. Neste caso, o vínculo não será permitido e será gerado o arquivo de log.
Será apresentada a janela onde o gestor deverá informar se deseja abrir ou salvar as informações no arquivo de destino. Ao abrir, os dados serão apresentados em planilha do Microsoft Excel contendo as informações que ocasionaram erros. Após visualizar todas as informações use o botão Fechar para retornar à edição do grupo de acesso.
Observações: Cada usuário somente poderá exportar os logs referentes ao último processo realizado por ele na divisão em que estiver logado.
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Após a definição do grupo e o nível ao qual o mesmo pertence, deverá ser informado quais são os acessos permitidos ao mesmo. Para isso, edite os dados do grupo de acesso desejado - botão Editar do grupo de menu Administração > Grupo de Acesso, ou na criação de novo grupo - botão Novo do grupo de menu Administração > Grupo de Acesso, utilize o botão Acessos.
Selecione o grupo de menu nos quais o grupo terá acesso, com um clique sobre a caixa de seleção desejada ou um clique sobre a opção e em seguida clique o botão Liberar e em seguida a opção Liberar Item.
Assim, podemos definir que por padrão, um tipo de acesso é dependente do nível do grupo escolhido. Inicialmente, estes são os padrões para os grupos Solicitante, Genérico e Específico.
Com relação aos tipos de acessos de acordo com o grupo, encontramos a seguinte árvore:
Para liberação de acessos, ao lado de cada nome de grupo de menu existente, serão localizados os botões Expande e Recolhe, que possuem as seguintes características:
Para selecionar todos os níveis de determinado acesso, proceda da seguinte forma:
Para liberar o acesso a todos os itens e subitens existentes, utilize o botão Liberar e a opção Liberar todos os acessos.
Assim como o botão Liberar permite a seleção de todos os itens, o botão Inibir irá remover a seleção do item, de todos os níveis abaixo do mesmo (opção Inibir subníveis) ou de todos os acessos (opção Inibir todos os acessos). |
No caso de pesquisas mais elaboradas, como por exemplo, todos os grupos de acesso que inicia com a palavra AT, para isso, digite em Grupo de Acesso, a informação AT, deve-se digitar o sinal de porcentagem (%) e em seguida um clique em Atualizar.
O sinal poderá ser utilizado para localização de critérios tanto no início quanto final do campo, por exemplo, caso digite %GENÉRICO em descrição, o botão Atualizar exibirá a lista de dados onde todos os grupos de acesso terminem com a palavra GENÉRICO.
Para listar todos os grupos de acesso que contém a palavra EXEC, basta digitar %EXEC% seguido do botão Atualizar. |
Imagine que um grupo de acesso foi gerado e o nível não é o apropriado para determinadas ações, portanto, o ideal é editar os seus dados. Para isso, selecione o grupo com um clique sobre o nome e em seguida, no botão Editar e serão exibidas as informações do grupo de acesso.
Efetue as alterações necessárias e em seguida, um clique no botão Salvar. |
Alterar código do grupo de acesso
Caso tenha a necessidade de alterar o código de um grupo de acesso anteriormente definido, proceda da seguinte forma:
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