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A fim de verificar as informações do que o usuário ou solicitantes pensam a respeito do atendimento do serviço executado, podemos gerar pesquisas de satisfação.
Há dois tipos de pesquisas no SIM+:
1. Utilize a opção Pesquisa do grupo de menu Pesquisa. 2. Clique no botão Novo 3. Indique uma descrição para sua pesquisa, como por exemplo, PESQUISA APROVAÇÃO DE COMPRAS. 4. Indique o objetivo da realização da pesquisa, por exemplo, Avaliar processo de aprovação. 5. em tipo, indique a opção Evento, pois a pesquisa será vinculada a uma solicitação de serviço existente. 6. Se necessário, indique a data de expiração da pesquisa, ou seja, após esta data nenhum usuário poderá utilizá-la; 7. Preencha o nome da pessoa que está realizando a pesquisa por meio da opção Pesquisador. 8. Indique o endereço eletrônico para qual a pesquisa será encaminhada após o seu preenchimento por meio da opção E m a i l (*) suporte.
(*) palavra grafada de forma incorreta devido à problemas de bloqueio na utilização de firewall em algumas empresas.
9. Clique no botão Salvar. 10. Neste momento a pesquisa está definida como situação Rascunho (verifique as situações possíveis no item 14.1 - Situações possíveis no desenvolvimento de pesquisas) e seu código será gerado automaticamente. |
Na guia Gestor devem ser indicados todos os usuários que terão acesso como gestor da pesquisa, ou seja, podem analisar as respostas coletadas. Use o botão Adicionar, selecione todos os usuários com um clique na caixa de seleção ao lado do nome do usuário. Após selecionar todos os gestores da pesquisa, clique o botão OK.
Caso tenha necessidade de alterar os gestores cadastrados, clique no nome do usuário em seguida, botão Remover e acrescente novos usuários por meio do botão Adicionar.
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Na guia Texto são exibidos textos utilizados como padrão pelo SIM+. Para verificar o texto, clique na descrição desejada e em seguida clique no botão Editar.
Caso a opção Utilizar padrão esteja habilitada, será utilizado o descritivo informado na opção Texto. Para alterar, desabilite a opção e digite as informações desejadas na opção Texto. Para apagar todas as informações existentes em Texto, dê um clique no botão Limpar, em seguida, digite o texto desejado e Botão Salvar.
Após digitar todas as informações, clique Botão Salvar e Botão Fechar para voltar à guia Texto.
Veja que neste momento, todos os textos alterados apresentam a informação Não em Utiliza texto padrão? |
Para cadastrar todas as questões desejadas, utilize a guia Questões.
Em seguida clique no botão Adicionar.
Digite a pergunta que deseja apresentar ao usuário e escolha um tipo de resposta (múltipla escolha, única escolha, nota ou texto), Em seguida, clique no botão Salvar.
Quando o Tipo da pergunta for igual a Nota, será apresentada a opção Não se aplica, que indica ao usuário que a questão não se aplica ao momento ou trabalho executado.
Na guia subpergunta podem ser inseridas outras questões a serem utilizadas dentro da questão principal, como por exemplo, a questão principal é como você avalia o processo de aprovação de compras de novos materiais? Podem ser inseridas as seguintes subperguntas, Atendeu às suas expectativas prontamente? Agilizou os processos existentes? Necessita de novas reestruturações?
Para isso, clique em Adicionar digite a subpergunta em seguida clique em Salvar e Novo para digitar nova pergunta. Proceda da mesma forma para as demais questões necessárias. Na última questão, após salvar, utilize o botão Fechar.
Na guia resposta, indique as respostas possíveis para a pergunta, para isso, clique no botão Adicionar, digite a resposta, por exemplo, 0 e em seguida clique em Salvar e Novo. Indique a próxima resposta para a mesma questão e novamente Salvar e Novo. Proceda assim, para incluir todas as respostas possíveis à pergunta realizada.
Na última questão, dê um clique no botão Salvar e em seguida Botão Fechar. |
Visualizar o layout da pesquisa
Para visualizar como o layout está até o momento, utilize o botão Visualizar.
Feche a janela, salve a questão - Salvar em seguida clique em Limpar para gerar novas perguntas. |
Exemplo de pergunta do tipo múltipla escolha
Clique no botão Salvar e em seguida, na guia resposta clique em Adicionar.
Clique em Salvar e Novo para acrescentar nova resposta. Digite todas as escolhas possíveis seguidas do botão Salvar e Novo. Para finalizar, clique em Fechar.
Clique em Adicionar.
Digite a opção desejada em seguida o botão Salvar e Novo Proceda da mesma forma para todas as opções possíveis. Na última questão, após salvar, clique em Fechar. |
Ao utilizar o botão Complemento, surgirá a opção Outros para que o usuário preencha alguns requisitos.
Após gerar todas as questões que deseja verificar em sua pesquisa, clique no botão Disponibilizar.
Após a disponibilização da pesquisa, caso tente efetuar qualquer alteração, deverá ser um dos gestores da pesquisa, caso contrário, será exibida a mensagem "Para alterar Pesquisa na situação atual é necessário ser gestor. ".
Portanto, para alterar, será necessário efetuar o login com um dos usuários indicados como gestor.
Observação: Para que uma pesquisa seja enviada em uma das ações do WorkFlow é necessário que o usuário esteja vinculado a uma empresa. Para isso, no cadastro de usuários - Administração > Usuário > Botão Novo, preencha corretamente o campo Empresa.
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Como visto anteriormente, é possível gerar pesquisas encomendas sob demanda de assuntos específicos, como por exemplo, no caso de verificar como o usuário está vendo o atendimento do departamento de suporte técnico.
Neste tipo de pesquisa nenhum elemento ou ação de seu workflow está amarrado à pesquisa a ser realizada.
Embora este tipo de pesquisa não é utilizada para workflows, vejamos como proceder para sua criação:
1. No grupo de menu Pesquisa utilize a opção Pesquisa. 2. Clique no botão Novo. 3. Defina o nome, objetivo. 4. Na opção Tipo, escolha sob Demanda. 5. Se necessário, indique uma data para expiração, por exemplo, os usuários terão 20 dias para responder à pesquisa. 6. Informe o nome do pesquisador, bem como o endereço eletrônico de quem realizará o suporte. 7. Na guia Gestor indique o nome do(s) gestor(es) que recebem o resultado da pesquisa. 8. Defina todos os textos necessários por meio da guia Texto. 9. Gere todas as questões necessárias da mesma forma como realizado na pesquisa do tipo Evento. 10. Neste caso, uma nova guia será visualizada – guia Pesquisados. 11.Ao clicar o botão Adicionar deve-se indicar qual o tipo de público receberá a pesquisa, com as opções Usuário interno, Usuário externo ou Importar.
(*) Arquivos do tipo CSV (Comma Separted Value) possuem formato normalmente utilizado para troca de dados entre aplicações diferentes. Arquivos deste tipo possuem os dados delimitados onde os campos são separados pelo caractere vírgula (,) e registros separados por uma nova linha. Caso a importação tenha sido realizada, será exibida a seguinte mensagem "Importação concluída com scucesso!".
Para que isso ocorra é importante que os dados a serem importados obedeçam a mesma ordem encontrada no cadastro de usuários que recebem informações, ou seja, deverá possuir as colunas Empresa, nome, e m a i l (*) e telefone. Caso contrário a importação não será realizada, ocorrendo a mensagem de erro informando que o arquivo está incorreto. Neste caso é importante rever a planilha para verificar a ordem correta das colunas, bem como o nome (cabeçalho) da mesma.
Observação: Ao importar os dados, a planilha no formato .CSV não poderá conter o cabeçalho das colunas, mas deverá obedecer a ordem estipulada.
Caso a linha com cabeçalhos tenha sido importada, remova a mesma, para isso, selecione a coluna em seguida utilize o botão Remover e confirme a exclusão por meio do botão OK.
Caso deseje remover todos os usuários cadastrados para receber a pesquisa, utilize o botão Remover Todos. Salve a pesquisa por meio do botão Salvar. Vejamos se todos os requisitos foram completados:
Pronto, etapas definidas agora basta disponibilizar a pesquisa antes de vincular a mesma a um workflow, para isso, clique em Disponibilizar. Neste momento a pesquisa sairá do estado de Rascunho e passará à situação Definido.
Neste momento, somente o gestor poderá alterar (editar) os dados da pesquisa, portanto, caso não seja esta a sua função, efetue o login como gestor (o mesmo estipulado na guia Gestor). |
Vincular a pesquisa ao workflow
Após a definição da pesquisa de satisfação desejada, deve-se vincular a mesma ao workflow. Portanto, após a execução de todo o serviço (etapa final) deve-se enviar a pesquisa. Para isso:
1. Utilize o grupo de menu Workflow > Workflow 2. Selecione o workflow desejado (Compras). 3. Clique em Editar 4. Clique em Fluxo. 5. Clique a etapa desejada, por exemplo, 3.1 comprar Material cujo elemento de destino é Final. 6. Clique Propriedades. 7. Na guia Pesquisa, selecione a pesquisa que deseja vincular à esta etapa do workflow. Veja que a lista apresenta somente as pesquisas cujo tipo é Evento. 8. Clique em Salvar. |