Cadastro de Ações e Caminhos

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Cadastro de Ações e Caminhos

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Após o cadastro dos elementos do workflow, o próximo passo é cadastrar as Ações e caminhos do workflow - etapas a serem executadas.

No grupo de menu Workflow, utilize a opção Workflow, selecione o workflow desejado e utilize o botão Editar, clique no botão Fluxo e:

 

  1. Clique na guia Ação.
  2. Clique no Elemento 1.1
  3. Clique no botão Adicionar.

 

A origem e ação são preenchidas automaticamente de acordo com o elemento selecionado.

 

4. Indique qual o destino do elemento, ou seja, para quem o bastão será passado.

5. Neste caso a recepção também será preenchida.

6. Salve as configurações por meio do botão Salvar.

7. Para definição do próximo elemento, basta um clique no botão Limpar.

8. Em seguida, selecione o elemento na opção Origem e repita os passos descritos anteriormente.

 

Se preferir, utilize o botão Fechar, dê um clique sobre o elemento e clique no botão Adicionar.

 

Ao fechar a janela de definição de caminhos, caso ocorra necessidade de atualização de dados na janela, utilize o botão Atualizar para verificar as definições de cada um dos elementos.

 

Clique em Fechar.

12. Atualize a guia ação – botão Atualizar.

13. Fechar a janela fluxo.

14. Salvar o workflow botão Salvar e botão Fechar.

 

 

Na janela fluxo (grupo de menu Workflow > Workflow, botão Fluxo), dê um clique na Ação, por exemplo, Início – Iniciar Processo

 

Em seguida, dê um clique no botão Propriedades.

 

1. A descrição é automaticamente preenchida, neste caso, Gerar OS indique um comentário e confirmação, por exemplo, "Deseja gerar uma OS?"

2. A opção preferência permite que uma preferência de consulta a dados seja utilizada.  Para maiores informações sobre a criação de preferências, veja em Gerador de consultas.  Como neste exemplo, o elemento selecionado é Gerar OS, a preferência estará desabilitada.
3. Indique onde estará visível, que por padrão, apresenta a opção Conforme definido no Workflow.  Mas também permite alterar para cada elemento do workflow caso seja necessário.
4. Digite a situação - caso a opção esteja habilitada, desta forma, a opção que será apresentada no cadastro de solicitação de serviço.

 

 

 

Ao habilitar esta opção, antes de passar o bastão à próxima etapa - fluxo vai para outro elemento/ação, será apresentada a janela comentário, obrigando o usuário a digitar informações que são importantes para o entendimento do processo, por exemplo, a SS necessita que uma OS seja gerada e direcionada à determinada equipe para atender à pequenos reparos em determinada área, para isso, deverá informar o que viu no local de forma clara e objetiva.

 

 

Com esta opção habilitada, assim que a SS estiver posicionada no elemento definido, os membros ou responsáveis do grupo de trabalho definido no workflow podem gerar realizar as ações de Gerar OS, Vincular e Desvincular OSs.

Podem ser geradas quantas OSs se façam necessárias para atendimento de uma única SS.  Mas para avançar a um ponto posterior na SS, será necessário que todas as geradas estejam encerradas ou canceladas.

Tal ação poderá ser realizada em elementos  de processo ou de decisão.

 

Observação:  Esta opção não poderá permanecer habilitada nos elementos Início, Solicitar e Fim, um dos motivos é pelo fato do elemento que recepciona o elemento INÍCIO é o SOLICITAR.

 

Pelo fato do elemento GERAR OS poder ser habilitado em duas ou mais etapas distintas, como por exemplo após o elemento SOLICITAR e após o elemento APROVAR ORÇAMENTO, deverá seguir as mesmas validações, ou seja, duas OSs foram geradas, para retornar à SS e continuar o fluxo da SS, eles devem ser encerradas ou canceladas, caso contrário, continuará no elemento GERAR OS, EM AMBAS AS ETAPAS, mas deverá pertencer ao mesmo grupo de trabalho o elemento GERAR OS.

 

 

Com esta opção habilitada, assim que a SS estiver posicionada no elemento definido, os membros ou responsáveis do grupo de trabalho definido no workflow podem cadastrar o valor do orçamento gerado.  

 

Caso necessário, anexos podem ser adicionados ao orçamento.  Para maiores informações, verifique o tópico Anexar documentos.

 

Observação:  Com exceção dos elementos INICIAL e FINAL, qualquer outro elemento pode possuir a opção Gerar orçamento habilitada.

 

 

Com esta opção habilitada, assim que a SS estiver posicionada no elemento definido, os membros ou responsáveis do grupo de trabalho definido no workflow podem realizar um apontamento de satisfação.  tal apontamento somente será possível após o encerramento da OS, por ter a finalidade de indicar qual o nível de satisfação no atendimento dos serviços executados.

 

Observação:  Esta opção não poderá permanecer habilitada nos elementos Início, Solicitar, Fim, nos elementos onde foi configurada a etapa GERAR OS e também nas etapas anteriores à Gerar OS.  Não é possível configurar tal ação - APONTAR SATISFAÇÃO em mais de um elemento e pelo fato de ser elemento que indica qual o índice de satisfação de atendimento dos serviços da OS, não poderá ser configurado caso não seja encontrado o elemento GERAR OS habilitado em qualquer outra etapa.

 

5. A opção Obriga apontamento de comentário serve para antes da passagem do bastão uma janela será carregada obrigando o usuário a digitar um comentário.

 

Observação:  Ao configurar as ações do elemento, não é possível habilitar as opções "Gerar OS" e "Gerar Orçamento" ao mesmo tempo, por serem etapas distintas, assim, cada opção deverá ser habilitada em uma etapa diferente.  As únicas opções que podem ser selecionadas simultaneamente são "Obriga apontamento de comentário" e "Gerar OS" ou "Obriga apontamento de comentário" e "Gerar Orçamento".

 

6. Salve as configurações - botão Salvar e feche a janela - botão Fechar, caso verifique que todas as opções foram definidas.

7. Proceda da mesma forma para definir as propriedades das demais ações, ou seja, clique na ação e em seguida clique no botão Propriedades.

8.Fechar a janela - botão Fechar.