Cálculo de SLA

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Cálculo de SLA

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Hoje em dia, cada vez mais as empresas realizam contratos de serviços baseados em níveis de serviços, mais conhecido como - SLA - Service Level Agreements a grosso modo, é o Tempo definido em contrato para a execução de um serviço.  Assim, há a necessidade frequente de administrar esses contratos e para tal, gerenciar de forma eficiente todos os parâmetros contratados, evitando conflitos tanto pessoais quanto contratuais entre os provedores de tais serviços.

 

Tal gerenciamento deve ser capaz de acompanhar a performance dos serviços e também, identificar rapidamente quais os parâmetros afetam tal serviço ou etapas do mesmo.

 

Observação:        Para o cálculo de horas no sistema, utiliza-se o conceito de horas centesimais onde:

 

 

Para efetuar cálculos, todo número na base sexagesimal (como no relógio), deverá ser convertido no sistema numérico centesimal ou decimal, ou seja, com base 100.  Assim, uma hora terá 100 minutos centesimais e não os 60 minutos sexagesimais.

 

 

 

Para melhor exemplificar o cálculo do SLA, tomemos como base o seguinte workflow que envolve três departamentos (Solicitante, Gerência e Financeiro):

 

 

 

Na utilização de programas específicos para o desenvolvimento da imagem real do fluxograma teremos:

 

 

 

 

Exemplo: