WorkFlow >
Atributo |
![]() ![]() ![]() |
Imagine que no grupo de trabalho financeiro, há vários usuários, mas as aprovações devem ser realizadas de acordo com nível hierárquico, ou seja, passam por um processo interno onde há limites para que a mesma ocorra. Por exemplo, para requisições de compras até R$ 500,00 a aprovação poderá ser feita por qualquer usuário, já as requisições acima desse valor, serão aprovadas por um único responsável.
Para definir tais níveis devemos fazer o seguinte:
Observação: Caso seja necessário estipular mais critérios, proceda da mesma forma, mas é importante verificar que o sistema somente executará caso as duas condições (critérios estipulados) sejam consideradas como verdadeiras, por exemplo, maior que 500 e menor que 1000. Para considerar uma das duas condições estipuladas, basta habilitar a opção Utilizar operador lógico “ou”.
5. Na guia Ordem é possível estipular a ordem de classificação em que os dados serão vistos na consulta. Para isso, escolha um campo e dê um clique na .
6. Após especificar campos, critérios e classificação dos dados, salve o atributo, para isso, clique em Salvar Como.
7. Digite um nome para o atributo, por exemplo, Aprovações até 500.
8. Clique em Salvar.
9. Para definição de novo atributo, basta alterar os critérios estipulados na guia Filtro:
10. Após especificar todos os critérios, utilize o botão Fechar.
11. Para atualizar a janela de atributos, clique no botão Atualizar.
Após a definição de todos os atributos específicos é necessário identificar o que cada usuário poderá visualizar, ou seja, vincular o atributo ao perfil de um ou mais usuários existentes no grupo de trabalho.
1. No grupo de menu Workflow utilize a opção Workflow.
2. Clique no workflow desejado (Compras).
3. Clique em Editar.
4. clique em Perfil.
5. Clique Novo.
6. Identifique o grupo de trabalho por meio da caixa de combinação.
7. Após a definição do grupo de trabalho, serão listados todos os usuário que fazem parte do grupo.
8. Selecione o(s) usuário(s) desejado(s).
9. Clique Atributos.
10. Selecione o atributo para o usuário.
11. Clique em Salvar
12. Remova a seleção do usuário atual. Caso os usuários continuem selecionados, o novo atributo será acrescido ao anterior. Por exemplo, selecionei Alexandre como aprovação até R$ 500,00. Agora desejo designar para Bruno o atributo acima de R$ 500,00, portanto, se Alexandre estiver selecionado e Bruno receber o novo atributo, ele receberá dois atributos, poder ver solicitações até R$ 500,00 e acima de R$ 500,00.
13. Selecione outro usuário ou usuários que deseja designar novo atributo.
14. Clique Atributos
15. Selecione o atributo desejado, por exemplo, Aprovações acima de 500.
16. Clique no botão Salvar em seguida em Fechar.
17. Remova a seleção do usuário ou usuários.
Proceda da mesma forma para novo grupo, ou seja, selecione o grupo, selecione o usuário (ou usuários), defina o atributo e salve.
Para atualizar a janela de atributos, clique em Atualizar.
Caso necessário é possível verificar quais foram os atributos vinculados a cada usuário por meio do grupo de menu Gestão > Usuário x Atributo:
Como é possível atribuir perfil a um grupo de trabalho, imagine ter que fazer para todos os usuários de determinado local esta definição de filtros. Como fazer se os mesmos não pertencem ao mesmo grupo de trabalho? Simples, selecionando usuários. Veja como é fácil:
Observação: O símbolo porcentagem (%) pode ser utilizado tanto no início quanto no final do local ou nome do usuário, por exemplo, procuro todas as pessoas cujo nome inicie com Maria, para isso, digite Maria%. Para todas as funcionárias com nome que terminem com Maria, use o sinal % na frente (%Maria).