Planejamento >
Tarefa |
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Para facilitar o cadastro de tarefas e assim poder agrupar atividades das ordens de serviços, utiliza-se o grupo de menu Planejamento > Tarefas. Podemos exemplificar tarefa como Projetos, pequenos reparos, reformas, mudanças, entre outros.
Para que a opção esteja visível em uma OS é preciso verificar algumas regras de sistema:
Após alterar as regras de sistema citadas, cadastre tarefas utilizando o grupo de menu Planejamento > Tarefas > Botão Novo.
Restante em dias = (Data término - Data Atual).
Após informar todos os campos obrigatórios, utilize o Botão Salvar para gravar a nova tarefa. Se necessário cadastrar mais tarefas, utilize o atalho Botão Limpar, que irá remover todas as informações anteriormente digitadas e aguardar as novas.
Caso o Botão Salvar tenha sido utilizado e os campos obrigatórios não tenham sido preenchidos - Código e descrição da tarefa, o SIM+ não executará nenhuma ação e apresentará a seguinte mensagem "Todos os campos obrigatórios devem ser preenchidos.". |
Uma das formas de consultar as tarefas cadastradas é acessar a opção Planejamento > Tarefa.
Nesta janela são apresentadas as colunas Código da tarefa, descrição, responsável, Data Início, Data Término e Restante. Para alterar as colunas apresentadas no relatório, utilize o Botão Selecionar, seguido da opção Colunas.
Para maiores informações sobre a utilização de preferências de consultas, consulte o tópico Gerador de Consultas. |
Para excluir tarefas, na janela de consulta - Planejamento > Tarefa, selecione a tarefa a ser excluída - um clique, em seguida, utilize o Botão Excluir: Confirme a exclusão.
Se a tarefa estiver vinculada a qualquer ordem de serviços, a exclusão do registro - tarefa, não poderá ser realizada. |
Vincular tarefa a ordem de serviços:
Para vincular uma tarefa à ordem de serviços, proceda da seguinte forma:
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Para editar uma tarefa e realizar alterações, na janela Planejamento > Tarefa, selecione a tarefa desejada - um clique. Utilize o Botão Editar para que as informações sejam carregadas na tela. Após realizar as alterações necessárias, grave o registro - Botão Salvar.
Observação: O campo código não poderá ser alterado, por meio dessa opção, pois o SIM+ considerará como novo registro. Para alterações no código, utilize na tela de tarefas - Planejamento > Tarefa, o Botão Alterar Código.
Após digitar o novo código, utilize o Botão Salvar. |
Para que a lista de tarefas cadastradas seja exportada em outro formato, utilize o botão Exportar,.
Escolha um dos formatos válidos - Excel - .XLS ou .CSV.
Observação: Ao utilizar o botão serão enviados ao formato selecionado, todos os dados existentes na janela atual, portanto, aplique filtros se necessário, antes da exportação. Para maiores informações sobre exportação, consulte o tópico - Exportar Dados.
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O SIM+ permite anexar imagens ou outros documentos à tarefa, para isso, na edite a tarefa que deseja anexar informações - Planejamento > Tarefa > Botão Editar.
Em seguida, utilize o Botão Anexar e o Botão Novo. Maiores informações, consulte o tópico Anexar Documentos. |
Verificar OS vinculada à tarefa:
Para facilitar a busca por vínculos da tarefa, na janela de tarefas - Planejamento > Tarefa, selecione a tarefa que deseja saber quais os vínculos a mesma possui, em seguida, utilize o Botão OS Vinculada.
Se necessário, edite a OS, com um clique no link com seu número. Este botão também está disponível na janela de edição da tarefa. |
Relatório com Saldo de Hh Previsto x Real:
Para verificar o saldo entre as horas previstas e as apontadas, utilize o Botão Saldo Hh Previsto x Hh Real existente na janela de edição da tarefa - Planejamento > Tarefa > selecione a tarefa > Botão Editar.
O relatório atual apresenta as colunas com a descrição da tarefa, o Hh Previsto, Hh Real e Saldo em Horas. Para tal relatório o SIM+ considerará:
É a previsão de horas para a execução da tarefa. Tal previsão poderá ser informada nas atividades da Ordem de serviço - Planejamento > Abertura de OS > Atividade > Recursos e/ou nas atividades do procedimento padrão - Planejamento > Procedimento Padrão > Botão Editar > Botão Recursos:
O total de Hh Real é verificado a partir de todos os apontamentos de mão de obra, que podem ser realizados na própria Ordem de Serviços - Planejamento > Abertura de OS > guia Apontamento > opção Mão de Obra ou por meio do grupo de menu Execução > Mão de Obra. |
Tempos de Atendimento da OS vinculada:
Para verificar os tempos de atendimento das ordens de serviços vinculadas, na janela de consulta de tarefas - Planejamento > Tarefa:
Observação: Para maiores informações sobre os campos da janela, consulte o tópico -Apontamento de Tempos de Atendimento. |
Para acesso ao cadastro de tarefas, será necessário liberação das opções no nível genérico - Administração > Grupo de Acesso > selecionar acesso de nível genérico > Botão Editar > Botão Acessos.
Caso as opções não sejam liberadas, o usuário logado não poderá realizar as opções de gerenciamento de tarefas. |
A barra de ferramentas existente em Planejamento > Tarefas possui as seguintes opções:
Botão |
Descrição |
Botão Exportar |
Permite exportar os dados do relatório atual para os formatos Excel e CSV. Maiores informações consulte o tópico Exportar Dados. |
Botão Novo |
Permite gerar novo registro na tabela de dados, neste caso, nova tarefa. |
Botão Editar |
Permite editar – alterar, a tarefa selecionada. |
Botão Excluir |
Permite excluir o registro selecionado – tarefa. |
Botão Alterar código |
Permite alterar o código do registro selecionado. Em todos os cadastros, devem são gerados o código e a descrição do registro, no caso do código da tarefa, é importante para a realização de pesquisas, tais como OSs vinculadas e respectivos tempos de atendimento. |
Botão Selecionar |
Por intermédio deste botão será possível realizar consultas mais complexas, com critérios mais refinados. Apresenta as opções Coluna, Filtro, Ordem e Publicar. Para maiores informações verifique o item Gerador de Consultas. |
Botão Atualizar |
Permite efetuar a atualização dos dados na lista – relatório, existente na janela atual, normalmente esta opção é utilizada após o botão selecionar que verificar os critérios estabelecidos como filtros e exibe-os. Funciona como um “Refresh”. |
Botão OS Vinculada |
Apresenta um relatório – lista, com todas as OSs vinculadas à tarefa selecionada. |