- Previsão de Recursos nas atividades:
O botão Recursos existente na janela de cadastro do procedimento padrão, permite apontar previsões de recursos, sejam eles de mão de obra, material, ferramenta ou despesas, para cada uma das atividades do procedimento padrão.
Observações:
- Procedimentos padrão cuja Situação seja igual a "Aprovado" ou "Desativado" não permitem a previsão de recursos. Neste caso, após selecionar a atividade e utilizar o botão Recursos, somente será possível visualizar as atividades e recursos do procedimento padrão, mas NUNCA editá-las.
| Quando o procedimento padrão tem sua situação diferente de "Aprovado" ou "Desativado", será permitida a inserção de qualquer recursos - mão de obra, material, despesas e ferramentas. |
- Considera-se ferramenta como um instrumento ou equipamento auxiliar necessário à execução dos serviços e serão devolvidos ao final da mesma, como por exemplo, chave de fenda, voltímetros, entre outras.
- Será considerado como material todos os materiais de consumo ou peças sobressalentes, utilizadas na execução de atividades, independente de serem de estoque ou não, por exemplo, fita isolante, fios de cobre, entre outros.
Para apontar as previsões, proceda da seguinte forma:
- Abra o procedimento padrão desejado - Planejamento > Procedimento Padrão > selecione o procedimento e clique no botão Editar.
- Selecione a atividade desejada.
- Clique no botão Recursos.
- Escolha o recurso desejado - Mão de Obra, Ferramenta, Material ou Despesas.
Recursos de mão de obra
- Após a utilização da opção, poderá acontecer do sistema listar todas as previsões de recursos de mão de obra anteriormente cadastrados.
- O campo Atividade apresenta informações a respeito da atividade selecionada. Para alterar o código da atividade, apague o código existente, em seguida, utilize o botão lupa de consulta de registros -
, para verificar as atividades existentes e selecionar a desejada.
- Em seguida, utilize o botão OK.
- Indique o código da categoria de funcionário que deverá executar a atividade, se por acaso desconheça tal código, proceda da mesma forma utilizada no campo Atividade, ou seja, utilize o botão lupa de consulta, selecione a categoria desejada em seguida, clique no botão OK.
Observação: | O sistema apresenta todas as categorias de usuários - colaboradores, empregados e funcionários, cadastradas anteriormente em Cadastros Básicos > Categoria. |
- Indique a quantidade de usuários da categoria que devem executar a atividade - campo numérico, sem casas decimais.
- Informe a previsão de duração das atividades em horas e minutos para que o sistema calcule o campo Hh previsto.
- Salve a previsão de recursos por meio do botão Salvar.
- Para o cadastro de nova categoria de usuários, apague o código da categoria, defina a categoria desejada e repita os passos anteriores.
- Após cadastrar todas as categorias de mão de obra que serão previstas na execução da atividade, utilize o botão Salvar.
- Ao utilizar o botão Excluir - cursor posicionado sobre determinada atividade, o sistema interpretará que a mesma deverá ser excluída, mas somente será removida da lista, após confirmar a exclusão.
- O botão Limpar permite limpar todas as informações existentes na janela e facilita o cadastro mão de obra para outra atividade.
|
Previsão de Material
- Informe o código da atividade, se diferente da atual. Caso desconheça o código da atividade, utilize o botão lupa de consultas, para listar todas as atividades cadastradas.
- Informe o código do material e utilize <Tab> ou <Enter>. Caso desconheça-o, utilize a opção "Todos Materiais" ou "Equipamento x Peças", selecione o material desejado em seguida, clique no botão OK.
Observação: | A lista de materiais existentes apresentada todos os itens anteriormente cadastrados em Cadastros Básicos > Material ou no caso da divisão possuir o módulo de estoques, em Estoque > Material. |
Utilizando a opção Equipamento x peças esta consulta irá exibir ao Usuário somente as peças cadastradas para o equipamento da OS. O Sistema abrirá a atual opção Equipamento x Peças do menu Equipamento > Equipamento x Peças, e utilizar uma nova preferência. A nova Preferência Padrão será semelhante a atual preferência da tela Equipamento x Peças, devendo ser incluído o Código do Equipamento.
- Indique a quantidade de material utilizada.
- Salve as informações de previsão de material - Botão Salvar.
- Para cadastrar a previsão de outros materiais, limpe o campo código do material e proceda da mesma forma.
- Após inserir todos os materiais previstos na atividade, clique no Botão Salvar, em seguida no botão Fechar.
|
Previsão de Ferramentas
- Informe o código da atividade, caso seja diferente da atividade selecionada e utilize <Tab> ou <Enter>.
- Digite o código da ferramenta, caso desconheça, utilize o botão lupa de consultas, selecione a ferramenta desejada e clique no botão OK.
Observação : As ferramentas utilizadas são cadastradas por meio do grupo de menu Cadastros Básicos > Ferramenta.
- Indique a quantidade de ferramentas necessárias e salve as informações - botão Salvar.
- Para cadastrar nova previsão de utilização de ferramentas, limpe o código cadastrado e indique-o.
- Após cadastrar todas as ferramentas, clique no Botão Salvar, em seguida no botão Fechar.
|
Previsão de Despesas
- Digite um código numérico para a despesas e utilize <Tab> ou <Enter>.
- Informe a descrição com no máximo 40 caracteres alfanuméricos para o item previsto.
- Informe o valor previsto para a despesa - campo Custo.
- Grave as informações - botão Salvar.
- Para cadastrar outras previsões de despesas, apague o item cadastrado - botão Limpar e digite as novas informações.
- Após informar todas as previsões de despesas, grave as previsões - botão Salvar.
- Para limpar a previsão de despesas para a atividade atual e cadastrar despesas para outra atividade, clique no botão Limpar.
- Para excluir uma despesas, selecione a mesma em seguida clique no botão Excluir.
- Após cadastrar todas as despesas, clique no botão Fechar.
|