Planejamento >
Mapa de Planejamento |
![]() ![]() ![]() |
A opção Mapa de Planejamento existente no grupo de menu Planejamento, exibe todas as Ordens de Serviços, sistemáticas ou não, de forma a facilitar ao Gestor o monitoramento das atividades passíveis de execução. Ou seja, é utilizado para a visualização do planejamento de todas as OSs planejadas para execução em determinado período.
Para a confecção do relatório, o SIM+ deverá verificar em as ordens de serviços a "Data de Programação" informada, caso não exista, será baseado na "Data de Planejamento".
Nas ordens de serviços sistemáticas, as informações serão baseadas no campo Período - guia Periodicidade do grupo de menu Planejamento > Abertura de OS.
Configurar o layout do relatório
Para configurar o layout do relatório, proceda da seguinte forma:
1. Utilize o Botão Selecionar, seguido da opção Layout ou o atalho Layout existente na barra de preferência - 2. Será apresentada a janela para configuração do layout, com as seguintes opções:
Período ................................ Permite especificar o período a ser analisado. Possui as opções Anual, Semestral, Mensal e Semanal. Apresentação na Consulta .....Permite selecionar a apresentação Anual se em Semanas ou Meses, Semestral, se em Semanas ou Meses ou Mensal, em Semanas ou dias. A opção Semanal não possui outro tipo de apresentação. Agrupado Por ......................Permite estipular o tipo de agrupamento a ser exibido, se por Equipamento, Local e Equipamento, Local ou Tipo de Equipamento.
|
Após a indicação do layout, o Gestor poderá estipular alguns critérios para que o SIM+ filtre os dados, para isso, deverá proceder:
Observação: Os campos Centro de custo, Local e Equipamento permite visualizar todos os descendentes existentes, por exemplo, ao selecionar o Centro de Custo 3392, serão visualizadas todo o planejamento do centro de custo 3392 e seus descendentes, 3391-1, 3392-11, 3392-2 e assim sucessivamente. Caso o campo filtrado seja Centro de custo 1, serão exibidos os centro 3392-1 e todos seus descendentes, 3392-12, 3392-13, 3392-121 e assim respectivamente. |
Observações sobre as projeções
Para as OSs Sistemáticas com manutenção controlada por calendário, que possuam periodicidade mensal, o salto ocorrerá com base na informação do campo Gerar OS Todo dia existente na aba Periodicidade em Planejamento > Abertura de OS.
Já para as OSs Sistemáticas com manutenção controlada por Registrador ou Calendário + Registrador, um mês será equivalente a 30 dias, desconsiderando o salto com dia fixo. |
Ao selecionar a opção anual, por padrão, o SIM+ exibirá o ano atual. Se necessário, altere o ano por intermédio da caixa de texto apresentada logo abaixo.
Em seguida, habilite a opções Semanas existente em Apresentação na Coluna. Escolha o tipo de agrupamentos das Ordens de Serviços, por exemplo, Equipamento.
A Opção Exibir OS permitir visualizar as Ordens de Serviços além das informações escolhidas como agrupamento dos registros, tais como Local e Equipamento, Local, Equipamento ou Tipo de Equipamento.
Neste caso, ao utilizar o hiperlink com os dados da OS, o sistema rapidamente carregará a OS na janela para consulta de detalhes da OS.
Partindo do mesmo período, com a opção Exibir OS desabilitada, será apresentado o relatório sem os detalhamentos das OSs envolvidas.
Vejamos um exemplo de relatório com Período anual e a consulta sendo exibida por meses e agrupado por Local e Equipamento. É possível visualizar o agrupamento das OSs por Local e Equipamento.
Vejamos um exemplo de relatório com Período Semestral e a consulta sendo exibida por meses e agrupado por Local e Equipamento:
Para visualizar o relatório, utilize o Botão Processar.
Para o relatório com Período Semestral e a consulta sendo exibida por Semanas, proceda da seguinte forma:
Para visualizar o relatório, utilize o Botão Processar.
Para o relatório com Período Mensal e a consulta sendo exibida por Semanas, proceda da seguinte forma:
1. Ao selecionar a opção Mensal, por padrão será exibido o primeiro mês do ano atual selecionado. Para isso, informe o mês e ano desejado. 2. Selecione o tipo de apresentação na consulta, se em Semanas ou Dias. No exemplo, a opção Semanas foi selecionada. 3. Em Agrupado por, escolha o tipo de agrupamento dos registros - Local e Equipamento, Local, Equipamento ou Tipo de Equipamento. Para o exemplo, foi escolhida a opção Local. 4. Se desejar detalhes da OS, habilite a opção Exibir OS, assim, ao utilizar o hiperlink o SIM+ irá carregar a OS para a tela.
Para visualizar o relatório, utilize o Botão Processar.
Para o relatório com Período Mensal e a consulta sendo exibida por Semanas, proceda da seguinte forma:
1. Ao selecionar a opção Mensal, por padrão será exibido o primeiro mês do ano atual selecionado. Para isso, informe o mês e ano desejado. 2. Selecione o tipo de apresentação na consulta, se em Semanas ou Dias. No exemplo, a opção Dias foi selecionada. 3. Em Agrupado por, escolha o tipo de agrupamento dos registros - Local e Equipamento, Local, Equipamento ou Tipo de Equipamento. Para o exemplo, foi escolhida a opção Local e Equipamento. 4. Se desejar detalhes da OS, habilite a opção Exibir OS, assim, ao utilizar o hiperlink o SIM+ irá carregar a OS para a tela.
Para visualizar o relatório, utilize o Botão Processar.
A selecionar a opção Semanal em Período, por padrão o sistema apresentará o ano atual. Mas como as demais caixas de texto anteriores, tal informação poderá ser alterada.
Ao selecionar a opção Semana 1, será permitida a escolha da semana desejada no ano - de 1 a 52. Ao mover o cursor sobre o número da semana, será apresentado no canto da janela, os dias referentes a semana onde o cursor é posicionado, facilitando a seleção.
Após selecionar o número da semana desejada, a informação será carregada para a janela Período. |
|
Considerações a respeito do número de semanas no ano
Na escolha do período a ser analisado, alguns layouts permitem a visualização dos dados em semanas. Tais escolhas permitem a visualização de 52 ou 53 colunas de dados, dependendo do ano selecionado, por exemplo, em 2009 foram 53 semanas, já de 2010 à 2014, teremos 52 semanas.
Tal cálculo é baseado primeiramente no calendário Gregoriano, que numeram sequencialmente os totais de semanas em 52 ou 53 colunas. Para isso, a semana possui 7 dias, com início na segunda-feira representada pelo ordinal 1 e seu término, no domingo, com ordinal 7.
A fim de normatizar documentos relacionados às áreas administrativas, às ciências, bem como ao comércio e indústria, foi estabelecida a norma ISO 8601 - International Organization for Standartization, em 15 de junho de 1988, que regulamenta as representações de datas e horas. Para isso, fica estabelecido que a primeira semana do ano é aquela que inclui a primeira quinta-feira do mesmo, ou seja, a que contém, pelo menos, os quatro primeiros dias do mês de janeiro.
Para exemplificar, acompanhe o cálculo da primeira e última semana nos anos 2009, 2010, 2012 e 2013:
Pode-se perceber que a primeira semana de 2010, de acordo com a norma ISO 8601 se inicia em 04/01 - segunda-feira. Já em 2013, o início se dá em 01/01 - terça-feira.
Para a visualização do mapa de planejamento, é possível determinar qual semana será considerada como de número 1. Isso é possível por intermédio da regra de sistema existente na guia Planejamento em Administração > Regras de sistema. |
Para exportar os dados da preferência atual para os formatos planilha eletrônica do Microsoft Excel® .XLS ou .CSV proceda da seguinte forma:
Abrir - abre a aplicação escolhida e carrega os dados na tela, Salvar - permite salvar os dados em local e nome informado ou, Cancelar - cancela a exportação dos dados.
Após a visualização dos dados no formato desejado, feche a aplicação externa, em seguida, utilize o Botão Fechar existente na janela de exportação para retornar à edição dos dados. |
(*) Ordens de Serviços sistemáticas
Os serviços devem ser executados com frequência predefinida, diária, semanal, mensal, anual. Por exemplo, lubrificação de esteira rolante, manutenção de cabine primária e outros serviços. Em ordens de serviços sistemáticas poderá ser realizada a leitura de registradores ou calculada a periodicidade em que os serviços futuros devem ocorrer.
Ordens de Serviços não sistemáticas
Os serviços devem ser executados a partir da identificação de falhas, como por exemplo, a substituição de uma placa de gesso no teto devido às chuvas recentes, correção de falhas em equipamentos e outros.