Planejamento > Abertura de OS > Guia Apontamento >
Apontamentos de Tempos de Atendimento |
![]() ![]() ![]() |
Um clique na opção Tempos de atendimento. Entre com as informações para:
Parada | Data em que o equipamento ou local parou - não permite a execução de atividades. |
Observação: Ao digitar a Data de Parada e em seguida, utilizar o Botão Salvar, automaticamente alguns cálculos são realizados. como por exemplo, o Tempo de Comunicação que leva em consideração o Tempo de Parada do equipamento até a Data de comunicação.
Comunicação | Data de comunicação da ocorrência - danos no equipamento / local. |
Data de Cadastro | Data de Cadastro da OS. Campo preenchido automaticamente pelo sistema com a data em que a OS foi cadastrada pelo usuário Solicitante. |
Início do Serviço | Data de início do serviço. Poderá ser preenchido automaticamente pelo sistema quando verificada a existência de apontamentos de mão de obra. Por exemplo, o SIM+ verificou dois apontamentos de mão de obra, um no dia 01/10/12 e outro em 03/10/12. Será considerada a menor data de apontamento - 01/10/2012 como Início do Serviço. Caso nenhum apontamento será verificado, o usuário poderá preencher o campo manualmente. |
Tal data deverá SEMPRE ser MAIOR ou IGUAL à Data de Comunicação. Caso menor, o SIM+ apresenta a mensagem "Não é permitido realizar apontamentos antes da data e hora de Comunicação.".
Outra validação realizada com relação à Data de comunicação, é que ela não pode ser maior que a data de encerramento da OS. Será exibida a mensagem "Erro ao encerrar OS: Comunicação não pode ser maior que a data de Encerramento de OS.".
Término do Serviço | Data de término dos serviços. Outro campo preenchido automaticamente pelo sistema de acordo com a data de término do último apontamento de mão de obra verificado. Por exemplo, o sistema identificou dois apontamentos de mão de obra, dia 01/10/2012, com início às 8h00 e término às 15h00. No dia 03/10/2012, com início às 10h00 e término às 18h30. Portanto, a Data de Término do Serviços será 03/10/2012 às 18h30. |
Tal data deverá SEMPRE ser MAIOR ou IGUAL à Data de Início do Serviço.
Caso nenhum apontamento de mão de obra seja identificado, o sistema permitirá que o usuário preencha o campo manualmente, desde que o Gestor tenha habilitada a regra "Permitir a edição do Início e Término do Serviço" com a opção "Sim"
Observação: Nos caso da data de Início do Serviços ser preenchida, o SIM+ somente poderá salvar o apontamento de tempo de atendimento caso a data de Término do Serviço esteja preenchida também e vice-versa, ou seja, data de Término do Serviço preenchida, é obrigatório o preenchimento da data de Início do Serviço.
Retorno à Operação | Data em que o equipamento / local foi liberado para funcionamento, retornou à operação. Tal data, SEMPRE deverá ser MAIOR ou IGUAL à Data de Parada. |
Com relação às interrupções de serviços, os seguintes campos são de preenchimento automático - de acordo com os apontamentos de interrupção:
Tempo de Comunicação | Verificará a diferença entre a Data de parada e a Data de comunicação. |
Perda | Número de unidades - valor numérico, que deixaram de ser produzidas enquanto o equipamento ou local estiveram interditados - em manutenção. Ao utilizar este campo em relatórios e agrupar as informações, o sistema irá realizar a soma de todas as perdas digitadas. |
Tempo de Espera | Verificará a diferença entre a Data Início do Serviço e a Data de Comunicação. |
Tempo de Reparo | Apresenta o tempo total de reparo, baseado no seguinte cálculo: |
Tempo de Reparo (Líquido) = Tempo de Reparo (Bruto) - Interrupção de Reparo
Tempo de Atendimento | Apresenta o tempo total de atendimento, baseado no seguinte cálculo: |
Tempo de atendimento (Líquido) = Tempo de Atendimento (Bruto) - Interrupção de Reparo
Tempo de Parada | Apresenta o tempo total de parada, baseado no seguinte cálculo: |
Tempo de Parada (Líquido) = Tempo de Parada (Bruto) - Interrupção de Parada
Interrupção de Reparo | Apresenta a soma de todos os tempos - Duração, dos apontamentos de interrupção do tipo Reparo e Parada e Reparo. |
Interrupção de Parada | Apresenta a soma de todos os tempos - Duração, dos apontamentos de interrupção do tipo Parada e Parada e Reparo. |
(*) Campos com valores Bruto e Líquido. Os valores líquidos além de realizarem os cálculos estipulados acima, consideram também o tempo de interrupção dos serviços.
Para salvar as informações, dê um clique no Botão Salvar existente na barra de ferramentas da janela Tempos de Atendimento. Caso seja necessário apagar todas as informações, basta um clique no Botão Limpar. Já o Botão Fechar, retornará à janela de abertura da OS - Planejamento > Abertura da OS > guia apontamento, sem que nenhuma informação seja gravada.
É preciso ter em mente que os apontamentos de mão de obra são utilizados para o cálculo dos tempos de atendimentos, bem como as regras de sistema habilitadas pelo gestor.
Vejamos o vínculo existente entre eles:
Neste caso, ao tentar salvar o primeiro apontamento de mão de obra, o sistema poderá apresentar a seguinte mensagem "Não é permitido realizar apontamentos antes da data e hora de Comunicação.".
Isso devido a regra de sistema "Permite apontamentos com data e hora anteriores à data e hora de comunicação?", existente em Administração > Regras de Sistema > guia Planejamento.
Vejamos no seguinte exemplo onde a Data de comunicação definida como 30/05/2014 15:06 é superior à Data de Início dos Serviços definida como 20/05/2014 10:00.
Para realizar o apontamento na data e hora correta, altere a data de comunicação para período anterior à data de início dos serviços, por exemplo, 20/05/2014 08:00.
Isso pelo fato de não poder alterar a regra de sistema, que é tarefa a ser executada somente pelo Gestor/Administrador do sistema.
Observações: No encerramento de OS, após identificar a data e hora de encerramento, para gravar as informações será necessário utilizar o Botão Salvar. Assim, será apresentada a mensagem "Encerramento realizado com sucesso".
Ao encerrar OSs sistemáticas, também será verificada a regra "Ao encerrar OS sistemática, utilizar qual data para a geração da próxima OS?" existente em Administração > Regras > guia Planejamento. Sendo assim, poderá ocorrer do sistema gerar a nova OS automaticamente com base na Data de Planejamento ou na Data de Encerramento da OS atual, sem solicitar ao usuário que informe em qual data deverá se basear.
Para melhor compreender, verifique se o apontamento será permitido ou não utilizando a seguinte tabela:
Caso a regra esteja habilitada como "Sim", serão preenchidos os seguintes campos na janela Tempos de atendimento:
Caso a regra esteja habilitada como "Não", serão preenchidos os seguintes campos na janela Tempos de atendimento:
Se por acaso a Data de parada for removida e as informações da janela foram gravadas - Botão Salvar da janela tempos de atendimento, a ordem de serviços com a opção Data de encerramento preenchida poderá ser salva pois a mensagem não será apresentada, tendo em vista que a regra fará com que a janela tempos de atendimento seja apresentada caso a Data de parada contenha informações e a data de Retorno à Operação não. Permanecendo em branco - a data de Retorno à operação, novamente e mensagem será apresentada ao usuário.
Outra alternativa que poderá ocorrer é a do usuário encerrar a ordem de serviços e digitar somente a Data de parada na janela tempos de atendimento, ao salvar as informações existentes e o SIM+ verificou que a data de Retorno à operação não foi preenchida, apresentará a seguinte mensagem "Para salvar a informação é necessário preencher o campo Retorno à Operação".
Após um clique no Botão OK, insira a data de Retorno à operação, salve as informações e a OS novamente.
Caso ambas as datas - parada e retorno à operação sejam importantes, utilize a regra "Ao encerrar OS preencher automaticamente Parada e Retorno à Operação?" existente em Administração > Regras de Sistema > guia Planejamento, assim, após utilizar o Botão Salvar no encerramento da OS, a janela será apresentada, independente de estarem preenchidas ou não.
Ao habilitar tal regra com a opção "Sim", o sistema irá desconsiderar "Ao encerrar a OS, obrigar o preenchimento para o Retorno à operação quando a Parada estiver preenchida", devido ao fato de nos encerramentos a data de Retorno à operação serem preenchidas automaticamente.
Ao encerrar uma ordem de serviços a janela tempos de atendimento poderá ser apresentada caso a opção Apresentar Tempos de Atendimento ao encerrar OS existente em Administração > Regras de sistema > guia Planejamento estiver habilitada com uma das opções "Sempre", "Conforme Data de parada e de retorno à operação" ou "Conforme serviço associado a OS".
Após encerrar a ordem de serviços e salvar, será apresentada a janela tempos de atendimento.
Observação: No encerramento de OS, após identificar a data e hora de encerramento, para gravar as informações será necessário utilizar o Botão Salvar. Assim, será apresentada a mensagem "Encerramento realizado com sucesso.".
Caso a Data de parada do equipamento esteja preenchida mas a Data de Retorno à produção não, o SIM+ exibirá a janela tempos de atendimento.
Quando uma ordem de serviço possuir o Serviço especificado na regra "Selecione o Serviço associado a OS para exibir a tela de Tempos de Atendimento" - Administração > Regras de Sistema > guia Planejamento, no encerramento da OS a janela tempos de atendimento será apresentada.
|
A cada parada do equipamento ou local, um apontamento de interrupção deve ser realizado, para isso, proceda da seguinte forma:
Observação: Caso o início ou término do serviço não tenham sido apontados anteriormente, o sistema apresenta a mensagem "Para esta ação é necessário o preenchimento do Início e Término do Serviço.".
Feche a janela e realize apontamentos de mão de obra, ou se os campos estiverem habilitados - permitirem digitação, informe as datas corretas.
Observação: NÃO será possível alterar qualquer apontamento de interrupção em OSs encerradas, bem como, caso a regra de sistema "Bloquear a edição de apontamentos de OS até a data", existente em Administração > Regras de sistema > guia Planejamento, estiver preenchida.
Ao salvar os apontamentos de interrupção, algumas mensagens podem ser apresentadas, acompanhe cada uma dela no tópico abaixo - Validações para apontamentos de interrupção. |
Algumas validações serão realizadas a cada apontamento de interrupção, tais como:
Nas interrupções de reparos, o Início da interrupção sempre deverá ser MAIOR OU IGUAL que a Data de Início dos Serviços e também Data de Término dos serviços. Caso contrário, são apresentadas as seguintes mensagens:
Neste tipo de interrupção é importante que as datas de Início e Término dos Serviços sejam preenchidas, portanto, serão realizadas as seguintes validações:
1. Início da Interrupção MENOR que Início dos Serviços será exibida a mensagem "Início da Interrupção deve ser maior ou igual ao Início do Serviço.".
2. Quando o Início da interrupção for MAIOR ou IGUAL ao Término dos Serviços será exibida a mensagem "Início da Interrupção deve ser menor que o Término do Serviço.".
3. Quando o Término da Interrupção for MAIOR que o Término dos Serviços será exibida a mensagem "Término da Interrupção deve ser menor ou igual ao Término do Serviço ". |
Neste tipo de interrupção - Parada, são necessárias que as datas de Parada e Término dos Serviços sejam preenchidas, portanto, serão realizadas as seguintes validações:
1. Início da Interrupção MENOR que a Data de Parada será exibida a mensagem "Início da Interrupção deve ser maior ou igual a Data da Parada. ".
2. Quando somente os campos Data de Parada e Término de Serviços forem preenchidos e o campo Início de Interrupção for maior que o Término do Serviço será exibida a mensagem "Início da Interrupção deve ser menor ou igual ao Término do Serviço.".
3. Quando da Data de Retorno à operação for MENOR que a Data de Início da Interrupção será exibida a mensagem "Início da Interrupção deve ser menor ou igual o Retorno a Operação."
4. Quando somente os campos Data de Parada e Término de Serviços forem preenchidos e o campo Término de Interrupção for maior que o Término do Serviço será exibida a mensagem "Término da Interrupção deve ser menor ou igual ao Término do Serviço.".
Observação: Se a data de Término do serviços estiver preenchida mas a data de Início não, será apresentada a mensagem "Para esta ação é necessário o preenchimento do Início e Término do Serviço." e dificilmente a mensagem de término de interrupção menor ou igual ao Término do Serviço será apresentada.
5. Quando a data de Retorno à operação estiver preenchida, caso a data de Término da Interrupção é MAIOR que a data de Retorno é exibida a mensagem "Término da Interrupção deve ser menor ou igual o Retorno a Operação.". |
Neste tipo de interrupção, são necessárias que as datas de Parada, Início e Término dos Serviços sejam preenchidas, portanto, serão realizadas as seguintes validações:
1. Quando o Início da Interrupção for MENOR que a Data de parada será exibida a mensagem "Início da Interrupção deve ser maior ou igual a Data da Parada."
2. Se o Início da Interrupção for maior que a data de Retorno à Operação será exibida a mensagem "Início da Interrupção deve ser menor que o Retorno a Operação.".
3. Se o Término da Interrupção MAIOR que a Data de Retorno à Operação será exibida a mensagem "Término da Interrupção deve ser menor ou igual o Retorno a Operação.". |
Neste tipo de interrupção, é importante verificar que a Data de Parada deve sempre ser MAIOR que a data de Início do Serviço e também que a Data de Retorno à Operação seja MAIOR que o Término do Serviço, para tal, serão realizadas as seguintes validações:
1. Se a data de Início da Interrupção for MENOR que a Data de Parada será exibida a mensagem "Início da Interrupção deve ser maior ou igual a Data da Parada.".
2. Se a data de Início da Interrupção for MAIOR que o Término do Serviço será exibida a mensagem "Início da Interrupção deve ser menor que o Término do Serviço.".
3. Se a data de Término da Interrupção forma MAIOR que a data de Término do Serviço será exibida a mensagem "Término da Interrupção deve ser menor ou igual ao Término do Serviço.". |
Neste tipo de interrupção, é importante verificar que a Data de Parada deve ser MENOR que a data de Início do Serviço e também que a Data de Retorno à Operação seja MAIOR que o Término do Serviço, para tal, serão realizadas as seguintes validações:
1. Quando a data de Início da interrupção for MENOR que a data de Início dos Serviços será exibida a mensagem "Início da Interrupção deve ser maior ou igual ao Início do Serviço.".
2. Quando a data de Início da Interrupção for MAIOR que o Término dos Serviços será exibida a mensagem "Início da Interrupção deve ser menor que o Término do Serviço.".
3. Quando a data de Término da Interrupção for MAIOR que a data de Término dos Serviços será exibida a mensagem "Término da Interrupção deve ser menor ou igual ao Término do Serviço.". |
Neste tipo de interrupção, é importante verificar que a Data de Parada deve ser MENOR que a data de Início do Serviço e também que a Data de Retorno à Operação seja MENOR que o Término do Serviço, para tal, serão realizadas as seguintes validações:
1. Quando a data de Início da interrupção for MENOR que a data de Início dos Serviços será exibida a mensagem "Início da Interrupção deve ser maior ou igual ao Início do Serviço.".
2. Quando a data de Início da Interrupção for MAIOR que o Retorno à Operação será exibida a mensagem "Início da Interrupção deve ser menor que o Retorno a Operação.".
3. Quando a data de Término da Interrupção for MAIOR que a data de Término dos Serviços será exibida a mensagem "Término da Interrupção deve ser menor ou igual o Retorno a Operação.". |
Para cada apontamento de interrupção, serão verificados possíveis conflitos , sendo assim, após utilizar o Botão Salvar, podem ser exibidas mensagens informando o conflito com outro apontamento.
Imagine que o executante usuário realizou os seguintes apontamentos de interrupção:
Ao apontar nova interrupção do tipo Parada e Reparo no período das 11h00 às 14h00, será apresentada a seguinte mensagem "OS já possui apontamento do mesmo tipo de Interrupção para este horário. Item: 2 Início: 04/09/2013 12:00:00 Término: 04/09/2013 13:00:00".
Portanto, tal apontamento - no período das 11h00 às 14h00, não poderá ser salvo, devido ao fato de existir anteriormente o apontamento das 12h00 às 13h00.
|
Para o preenchimento da janela de tempos de atendimento e também de apontamentos de interrupção, algumas regras de sistema - Administração > Regras de Sistema > guia Planejamento, podem afetar as ações a serem realizadas. Vejamos quais são:
Ao realizar apontamentos de mão de obra, antes de salvá-los, deverá verificar a Data de comunicação - data em que foi comunicado o problema no equipamento / local. Funciona da seguinte forma, imagine que o planejador comunicou a falha do equipamento em 02/06/2013 e determinado usuário realizou um apontamento de mão de obra anterior à esta data - 30/05/2013. Tal apontamento não poderá ser levado em conta para cálculos de tempos de parada/atendimento de reparos no equipamento/local. Isso poderá ser prejudicial, portanto, ao realizar planejamento para manutenções corretivas e preventivas, é importante verificar o histórico de paradas de todos os equipamentos, portanto, neste caso é importante habilitar a opção como "Não" e computar todos os apontamentos à partir da Data de comunicação. Quando está regra estiver configurada como "Não" , será exibida a mensagem "Não é permitido realizar apontamentos antes da data e hora de Comunicação." quando usuário realizar o apontamento de mão de obra.
Para determinados serviços de manutenção é muito importante que algumas datas sejam cravadas automaticamente a medida em que a OS é encerrada, facilitando o trabalho do planejador. Sendo assim, ao gerar a OS e visualizar a janela de tempos de atendimento, automaticamente o sistema preenche a Data de Comunicação, deixando as demais em branco. Acontece que informar as datas de Parada e Retorno à operação não devem ser deixadas em branco. Portanto, em determinadas situações para facilitar o preenchimento, é importante habilitar tal regra com a opção "Sim".
Sendo assim, para facilitar o preenchimento de tais datas, ao encerrar a OS algumas datas são preenchidas automaticamente pelo sistema, como a Data de Parada que recebe a data de cadastro da OS e as datas de Retorno à operação e Término do Serviço recebem a Data de encerramento da OS.
Imagine que o usuário que realiza todos os apontamentos na OS esquece de preencher algumas datas relevantes para o cálculo de tempos de atendimento, tais como a Data de Retorno. Para facilitar tal tarefa, basta habilitar regra como "Sim". Desta forma, o sistema verificará, a data de Parada foi preenchida? Se sim, irá verificar a Data de Retorno à Operação, caso não preenchida, não conseguirá encerrar a OS. Vejamos um exemplo, quando a Data de Parada é informada.
Ao encerrar a OS, o sistema apresenta a mensagem "Erro ao encerrar a OS: A OS não foi encerrada. Não é permitido encerrar uma OS em que a parada esteja preenchida e o Retorno à Operação não esteja. Preencha a Data e a Hora para o Retorno à Operação e encerre a OS novamente. ".
Para a equipe de manutenção é muito importante verificar periodicamente a evolução das atividades realizadas em determinado equipamento ou local. Alguns desses indicadores pode ser medidos por intermédio da janela tempos de atendimento, que na maioria das vezes é preenchida - ou esquecida, por profissionais que somente apontam mão de obra em OSs. Para facilitar a obrigação de tais apontamentos - tempos de atendimento, basta habilitar tal regra com a opção "Sempre", desta forma, ao encerrar uma OS, automaticamente o sistema apresenta a janela Tempos de Atendimento e não conseguirá encerrar de vez até que todos os dados da janela tenham sido preenchidos.
Caso escolha a opção "Nunca", a OS poderá ser encerrada sem que tenha a necessidade de preencher a janela tempos de atendimento. Nos casos em que é importante seu preenchimento dependendo de determinado serviço, o ideal é escolher a opção "Conforme serviço associado a OS" e definir na próxima regra - Selecione o Serviço associado a OS para exibir a tela de Tempos de Atendimento.
Esta opção somente estará ativa, caso a opção anterior - Apresentar tempos de Atendimento ao encerrar a OS esteja habilitada com a opção "Conforme serviço associado a OS". Desta forma, basta habilitar o tipo de serviço ou serviços necessários de acompanhamento mais aprofundado.
Esta regra possibilita ao executante que altere ou não a data de Início e Término dos Serviços na janela de tempos de atendimento. Em determinados casos pode ser útil, mas no caso de Gestores extraírem relatórios em determinados períodos, ao permitir a edição de tais campos, os relatórios podem estar desatualizados ou possuírem informações errada. Portanto, ao permitir a edição, qualquer usuário com permissões, poderá alterar tais datas.
Na maior parte das vezes é ideal que esta opção esteja habilitada com a opção "Não", desta forma, irá se basear em apontamentos de mão de obra.
Quando a edição dos campos Início e término dos serviços não é permitida, é ideal que esta regra esteja habilitada com a opção "Sim". Desta forma, ao salvar apontamentos de mão de obra e encerrar a OS, o sistema verificará, qual a data do primeiro apontamento de mão de obra? Tal data servirá para o preenchimento automático do campo Inicio do Serviço. Assim, como a data do término do último apontamento de mão de obra servirá para indicar qual a data de Término do Serviço.
Quando a OS possui apenas um apontamento de mão de obra, o sistema preenche automaticamente a data de Início do Serviço com a Data e hora de início do apontamento de mão de obra. Já a data de Término do Serviço será preenchida com a Data e hora do Término do apontamento de mão de obra.
Esta regra quando habilitada com a opção "Sim" funciona como um facilitador para o preenchimento de apontamentos de interrupção. Assim, o sistema crava automaticamente um apontamento de interrupção na janela tempos de atendimento com a data e hora de alteração do impedimento da OS.
Caso habilitada com a opção "Não", fica a cargo do executante se deve ou não realizar tal apontamento de interrupção, pois nem sempre esta ação é necessária. |
Dica Astrein
Para verificar o cálculo que será realizado, posicione o cursor sobre o campo desejado, por exemplo, Tempo de Espera e o SIM+ exibirá uma pequena janela com instruções a respeito do campo.
Para executar alterações, inclusões e exclusões em tempos de atendimento, são necessárias algumas permissões de acesso do Tipo Específico, assim, será permitido ao usuário pertencente ao grupo de acesso, realizar consultas, inclusão, edição e exclusão de dados do cadastro de tempos de atendimento, bem como para apontamentos de interrupção.
Tais permissões são definidas pelo Gestor/Planejador por intermédio do grupo de menu Administração > Grupo de Acesso, após selecionar o Grupo de Acesso edite-o. |