Pode-se definir equipamento como um conjunto de componentes distintos com o quais se realiza uma atividade, como por exemplo, instalação e manutenção.
A opção Equipamentos do grupo de menu Equipamento, permite não somente o cadastro de tais equipamentos, mas também os bens e instalações passíveis de
tais atividades e que são mantidos pela empresa.
Ao cadastrar um equipamento será possível gerenciar todas as possibilidades de reparos, substituições e acima de tudo, prever possíveis intervenções em determinados períodos a fim de evitar ocorrências de falhas ou até mesmo paradas.
Antes de cadastrar um equipamentos, deverá ser verificado:
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Se o tipo de equipamento foi cadastrado anteriormente - Equipamento > Tipo de Equipamento.
Para cadastrar um equipamento utilize o grupo de menu Equipamento > Equipamento
Grave as informações digitadas por meio do botão Salvar. Assim, o SIM+ irá verificar se o tipo de equipamento possui qualquer formulário flexível vinculado e poderá acrescer a nova guia para o cadastro de outras informações essenciais.
Após salvar, o campo Alterado por apresenta informações a respeito do usuário que está realizando o cadastro ou últimas atualizações no registro.
Ao habilitar a opção "Ao alterar ascendente alterar hierarquia de equipamento das OS abertas", permite informar ao sistema que qualquer alteração realizada no equipamento ascendentes, relacionados ao centro de custo, classe, TAG, localização ou RMDO, devem ser repassadas aos descendentes do equipamento.
Para melhor compreensão, acompanhe o seguinte exemplo:
O equipamento pai - código 10 - MESA foi cadastrado - Equipamento > Equipamento, no local ASTDIR, portanto, ao informar que o mesmo possui um descendente - 10_1, o sistema irá atribuir a este equipamento, o mesmo local.
Caso ocorra alterações nos campos Local, Centro de Custo, Classe no equipamento pai, todos os seus descendentes podem receber tais informações.
Ao cadastrar um equipamento descendente, se o campo Ascendente for preenchido, o sistema verificará se tal equipamento deve receber as informações já cadastradas no Ascendente. Toda alteração realizada será inserida na guia Histórico. |
Nesta guia encontramos os seguintes campos:
Salve todas as informações cadastradas até o momento - botão Salvar. |
Somente será permitido o trabalho com registradores em ordens de serviços sistemáticas e para a visualização da guia, será necessário que a opção "Trabalhar com o uso de registrador no Equipamento" em Administração > Regras de Sistema > Guia Equipamento esteja habilitada como "Sim".
Nesta guia serão cadastradas algumas informações sobre a leitura dos registradores do equipamento - horímetros, odômetros e outros.
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Nesta guia o usuário poderá cadastrar ou colar textos referentes ao equipamento.
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Nesta guia é possível verificar todas as movimentações realizadas no equipamento, data, hora, local de origem e de destino.
Poderá ocorrer o preenchimento da guia Histórico no caso de alterações na ordem de serviços - campos local, centro de custo, classe e outros, assim, o sistema identificará quais as alterações são provenientes da mesma.
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Nesta guia é possível adicionar e gerenciar todas as peças que fazem parte do equipamento, ou seja, componentes do mesmo e definir a respectiva quantidade.
Para cadastrar um material, utilize o grupo de menu Cadastros Básicos e a opção Material.
Se necessitar efetuar alterações na peça cadastrada, dê um clique sobre a peça desejada e em seguida clique no botão Editar.
O botão Remover irá excluir a peça do equipamento em questão.
Após o cadastro de todas as peças - materiais do equipamento, será possível realizar a consulta, para isto, basta um clique no link existente no código do material.
Assim, será visualizado o cadastro do material. Caso possua o módulo Estoque, será carregada a janela Estoque > Material, caso contrário, Cadastros Básicos > Material.
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A guia com formulários flexíveis
Sempre que um equipamento é cadastrado e seu tipo possuir um formulário flexível vinculado ao mesmo, serão visualizadas guias adicionais com os dados do formulário com informações adicionais que devem ser preenchidas. Por exemplo, o tipo de equipamento AAC possui um formulário flexível vinculado ao mesmo. Neste caso, após salvar o equipamento, será visualizada a guia com os dados do formulário flexível.
Veja o tópico Formulário flexível vinculado ao equipamento para verificar como vincular o formulário ao tipo de equipamento, Para gerar novos formulários, verifique em Formulário flexível.
Observações: Ao utilizar o botão Selecionar, e o tipo de equipamento possuir vínculo com algum formulário flexível, também será possível selecionar tais campos para estipular critérios de consultas.
Ao associar um equipamento Ascendente a outro equipamento, o sistema poderá repassar ao Equipamento Descendente os seguintes valores: TAG, Centro de Custo, Classe, Local e Desativação. Porém, ao ser exibida a tela o usuário poderá escolher se o repasse será de todas as informações as quais habilitar, clicando em seguida no botão OK.
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A guia Locais Atendidos
Para adicionar locais:
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Para desativar um equipamento proceda da seguinte forma:
Se o equipamento deve continuar sendo utilizado, poderá ser descendente de outro equipamento. Para isso, proceda da seguinte forma:
Observação: É importante verificar que ao desativar equipamentos e seus descendentes nenhuma Ordem de serviço deverá permanecer aberta para tal equipamento.
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O Botão Histórico de Atendimento:
Após carregar um equipamento anteriormente cadastrado para a janela atual, utilize o Botão Histórico de Atendimento para verificar todas as Ordens de Serviço às quais o equipamento esteja vinculado.
Observação: Caso nenhum equipamento tenha sido carregado para a tela atual, ao utilizar o Botão Histórico de Atendimento, será apresentado o histórico de atendimento sem que qualquer filtro tenha sido aplicado, ou seja, a lista apresentará todas as OSs mas sem se preocupar em filtrar todas aquelas vinculadas ao equipamento. |
Caso seja realizada a alteração do centro de custo do equipamento, é possível determinar se as OSs e SSs em aberto para o equipamento em questão deverão receber a atualização desta informação.
Ao realizar a alteração e clicar no botão Salvar, será exibida a seguinte mensagem: O Centro de Custo foi alterado. Clique em OK se deseja que a alteração seja replicada nas SSs e OSs que estão em andamento.
Clicando no botão OK, todas as OSs planejadas e programadas e SSs com situação diferente de finalizada ou cancelada, receberão o novo centro de custo. O botão Cancelar não replica o centro de custo.
Caso o equipamento receba um equipamento ascendente que possua centro de custo diferente, também será possível determinar se haverá a replicação desta informação nas OSs e SSs em aberto. Ao efetuar esta alteração de ascendente será exibida a mensagem: O Equipamento Ascendente possui um Centro de Custo diferente. Clique em OK se deseja que a alteração seja replicada nas SSs e OSs que estão em andamento.
Clicando no botão OK, todas as OSs planejadas e programadas e SSs com situação diferente de finalizada ou cancelada, receberão o novo centro de custo. O botão Cancelar não replica o centro de custo.
Observação: verifique na opção Centro de Custo todas as regras para replicação da alteração de centro de custo nas OSs e SSs em aberto. |
Para acesso às funcionalidades de gerenciamento de equipamentos, o Gestor deverá fornecer acesso de Nível Específico, caso contrário, nenhum equipamento poderá ser editado e até mesmo consultado. |
A janela cadastro de equipamentos possui as seguintes opções na barra de ferramentas:
Botão |
Descrição |
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Grava as informações existentes na janela atual em tabela de dados. |
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Funciona como facilitador para o cadastro de novos registros, devido ao fato de limpar – apagar, todas as informações existente na janela atual, permitindo que novas sejam inseridas. |
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Apresenta as seguintes opções: |
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Permite anexar documento ou imagem ao equipamento. Para maiores informações, consulte o tópico Anexar documentos. |
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Registra a troca do registrador, desta forma, será necessário informar a data da troca, bem como a leitura do antigo e do novo registrador. Outa forma de informar tal troca é por intermédio do grupo de menu Execução > Troca de registrador. |
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Permite efetuar o cálculo do Registro Médio Diário de Operações. Para maiores informações, consulte o tópico Recálculo de RMDO. |
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Permite verificar o histórico de atendimento do equipamento, ou seja, um relatório com todas as OSs abertas para execução de manutenção no equipamento. Maiores informações consulte o tópico O Botão Histórico de Atendimento. |