Criar Formulário Flexível

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Criar Formulário Flexível

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Para a criação de um formulário proceda da seguinte forma:

 

1. No grupo de menu Formulário Flexível utilize a opção Formulário Flexível

2. Clique no botão Novo.

 

NomeIndique o nome do formulário com até 50 caracteres
EntidadePreenchimento automático do sistema, indicando o campo na tabela.
DescriçãoIndique a finalidade do formulário.
Vinculado aPermite vincular o novo formulário a uma solicitação de serviço (SS) ou a um equipamento.  Neste caso, utilizaremos a opção SS.
Ativo? Permite indicar se o formulário estará ativo ou não.

 

3. Salve o formulário botão Salvar.

4. Clique o botão Adicionar para acrescentar os campos necessários.

5. Ao adicionar novo campo, deve-se definir as seguintes opções:

 

Nome para exibiçãoNome que o campo que será exibido na visualização do formulário.
Nome Nome que o mesmo receberá na tabela (preenchimento automático pelo sistema, podendo ser editado pelo usuário).
ObrigatórioIndica se o preenchimento é obrigatório ou não, ou seja, se o mesmo pode ser deixado em branco.
TipoTipo de entrada no campo.  Veja a lista - Tipos de campos - quais os formatos permitidos .
Tamanho máximoNúmero de caracteres máximos permitidos no campo.
Gerador de consultaPermite definir qual o tamanho da largura do novo campo que deverá ser exibido no gerador de consultas (Preferências).
DescriçãoIndique a finalidade do campo.

 

5. Após a definição do campo, salve o mesmo - botão Salvar.

6. Para gerar novo campo, use o botão Limpar e digite as novas informações.

 

 

 

Para criação de novos campos podem ser utilizados serão permitidos os seguintes tipos:

 

Tipo

Descrição

Propriedades

Caixa de texto

Permite que o usuário digite as informações na caixa de texto

Tamanho máximo

Permite definir o número máximo de caracteres a ser digitado.

Data

Permite que o usuário escolha uma data por meio de campo como selecionador de datas.

Data/mês

Permite que o usuário defina somente o mês e ano do campo.

Decimal

Permite que o usuário defina valores com precisão decimal.

Precisão

Permite definir o número de casas decimais a serem utilizadas.

 

Valor mínimo

Permite definir o valor mínimo.

 

Valor máximo

Permite definir o valor máximo.

 

Agrupamento

Permite agrupar os valores em resumos com total da coluna (soma) ou média.

Inteiro

Permite a digitação de valores inteiros.

Valor mínimo

Permite definir o valor mínimo.

 

Valor máximo

Permite definir o valor máximo.

 

Agrupamento

Permite agrupar os valores em resumos com total da coluna (soma) ou média.

Lista

Permite que o usuário escolha uma das opções existentes na lista.

Adicionar

Permite adicionar novo item à lista

Remover

Permite remover um item da lista.

Editar

Permite alterar as informações no item da lista.

Mover para cima

Permite mover o item selecionado para cima do atual.

Mover para baixo

Permite mover o item selecionado para baixo do atual.

Sim/Não

Permite identificar um campo do tipo booleano, onde somente uma opção poderá ser utilizada (Sim ou Não).  

Editar

Permite alterar as informações no item da lista.

Mover para cima

Permite mover o item selecionado para cima do atual.

Mover para baixo

Permite mover o item selecionado para baixo do atual.

Texto Livre

Permite a digitação de campos de textos longos, como por exemplo, descrições e observações.

Tamanho máximo

Número máximo de caracteres a ser digitado pelo usuário.

Quantidade de linhas

Permite especificar a quantidade de linhas em que o texto será exibido.

Cadastros Básicos

Permite especificar alguns campos existentes no sistema, tais como Centro de Custo, conta Contábil ou Fornecedor.

 

 

 

Para gerar um item, proceda da seguinte forma:

  1. Após salvar o nome e tipo do campo, utilize o botão Adicionar.
  2. Digite o valor que o mesmo receberá, como um código e a descrição.
  3. Clique no botão Salvar.
  4. Clique no botão Limpar e defina o próximo item.
  5. Após a definição de todos os itens, clique no botão Fechar.

 

Para remover um item, dê um clique sobre o mesmo e em seguida clique no botão Remover.

 

Para alterar os dados do item, clique sobre o mesmo e clique em Editar.

 

Para mover o item para cima, clique sobre o mesmo e utilize o botão Mover para cima até que o item seja posicionado no local desejado.  O mesmo poderá ser feito com o botão Mover para baixo .

 

Após definir o campo, utilize novamente o botão Salvar.