Equipamento >
Tipo de Equipamento |
![]() ![]() ![]() |
Para gerenciar os tipos ou famílias de equipamentos existentes na empresa, utiliza-se o conceito de tipo de equipamento.
O Tipo de Equipamento é definido em função de sua características construtivas e/ou funcionais. Assim, é possível obter análise detalhada de determinados tipos ou grupos de equipamentos.
Cadastrar tipos de equipamentos sem o uso de registradores:
|
Cadastrar tipos de equipamentos com o uso de registradores
Observação: A informação digitada pelo usuário, será exibida nas opções descritas abaixo.
Diariamente você efetua a leitura dos odômetros de seu veículo, tal registrador roda em média em 100 Km - portanto, unidade é igual a Km.
Imagine que ao realizar a próxima leitura do odômetro, foram apontados 1000 Km. Neste caso, tal valor poderá ser considerado como erro de digitação ou problemas no veículo, como proceder? Para isso, basta definir a variação máxima. Assim, após a entrada do apontamento, o sistema verificará a diferença entre o valor atual e o anteriormente apontado, e irá alerta o usuário através da mensagem "Variação entre o apontamento atual e o anterior é maior que a variação máxima. Confirma o apontamento?"., podendo ignorá-lo ou realmente considerá-lo como o correto.
Para verificar a lista de tipos de equipamentos cadastrados utilize o botão Consulta. |
Formulário flexível vinculado ao equipamento:
Determinados equipamentos exigem que maiores informações sejam analisadas antes da execução dos serviços, e algumas destas não estão disponíveis no cadastro do equipamento.
Para suprir as peculiaridades de alguns tipos de equipamentos, é possível gerar um formulário para a entrada de novas informações que não constam no cadastro comum a todos os tipos de equipamentos. No SIM+, tais formulários recebem o nome de Formulário Flexível.
Uma vez gerados, basta vinculá-los a determinados tipos de equipamentos, assim, ao utilizar efetuar o cadastro do equipamento o novo formulário será habilitado para que o usuário preencha as informações.
Vejamos como proceder:
1. O primeiro passo é criar o formulário flexível. Para isso, verifique o tópico - Formulário Flexível. 2. Para exemplificar, geramos o formulário Máscara com somente dois campos. 3. Após a criação do formulário, deve-se vinculá-lo ao tipo de equipamento. Para isso, edite o tipo de equipamento que receberá o formulário flexível - Equipamento > Tipo de Equipamento > selecione o tipo desejado e clique no Botão Editar. 4. Indique qual o formulário flexível será vinculado ao tipo de equipamento - campo Formulário Flexível. 5. Grava as novas informações - Botão Salvar. 6. Para que o equipamento apresente o formulário especificados, edite o equipamento desejado - Equipamento > Equipamento - selecione o equipamento em seguida, clique no Botão Editar. Neste caso,como não foi determinado o tipo de equipamento, as guias apresentadas são padrão do sistema - Classificação, Registrador, Observações, Histórico e Peças. 7. Indique o tipo de equipamento que possui o formulário vinculado à ele, no exemplo acima, o tipo possui o código AC1. 8. Desta forma, será apresentada a guia com o formulário flexível vinculado ao tipo de equipamento.
Observação: Ao realizar consultas em equipamentos que possuem formulários flexíveis vinculados, é possível utilizar tais campos em novas preferências. Além disso é possível aplicar filtros para obter informações sobre estes mesmos campos.
Na utilização do formulário flexível em consultas existentes, os campos do formulário flexível podem ser utilizados para geração de novas preferências e filtros, por exemplo, novo relatório foi gerado à partir do grupo de menu Planejamento > OS Planejada. Ao verificar as colunas disponíveis, poderá utilizar colunas provenientes do formulário flexível. No caso de gerenciar várias divisões, somente será permitida a seleção de colunas de formulários flexíveis gerados para a divisão logada do usuário e não para todos os formulários existentes em todas as divisões. Por exemplo, foram gerados dois formulários flexíveis, um para a divisão ASTREIN, com o nome de Matriz e outro para a divisão CONSULT com o nome de Filial. Se o usuário logado pertence à divisão CONSULT, somente serão apresentadas as colunas referentes ao formulário flexível Filial.
|