Uma das ações de suma importância na manutenção é a elaboração de uma matriz de criticidade, que possa ser utilizada para definir a importância dos equipamentos e/ou instalações em todo o processo relacionado à sua produtividade, segurança, meio ambiente e principalmente aos custos.
Portanto, é necessário verificar se a falha no equipamento coloca em risco a segurança do pessoal e das instalações, se irá impactar na continuidade operacional, na qualidade do produto e até mesmo, nos negócios geridos pela empresa.
Assim, podemos classificar os equipamentos e/ou instalações de acordo com seu grau de importância.
Um exemplo de classificação utilizado na maioria das empresas é:
Código Classe
1 Vital e único
2 Vital e não único
3 Não vital e único
4 Não vital e não único
5 Improdutivo
Para cadastrar uma classe de equipamento, proceda da seguinte forma:
- Utilize a opção Classe existente no grupo de menu Equipamento.
- Clique no botão Novo.
- O campo Classe deverá conter o código da classe, composto por no máximo 20 caracteres alfanuméricos. Normalmente, na classificação de equipamentos é utilizado somente um caractere, por exemplo, 1, 2, 3 e assim sucessivamente, ou, se preferir, utilize A, B, C e assim sucessivamente. Ao digitar o código e utilizar a tecla <tab> ou <Enter> o sistema verificará se o mesmo já existe, caso afirmativo, exibe as informações cadastradas com o código, caso contrário, aguarda a digitação da descrição.
- Como descrição, indique a importância de tal classe, como por exemplo, Vital e único, Vital e não único ou a opção que melhor se adequa às suas necessidades. Para a descrição longa, o SIM+ permite a digitação de no máximo 40 caracteres alfanuméricos.
- Após pressionar a tecla <Tab> ou <Enter>, deve ser informada a importância da classe do equipamento. Para tal, digite um valor inteiro, na faixa de 1 a 1000 que defina a importância de tal classe.
- Salve as informações existentes até o momento - botão Salvar.
- Agora deve ser associada a importância relativa à natureza dos serviços a serem executados no equipamento, para isso, utilize o botão Adicionar existente no grupo Importância Relativa.
- Informe o código da natureza do serviço, caso desconheça, utilize o botão lupa de consultas, para abrir a lista de natureza de serviços cadastradas por meio do grupo de menu Classificação > Natureza do Serviço. Selecione o código desejado e clique no botão OK. Ao utilizar o botão Novo na janela de consulta de registros da natureza de serviços, será possível incluir nova natureza de serviços, da mesma forma que em Classificação > Natureza do Serviço.
- Ao retornar à janela de classe, informe a importância relativa.
- Utilize o botão Salvar.
- Em seguida feche a janela - botão Fechar.
- Adicione novas importâncias relativas da mesma forma.
- Após cadastrar todas as importâncias, salve a classe de equipamento novamente - botão Salvar.
Observação: O peso atribuído a Importância Relativa, deve ser definido em Classificação > Prioridade.
Desta forma, toda vez que uma SS ou OS for aberta para um equipamento ou instalação, cuja classe for Não Vital e Único e o usuário definir que a natureza do serviço é igual a Afetando a Qualidade do Produto, o SIM+ definirá que a importância relativa da OS ou SS é 13 e a prioridade igual à Urgência.
