Planejamento >
Ordens de Serviços não Sistemáticas |
![]() ![]() ![]() |
Quando a execução dos serviços não ocorrem com certa frequência, como por exemplo, ela serve para corrigir falhas verificadas recentemente, podemos considerá-la como não sistemática.
Para a abertura de OS não sistemática, também é necessário verificar se todos os cadastros foram realizados antecipadamente, tais como Local, solicitante e outros - verifique o tópico Antes de abrir nova ordem de serviços e em seguida, utilize o grupo de menu Planejamento > Abertura de OS.
O campo OS será preenchido com numeração automática ao salvar a ordem de serviço, portanto, deixe-o em branco. Ao lado do número da OS, será exibida a informação "Você não está trabalhando em nenhuma OS ", que facilita o monitoramento das ações que estão sendo executadas pelo usuário no momento - maiores informações: Monitoramento.
Observação: | Caso o local selecionado para a execução dos serviços esteja desativado - opção Desativado em Cadastros Básicos > Local, o sistema fará a abertura da ordem de serviços, mas notificará tal desativação através da mensagem "Local definido(s) não está(ão) ativo(s). A inclusão/alteração foi concluída com sucesso ". |
Após definir todas as informações nos campos obrigatórios, salve a ordem de serviços - botão Salvar. Neste caso, o sistema irá salvar a ordem de serviços com numeração que obedecerá o valor inicial estipulado na regra de sistema Numeração de OS não sistemática inicia em:, existente em Administração > Regras de Sistema > guia Planejamento.
Veja um exemplo de como funciona a numeração de Ordens de serviços não sistemáticas:
A opção Numeração de OS não sistemática inicia em, foi preenchida com o valor 1.000. Foi gerada uma ordem de serviços, ao salvar a primeira ordem de serviço - botão Salvar, o sistema irá salvar a mesma com o número 1.000.
Neste tipo de ordem de serviço - não sistemática, as guias Atendimento, Classificação, Nota, Apontamento e Custo terão seu preenchimento idêntico às sistemáticas.