- Sobre ordens de serviços pré-impressas:
Algumas divisões possuem blocos de ordens/solicitações de serviços impressos com numeração específica, assim, ao verificar a necessidade de reparos, automaticamente, a ordem de serviços é preenchida e tal numeração é informada imediatamente ao solicitante dos serviços. Posteriormente, tais serviços devem ser cadastrados no sistema, por isso, é importante reservar uma faixa com a numeração existente nos blocos, no caso da abertura de ordens de serviços, o sistema não poderá utilizar tal numeração para ordens de serviços sistemáticas ou não.
Para compor a faixa reservada é muito importante um planejamento anterior, ou seja, verificar a numeração dos blocos impressos já existentes e também o número de ordens de serviços não sistemáticas e sistemáticas abertas em determinado período, assim, não será necessário que esta faixa seja alterada a todo instante.
Para gerar valores de ordens de serviços com numeração pré-impressa, o SIM+ verificará o valor informado na regra de sistema em OS não sistemática inicia em: e subtrair 1 a seu valor, portanto, caso o valor inicial em OS não sistemática inicia em esteja configurado como 1000, ao salvar a regra para a divisão gerenciada, o sistema reservará uma faixa de ordens de serviços de 1 à 999.
- Abrir uma ordem de serviços com faixa reservada:
Todas as informações foram cadastradas de forma correta antecipadamente, assim como a verificação das regras de sistema, agora será possível a abertura de ordem de serviço, para isso, utilize a opção Abertura de OS no grupo de menu Planejamento.
- Digite o número da ordem de serviços no campo OS.
- Utilize a tecla <Tab> ou <Enter> para que o sistema verifique se a numeração é válida.
- Caso a numeração esteja livre, ou seja, nenhuma ordem de serviços foi gerada com esta numeração, o SIM+ identificará o preenchimento do campo OS na cor verde.
Ao lado do número da OS, será exibida a informação "Você não está trabalhando em nenhuma OS ", que facilita o monitoramento das ações que estão sendo executadas pelo usuário no momento - maiores informações: Monitoramento.
- Defina o código do solicitante ou utilize o botão lupa de consultas para verificar a lista de solicitantes existentes.
- Ao preencher o campo Solicitante, internamente o sistema grava o setor a qual o usuário solicitante está vinculado, para que posteriormente relatórios de OS Planejada OS Programada, Histórico de Atendimento, Análise de Mão de Obra, Análise de Material, e Análise de Despesa possam ser extraídos a partir desta informação.
- Defina o código do local onde o serviço será realizado ou identifique-o por meio da lupa de consultas. Se no cadastro do usuário o campo Local estiver preenchido, o sistema irá carregar esta informação automaticamente após informar o código do usuário, sendo desnecessário o seu preenchimento.
- O campo Tipo de solicitação apresentará uma lista de tipos de solicitações que foram preenchidas de acordo com o local cadastrado.
- Salve as informações digitadas até o momento - botão Salvar e verifique o campo OS permanece com a numeração informada pelo usuário.
As guias Atendimento, Classificação, Nota, Apontamento e Custo tem seu preenchimento idêntico às demais tipos de ordens de serviços - sistemáticas ou não.
- Caso a numeração tenha sido utilizada anteriormente, o sistema traz as informações para edição na tela atual.
Portanto, para não se confundir, após visualizar os dados da ordem de serviços, clique no Botão Limpar para que o SIM+ limpe todos os dados existentes na tela e você fique em dúvida se pertencem à nova ordem de serviços ou à anteriormente cadastrada.
- Ao criar nova ordem de serviços, caso tenha sido digitado um número reservado para ordens de serviços sistemáticas ou não sistemáticas, e a tecla <Tab> ou <Enter> foi pressionada, o sistema limpará o campo OS pois o número não é permitido para digitação. Portanto, verifique a faixa reservada em Administração > Regras de Sistema > guia Planejamento > opção Numeração de OS sistemática inicia em ou Numeração de OS não sistemática inicia em Tudo isso pelo fato de ordens de serviços sistemáticas e não sistemáticas serem numeradas automaticamente.
- Ao digitar um número de ordem de serviços com numeração disponível para a faixa reservada e o tipo de serviços for identificado como sistemático, o sistema não permitirá salvar a mesma, pois Ordens de serviços sistemáticas tem numeração automática geradas a partir do valor informado na regra de sistema Numeração de OS sistemática inicia em - Administração > Regras de Sistema > guia Planejamento, e apresentará a mensagem "Só é permitido cadastrar nova OS com numeração reservada para tipo de serviço não sistemático.".
- Ao salvar uma ordem de serviços não sistemática e a faixa informada excedeu seu limite, o sistema não conseguirá salvar a mesma, sendo necessário alterar a faixa entre as não sistemáticas e sistemáticas - altere o valor da opção Numeração de OS sistemática inicia em - Administração > Regras de Sistema > guia Planejamento. Será exibida a mensagem "Não será possível salvar a OS pois a numeração de OS não sistemática já encontrou o início da numeração de OS sistemática.".
- Quando a numeração informada na faixa reservada for ultrapassada, ou seja, foram geradas várias ordens de serviços com faixa reservada e as mesmas excedem o seu limite, ao alterar a regra de sistema para as faixas sistemáticas e não sistemáticas, o sistema exibirá a mensagem "Não será possível salvar o novo valor de regra de numeração sistemática pois todos os números definidos para a faixa de OS reservada já foram utilizados.".