Planejamento > Abertura de OS >
Guia Atendimento |
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Independente do tipo de serviços a serem executados - sistemáticos ou não, a visualização e obrigatoriedade de preenchimento dos campos na ordem de serviços, dependem da regra de sistema existente em Administração > Regras de Sistema > guia Planejamento, bloco Abertura de OS (Visibilidade / Obrigatoriedade).
Outra informação que poderá alterar a exibição dos campos na guia atendimento, dependem da regra estipulada em Classificação > Tipo de Solicitação > guia Regras de Sistema.
Portanto, a guia Atendimento poderá conter os seguintes campos:
Contato - | Digite as informações sobre o contato, seu nome, telefone, ramal e E m a i l(*). |
Serviço - | Selecione o serviço a ser executado. Os serviços cadastrados são vinculados ao tipo de solicitação - Classificação > Tipo de Solicitação guia Serviço. |
Tipo de Serviço - | Indique no tipo de serviço que será executado - definido em Classificação > Tipo de Serviço. |
Descrição padrão - | Digite a descrição padrão dos serviços a serem executados, sendo permitida a digitação de no máximo 100 (cem) caracteres alfanuméricos, por exemplo, Manutenção do controle remoto do ar condicionado. |
Equipamento - | Informe o equipamento que será utilizado na ordem de serviço, caso encontre necessidade, utilize o botão lupa de consultas e será apresentada a lista de equipamentos cadastrados por meio do grupo de menu Equipamento > Equipamento; |
Por padrão, serão listados todos os equipamentos cadastrados para o local determinado pelo usuário, caso seja necessário visualizar outros equipamentos independentes do local, será necessário utilizar o botão Filtros e remover o critério. Acompanhe no exemplo abaixo:
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Centro de Custo - | Informe o centro de custos que deverá custear as despesas com a execução dos serviços, para localizar centros de custos existentes, utilize o botão lupa de consultas . |
Natureza do serviço - | Informe a natureza dos serviços, ou seja, classificadores para as solicitações e ordens de serviços, de acordo com os riscos envolvidos, por exemplo, se afeta a integridade física, o meio ambiente, o conforto, a conservação do equipamento ou da área. |
A respeito da natureza dos serviços
Neste caso, a natureza de serviços será cadastrada previamente ao utilizar o grupo de menu Classificação > Natureza do serviço. |
Prioridade - | Defina a prioridade de atendimento na execução dos serviços, ou seja, a importância do serviço em relação aos demais a serem executados. Para cadastrar a prioridade, utilize o grupo de menu Classificação > Prioridade. |
A prioridade de execução dos serviços será sugerida de acordo com a definição da regra de sistema "Priorizar o atendimento da OS por", existente em Administração > Regras de Sistema > guia Planejamento.
Para maiores informações sobre a prioridade da ordem de serviços, verifique o tópico Validações para definição da prioridade. |
Data de planejamento - Data preenchida automaticamente pelo sistema, serve como definição de um planejamento da execução dos serviços e pode ou não ocorrer naquela data.
Data de Programação - | Uma data programada é a data que se tem certeza da execução das atividades, ou seja, a equipe já está programada para isso, bem como os equipamentos e locais devidamente separados para a execução da ordem de serviços. Para cadastrar uma Data de Programação, deve ser utilizado o Botão Situação > opção Planejar ou um clique no hiperlink posicionado na parte inferior da data. |
Data de Encerramento - Após a execução dos serviços, a data de encerramento deverá ser informada, da mesma forma como em programada, ou seja, um clique no botão Situação > de opção Encerramento ou no hiperlink Data de encerramento.
Ao encerrar OSs sistemáticas, também será verificada a regra "Ao encerrar OS sistemática, utilizar qual data para a geração da próxima OS?" existente em Administração > Regras > guia Planejamento.
Sendo assim, poderá ocorrer do sistema gerar a nova OS automaticamente com base na Data de Planejamento ou na Data de Encerramento da OS atual, sem solicitar ao usuário que informe em qual data deverá se basear.
(*) palavra grafada de forma incorreta devido à problemas de bloqueio na utilização de firewall em algumas empresas.
Após o cadastro das informações na OS, caso exista uma programação de serviços - atividades, será necessário indicar a Data de Programação, assim como a Data de planejamento, ou seja, qual a data em que se planeja executar as atividades.
Quando uma OS é programada, o planejador/Gestor disponibiliza ou melhor dizendo, prevê que alguns recursos devem ser utilizados, sejam eles de mão de obra, de materiais, de ferramentas, entre outros. Sendo assim, OSs que não são programadas não permitem apontamentos de mão de obra, portanto, neste casos é fundamental determinar a data de programação.
Ao tentar apontar, o SIM+ exibirá "Não é permitido realizar Apontamento de Mão de Obra em OS planejada."
As Datas Programação, Planejamento, Encerramento e Cancelamento, poderá ser indicada na utilização do hiperlink existente abaixo de cada um dos campos, ou por intermédio do Botão Situação.
Para indicar a data de programação, utilize a opção Programar. Por padrão, a data apresentada é a data atual do sistema, se necessário, altere-a, bem como a hora de programação. Após indicar a data e hora desejada, basta um clique no Botão Salvar e será apresentado "Programação realizada com sucesso." Assim será apresentada na Guia Atendimento a nova data de programação.
Assim que a OS for salva, o SIM+ permitida apontamentos de mão de obra, sem qualquer restrição.
Para a data de Planejamento, utilize o Botão Situação seguido da opção Planejar.
Caso o usuário não possua permissão concedida pelo Gestor, será apresentado a mensagem "Acesso negado à planejamento da OS."
Observação: Esta mensagem será apresentada assim que o sistema identificar que o usuário não possui acesso à planejar a OS - Administração > Grupo de Acesso.
Para informar a Data de encerramento, utilize o Botão Situação, seguido da opção Encerrar.
Informe a data e a hora de encerramento em seguida, um clique no Botão Salvar. Neste caso será apresentada a mensagem "Encerramento realizado com sucesso."
Para cada uma das ações - Planejar, Programar e Encerrar são necessárias permissões concedidas pelo Gestor/Administrador de Nível Específico.
Observação: Poderá ocorrer que ao alterar as datas Planejamento, Programação, Encerramento e Cancelamento, o sistema permita as alterações, principalmente no planejamento e programação da OS, mas não permita salvar as alterações. Por exemplo, o usuário possui permissões para alterar a data de Planejamento da OS, então, utiliza o Botão Situação, seguido da opção Planejar e a mensagem a seguir será exibida "Planejamento realizado com sucesso."
Ao salvar a OS - Botão Salvar, será apresentada a mensagem "Acesso negado à alteração."
Tudo isso, pelo fato de não possuir permissões para efetuar alterações na OS, portanto, a OS não poderá ser alterada. O mesmo ocorrerá caso tente programar, encerrar e cancelar a OS.
Após indicar a data de encerramento, será apresentada a mensagem "Encerramento realizado com sucesso."
Em OSs sistemáticas ao encerrá-la, caso em dúvida, o sistema deverá solicitar qual deverá ser a data de programação da próxima atividade, portanto, após gravar a nova data de encerramento, deverá apresentar tela para que o usuário indique se a nova OS deverá ser gerada com base da Data de Planejamento ou na Data de Encerramento.
Observação: Portanto, é importante ao encerrar e programar uma OS, verificar antecipadamente se foram concedidas permissões corretas ao usuário Solicitante.
Para cancelar uma OS - caso a mesma não tenha necessidade de execução de suas atividades, ou seja, foi aberta de forma indevida ou está em duplicidade - as tarefas, utilize o Botão Situação, seguido da opção Cancelar. É necessário confirmar através da mensagem "Confirma o cancelamento do(a) OS?" Ao utilizar o Botão OK a OS será cancelada e nenhuma atividade poderá ser planejada ou programada à ela.
Caso a OS já esteja encerrada e o usuário tente cancelá-la, será apresentada a mensagem: "A situação da OS não permite que ela seja cancelada". Após seu cancelamento não é possível editar nenhuma informação referente a OS. |