Planejamento > Abertura de OS >
Sistemáticas utilizando Registradores e calendário |
![]() ![]() ![]() |
Após a verificação de todos os cadastros é importante informar ao sistema que fará uso de registradores para apontamentos em equipamentos, para isso, utilize o grupo de menu Administração > Regras de sistema > guia Equipamento.
Caso a opção escolhida for definida como Sim, todas as Ordens de Serviços Sistemáticas passam a trabalhar com registradores - contadores, como por exemplo, horímetro, odômetro, quilometragem, ciclos, entre outros.
Observação: A periodicidade é a frequência de execução, ou seja, uma OS pode ter sua frequência baseada em calendário - dias, semanas ou meses, em registradores - horas, quilômetros, ciclos ou misto - semanas/horas ou mensal/quilômetros. Baseado nestas escolhas e também com base na Data de Referência e registrador, o sistema poderá rever a data da próxima manutenção.
Situação 1:
Última manutenção - 12/02/2010
Periodicidade - 1 mês
Data de próxima execução - calculada pelo sistema em 12/03/2010
Situação 2:
Última manutenção - Data do penúltimo apontamento no registrador.
Registro - O penúltimo registro apontado
Periodicidade - 500 - informado pelo usuário
Exemplo - Data penúltimo apontamento = 20/10/2010
Registro - 420
Periodicidade - 80 - calculada pelo sistema (500 - 420)
Alterações a serem realizadas ao trabalhar com Registradores
1. O CADASTRO DE EQUIPAMENTOS No cadastro de novo equipamento - Equipamento > Equipamento > botão Novo, a guia Registrador será anexada.
2. A GUIA PERIODICIDADE NA ABERTURA DA OS
Para a exibição da guia Periodicidade, é importante verificar se o tipo de serviço a ser executado é sistemático ou não - Classificação > Tipo de Serviços, opção Sistemático:
|
A guia Periodicidade na abertura de OSs
Após identificar o equipamento a guia Periodicidade será anexada na abertura da ordem de serviços. As informações constantes de tal guia indicam qual deverá ser o período da execução dos serviços futuros - baseados em calendário ou baseado em registradores.
Observação: Ao encerrar OSs sistemáticas, também será verificada a regra "Ao encerrar OS sistemática, utilizar qual data para a geração da próxima OS?" existente em Administração > Regras > guia Execução. Sendo assim, poderá ocorrer do sistema gerar a nova OS automaticamente com base na Data de Planejamento ou na Data de Encerramento da OS atual, sem solicitar ao usuário que informe em qual data deverá se basear.
O campo "Gerar OS todo dia" funciona somente para OS sistematicas, e não para atividades ILP.
Data do último apontamento + (Registro previsto - último apontamento acumulado realizado no equipamento) RMDO
Observação: Caso o campo Data não contenha informações, ao gravar a OS será apresentada a mensagem "A data e hora informadas não são válidas.".
Retorne à guia periodicidade e informa a data de última execução dos serviços e o período de execução para que a próxima OS possa ser calculada.
Observações: Ao salvar a ordem de serviço, os código do equipamento, bem como os valores adquiridos em data da última execução e Leitura atual registro - Leitura registro, irão gerar um novo apontamento no registrador do equipamento, da mesma forma como se estivesse utilizando o grupo de menu Execução > Registrador.
No caso do equipamento vinculado à OS possuir um ascendente - Pai, o apontamento será realizado no ascendente e replicado à todos os seus descendentes.
Caso a “Periodicidade” por calendário não seja preenchida, a periodicidade por registro é obrigatória e vice-versa, pois o preenchimento de uma delas é necessário.
Observação: Ao encerrar OSs sistemáticas, também será verificada a regra "Ao encerrar OS sistemática, utilizar qual data para a geração da próxima OS?" existente em Administração > Regras > guia Planejamento. Sendo assim, poderá ocorrer do sistema gerar a nova OS automaticamente com base na Data de Planejamento ou na Data de Encerramento da OS atual, sem solicitar ao usuário que informe em qual data deverá se basear.
Observação: Quando o equipamento associado à Ordem de serviços foi um descendente - equipamento filho, ao salvar o registro e o sistema identificar informações nos campos "Data" última execução, "Leitura registro" e "Período", o apontamento será realizado no equipamento pai e replicado aos seus descendentes, devido a opção "Recebe apontamento do registrador ascendente" existente no cadastro do equipamento - Equipamento > Equipamento.
|
Como será recalculada a próxima OS?
Quando uma OS é baseada em registradores, ao encerrá-la, nova OS será gerada, com características da OS anterior. Quando baseada em calendário, será levado em conta a Data de última execução dos serviços e Período - informações existentes no campo Data e Período existentes no lado esquerdo da guia Periodicidade.
Caso seja baseada em registradores, será levado em conta o campo Data e Leitura registro, com campo Data última execução preenchido, pois ao planejar ou encerrar a OS, os novos serviços também dependem da informada.
Ao encerrar a OS será obrigatório o preenchimento do valor do registrador - Leitura de encerramento, assim o SIM+ apresentará a mensagem "Obrigatório informar leitura para encerramento de OS sistemática controlada por registrador.".
Após utilizar o botão OK, o cursor será posicionado na guia Atendimento alertando o usuário do preenchimento do campo.
Caso nenhuma das informações tenham sido digitadas, o SIM+ não conseguirá salvar a OS atual, devido à ausência de dados para compor a próxima OS, sendo assim, apresentará a mensagem "Ao menos um dos campos para periodicidade deve ser preenchido.".
Para OSs baseadas em registradores e calendários, a Data de última execução, Período e também Leitura registro e Período registrador serão considerados, assim, o que ocorrer primeiro, determinará a data de execução dos próximos serviços. Por exemplo, a data de execução será daqui 3 dias e o registrador quando alcançar 150 quilômetros. Se no dia seguinte o registrador alcançou os 150 Kms, será levado em conta o registrador.
Devido a isso, é importante no encerramento de OSs baseada em registradores/calendários, que seja informada a data que será levada em conta para cálculo da próxima OS - quando baseada em calendário ou Data e registrador, quando baseada em registradores e/ou calendário.
Observações: Ao encerrar OSs sistemáticas, também será verificada a regra "Ao encerrar OS sistemática, utilizar qual data para a geração da próxima OS?" existente em Administração > Regras > guia Planejamento.
Sendo assim, poderá ocorrer do sistema gerar a nova OS automaticamente com base na Data de Planejamento ou na Data de Encerramento da OS atual, sem solicitar ao usuário que informe em qual data deverá se basear.
No encerramento de OSs sistemáticas, praticamente todos os campos terão suas informações copiadas para a nova OS gerada, com exceção do campo Impedimento que será limpo ao realizar tal ação.
|
A data de planejamento ao salvar OS baseada em registradores:
Observação: Mesmo sugerindo, a Data de Planejamento poderá ser alterada manualmente pelo usuário.
|
Efetuar apontamentos no registrador
Para realizar apontamentos somente nos valores dos registradores, utilize o grupo de menu Execução e a opção Registrador. |
Precedências de datas para cálculos das novas OSs:
Utilizando ou não registradores, sempre que nova ordem de serviços é aberta, seja ela sistemática ou não, podemos reparar que a data de cadastro permanece fixa e inabilitada, já a data de planejamento poderá ser sugerida ou alterada pelo usuário.
Veja como o SIM+ interpretará a precedência de tais datas para cálculo da Data de planejamento:
|
Com relação a obrigatoriedade nos campos Leitura Registro e Data última execução:
Sempre que um campo tiver seu preenchimento definido como obrigatório, o layout dele será apresentado em vermelho.
Como o SIM+ interpreta se a manutenção é feita baseada em calendário e/ou em registradores:
|