Apontamentos de Material

Planejamento > Abertura de OS > Guia Apontamento >

Apontamentos de Material

Previous pageRetornar ao tópico anteriorPróxima Página

Esta opção permite efetuar apontamentos de todos os materiais utilizados para a execução dos serviços, além disso temos 3 opções ao lado do campo material elas são, todos Materiais, Equipamento x Peças e Materiais.

 

Observação: Este tipo de apontamento não será permitido quando a empresa possuir o módulo Estoque, devendo para isso, fazer uma requisição de material.

 

                    Para facilitar a entrada de campos no formato decimal, o campo Custo Unitário possui uma máscara de entrada de dados, assim, após digitar o valor e posicionar o cursor em outro campo, o sistema preenche automaticamente as casas decimais.  Por exemplo, após digitar o valor 12 e posicionar o cursor de volta ao campo Quantidade, automaticamente será apresentado no campo Valor, 12,00.  Isso no caso de ser necessário alterar o valor do custo unitário.

 

 

1. No campo Data, digite a data de utilização do material ou utilize o seletor de datas.

2. Em Material, utilize as seguintes opções:

 
 Todos os Materiais
 

 

 Equipamento X Peças

 

Esta consulta irá exibir ao Usuário somente as peças cadastradas para o equipamento da OS. Serão exibidas as Peças do equipamento para que o usuário selecione.

 

O Sistema deve permitir que mantenha o foco sobre um material, e ao ser acionado o botão “Ok” o material será “carregado” para a tela anterior de Apontamento de Materiais. Caso necessite apontar um segundo material, o procedimento deve ser repetido.

 

 Materiais Previstos

 

Esta opção irá exibir somente os materiais previstos para o equipamento da OS. Atualmente os materiais previstos na OS podem ser visualizados através das opções do menu Planejamento > OS Planejada > tela Abertura de OS > botão Atividade > botão Recursos > botão Material.

 

Para “converter” um ou mais materiais previstos em apontamento, deve marcar um, diversos ou todos os materiais através do checkbox do cabeçalho da grid, e clicar no botão “Salvar”. Neste momento o Sistema validará duas situações diferentes:

 

•        Apontamento de um único material: caso esteja realizando o apontamento somente de um material, o Sistema apresenta o mesmo comportamento atual permitindo a edição do apontamento; ou seja, exibir a tela Apontamento de Material com o material previsto “carregado”, e manter disponíveis a edição dos campos e as opções Salvar, Salvar e Novo, Limpar e Excluir da barra de ferramentas.

 

•        Apontamento de dois ou mais materiais: nesta ação o Sistema realiza automaticamente um Apontamento de Material para cada material que foi marcado. Ou seja, identificando internamente que serão dois ou mais apontamentos, o Sistema realiza automaticamente um apontamento para cada material marcado.

Desta forma, o Sistema deve apresentar a mensagem “{x} apontamento(s) de material(ais) realizado(s) com sucesso.” com o botão “Ok”, informando que todos os materiais marcados foram apontados com sucesso.

 

Após acionar o botão “Ok”, o Sistema deve retornar para a tela de Apontamento de Material somente com o número da OS, Descrição da OS e data atual, pois estes são os campos que permanecem preenchidos no Sistema após salvar um apontamento.

 

3. Informe a quantidade de material utilizada para a execução dos serviços - campo Quantidade.

4. Automaticamente o SIM+ irá apresentar o valor do custo unitário do produto, portanto, o campo já aparece preenchido e seus dados não podem ser editados nesta janela, mas somente ao editar o material.

5. O campo Custo Total será preenchido automaticamente após salvar a requisição de material - botão Salvar.

 

Observação: Caso a regra "Permite apontamentos com data e hora inferiores à data de comunicação" em Administração > Regras de Sistema > guia Planejamento, estiver habilitada como "Sim", ao salvar o apontamento, poderá ocorrer do sistema apresentar a seguinte mensagem "Não é permitido realizar apontamentos antes da data e hora de Comunicação.".

 

Isso indica que a data de apontamento do material é inferior à data de comunicação da falha, existente em Planejamento > Abertura de OS > guia Apontamento > opção Tempos de Atendimento.