Abertura de SS

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Abertura de SS

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Ao acessar o grupo de menu Solicitação e a opção Abertura de SS  será exibida a tela para abertura da solicitação de serviço.

 

Observações: Outra forma de abertura de SSs é feita por meio de atalhos que agilizam o acesso a determinadas informações.  Mas para que isso ocorra é necessário que o gestor indique atalhos para o usuário no fluxo do Workflow - Workflow > Tipo de Solicitação > guia Imagem - Atalho e também que no cadastro de usuário - Administração > Usuário, o campo Local esteja preenchido de forma correta.

 

Com relação ao número da solicitação, o mesmo será preenchido automaticamente pelo sistema após salvar os dados iniciais e obrigatórios da solicitação, tais como, Empresa (no caso de licenças para gerenciamento de outras divisões), Local e Tipo de Solicitação.  

 

Local - Informe o local onde os serviços devem ser executados, caso desconheça o código do mesmo, utilize a lupa de consultas e selecione o local desejado.  Para cadastro do local utilize a opção Cadastros Básicos > Local.

 

Tipo de Solicitação - Como o campo está vinculado ao local, automaticamente o sistema identificará quais são os tipos de solicitações possíveis de execução neste local, portanto, escolha um dos serviços na caixa de combinação.  Para cadastrar tipos de solicitações e vincular as mesmas ao local, proceda da seguinte forma:

 

 

Observações:  O sistema verificará a regra de sistema Trabalhar com qual nível hierárquico? existente em Administração > Regras de Sistema > guia Solicitação e carregará os campos Grupo de tipo de Solicitação, Grupo de tipo de solicitação - nível 2 e tipo de solicitação de acordo com a opção escolhida. Portanto, na abertura de uma solicitação, poderá ocorrer destes campos serem apresentados e seu preenchimento é obrigatório.

 

Após o preenchimento dos campos Empresa, Local, grupo de tipo de solicitação e tipo de solicitação salve a SS - botão Rascunho e será apresentado o seu número.

 

Neste instante o sistema verificará todos os formulários flexíveis vinculados ao tipo de solicitação, portanto, novas guias podem ser exibidas na abertura da solicitação.  Preencha com todas as informações necessárias e não se esqueça das obrigatórias - campos em vermelho.

 

Verifique o preenchimento de campos obrigatórios na guia Atendimento, pois a maior parte deles possui sua regra de obrigatoriedade de preenchimento definida em Administração > Regras de Sistema > guia Solicitação ou Classificação  > edite o tipo de solicitação desejada > guia Regras de Sistema.

 

É importante verificar que:

 

 

 

Após o preenchimento de todos os dados obrigatórios na solicitação de serviços - SS, utilize o botão Rascunho e verificará o campo Solicitação sendo preenchido com um número.

 

Outra característica a ser observada é que a tela de abertura de SS será alterada de acordo com a regra de sistema Trabalhar com qual nível de solicitação? - Administração > Regras de sistema > guia Solicitação, que apresenta as opções abaixo descritas,

 

- Nível 0 - Tipo de Solicitação

- Nível 1 - Grupo de tipo de Solicitação e Tipo de Solicitação

- Nível 2 - Grupo de tipo de Solicitação, Grupo de Tipo de Solicitação - Nível 2 e tipo de solicitação

 

O botão Rascunho irá salvar a solicitação de serviços e mantém o fluxo no elemento do workflow que recebeu o início do processo, ou seja, neste instante não será feita a solicitação.  

 

 

 

 

 

Observações:

 

Por exemplo, se o primeiro elemento do workflow possui a ação de "Encaminhar para análise", automaticamente após o uso do botão Solicitar o SIM+ processará a informação automaticamente sem prévio aviso.  Caso o primeiro elemento seja de decisão, como "Aprovar Orçamento ?", o usuário deverá decidir qual a ação a tomar, se Aprova ou Reprova o orçamento.

 

 

 

 

Na abertura da solicitação de serviços, são apresentados os seguintes botões:

 

Botão

Descrição

  • Botão Solicitar

Permite a execução do próximo elemento – ação do workflow.

  • Botão Rascunho

Permite salvar os dados atualmente digitados na SS e continua na mesma etapa, ou seja, não será feita nenhuma solicitação de execução de serviços.  

Após sua utilização, o número da solicitação será gerado automaticamente, a situação será preenchida com a mensagem "iniciar processo" e a barra de ferramentas será alterada, acrescentando os seguintes botões:

 

  • Botão Salvar

Permite gravar as informações digitadas no cadastro.

 

  • Botão Workflow

Apresenta as próximas etapas do workflow além das opções Apropriar, Encaminhar, Liberar e Comentário, descritas abaixo.

 

  • Botão SLA

Apresenta o relatório de SLA com a especificação das etapas, tempos de atendimento e execução das mesmas com cálculos em tempo real.

 

  • Botão Fluxo

Apresenta a imagem (fluxograma) vinculado ao workflow.

  • Botão Limpar

Limpa as informações anteriormente cadastradas permitindo que novo registro seja gerado.

  • Botão Cancelar

Permite cancelar a solicitação de serviços em qualquer etapa do workflow, independente do processo, elemento, grupo de trabalho ou situação em que a mesma se encontra, exceto quando a mesma estiver finalizada.  Assim, a situação da mesma passa a ser Cancelado após a utilização do botão.  Para maiores informações, verifique - Cancelar solicitação.

  • Botão  Anexar

Permite a inserção de anexos à SS. Caso a SS contenha anexos, ao lado de seu número será exibido o ícone ao lado de seu número.  Para a visualização do anexo, utilize o Botão Anexar, em seguida um clique no Botão Download.

Para maiores informações a respeito de como anexar documentos à OS, SS ou outros pontos, consulte o tópico Anexar Documentos.

  • Botão Imprimir

Permite imprimir a SS atualmente carregada.

  • Botão OS x SS

Permite vincular e desvincular Ordens de Serviços – OSs à SS além de exibir um relatório com todas as que tenham sido vinculadas à SS atual.

Consulte o tópico Vincular OSs para maiores detalhes.