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Abertura de SS |
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Ao acessar o grupo de menu Solicitação e a opção Abertura de SS será exibida a tela para abertura da solicitação de serviço.
Observações: Outra forma de abertura de SSs é feita por meio de atalhos que agilizam o acesso a determinadas informações. Mas para que isso ocorra é necessário que o gestor indique atalhos para o usuário no fluxo do Workflow - Workflow > Tipo de Solicitação > guia Imagem - Atalho e também que no cadastro de usuário - Administração > Usuário, o campo Local esteja preenchido de forma correta.
Com relação ao número da solicitação, o mesmo será preenchido automaticamente pelo sistema após salvar os dados iniciais e obrigatórios da solicitação, tais como, Empresa (no caso de licenças para gerenciamento de outras divisões), Local e Tipo de Solicitação.
Local - | Informe o local onde os serviços devem ser executados, caso desconheça o código do mesmo, utilize a lupa de consultas e selecione o local desejado. Para cadastro do local utilize a opção Cadastros Básicos > Local. |
Tipo de Solicitação - Como o campo está vinculado ao local, automaticamente o sistema identificará quais são os tipos de solicitações possíveis de execução neste local, portanto, escolha um dos serviços na caixa de combinação. Para cadastrar tipos de solicitações e vincular as mesmas ao local, proceda da seguinte forma:
Observações: O sistema verificará a regra de sistema Trabalhar com qual nível hierárquico? existente em Administração > Regras de Sistema > guia Solicitação e carregará os campos Grupo de tipo de Solicitação, Grupo de tipo de solicitação - nível 2 e tipo de solicitação de acordo com a opção escolhida. Portanto, na abertura de uma solicitação, poderá ocorrer destes campos serem apresentados e seu preenchimento é obrigatório.
Após o preenchimento dos campos Empresa, Local, grupo de tipo de solicitação e tipo de solicitação salve a SS - botão Rascunho e será apresentado o seu número.
Neste instante o sistema verificará todos os formulários flexíveis vinculados ao tipo de solicitação, portanto, novas guias podem ser exibidas na abertura da solicitação. Preencha com todas as informações necessárias e não se esqueça das obrigatórias - campos em vermelho.
Verifique o preenchimento de campos obrigatórios na guia Atendimento, pois a maior parte deles possui sua regra de obrigatoriedade de preenchimento definida em Administração > Regras de Sistema > guia Solicitação ou Classificação > edite o tipo de solicitação desejada > guia Regras de Sistema.
É importante verificar que:
Após o preenchimento de todos os dados obrigatórios na solicitação de serviços - SS, utilize o botão Rascunho e verificará o campo Solicitação sendo preenchido com um número.
Outra característica a ser observada é que a tela de abertura de SS será alterada de acordo com a regra de sistema Trabalhar com qual nível de solicitação? - Administração > Regras de sistema > guia Solicitação, que apresenta as opções abaixo descritas,
- Nível 0 - Tipo de Solicitação
- Nível 1 - Grupo de tipo de Solicitação e Tipo de Solicitação
- Nível 2 - Grupo de tipo de Solicitação, Grupo de Tipo de Solicitação - Nível 2 e tipo de solicitação
O botão Rascunho irá salvar a solicitação de serviços e mantém o fluxo no elemento do workflow que recebeu o início do processo, ou seja, neste instante não será feita a solicitação.
Observações:
Por exemplo, se o primeiro elemento do workflow possui a ação de "Encaminhar para análise", automaticamente após o uso do botão Solicitar o SIM+ processará a informação automaticamente sem prévio aviso. Caso o primeiro elemento seja de decisão, como "Aprovar Orçamento ?", o usuário deverá decidir qual a ação a tomar, se Aprova ou Reprova o orçamento.
Na abertura da solicitação de serviços, são apresentados os seguintes botões:
Botão |
Descrição |
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Permite a execução do próximo elemento – ação do workflow. |
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Permite salvar os dados atualmente digitados na SS e continua na mesma etapa, ou seja, não será feita nenhuma solicitação de execução de serviços. Após sua utilização, o número da solicitação será gerado automaticamente, a situação será preenchida com a mensagem "iniciar processo" e a barra de ferramentas será alterada, acrescentando os seguintes botões: |
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Permite gravar as informações digitadas no cadastro. |
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Apresenta as próximas etapas do workflow além das opções Apropriar, Encaminhar, Liberar e Comentário, descritas abaixo. |
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Apresenta o relatório de SLA com a especificação das etapas, tempos de atendimento e execução das mesmas com cálculos em tempo real. |
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Apresenta a imagem (fluxograma) vinculado ao workflow. |
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Limpa as informações anteriormente cadastradas permitindo que novo registro seja gerado. |
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Permite cancelar a solicitação de serviços em qualquer etapa do workflow, independente do processo, elemento, grupo de trabalho ou situação em que a mesma se encontra, exceto quando a mesma estiver finalizada. Assim, a situação da mesma passa a ser Cancelado após a utilização do botão. Para maiores informações, verifique - Cancelar solicitação. |
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Permite a inserção de anexos à SS. Caso a SS contenha anexos, ao lado de seu número será exibido o ícone Para maiores informações a respeito de como anexar documentos à OS, SS ou outros pontos, consulte o tópico Anexar Documentos. |
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Permite imprimir a SS atualmente carregada. |
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Permite vincular e desvincular Ordens de Serviços – OSs à SS além de exibir um relatório com todas as que tenham sido vinculadas à SS atual. Consulte o tópico Vincular OSs para maiores detalhes. |