Para facilitar o cadastro de novos procedimentos é possível copiar um procedimento padrão para outro. Assim, todas as atividades e previsão de recursos existentes também serão inseridos na cópia.
Isso facilita quando determinadas divisões possuem procedimentos similares e necessitam de acrescentar determinadas atividades em outros. Desta forma, ao copiar, basta incluir ou alterar pequenas informações e não ser preciso digitá-las novamente.
Para copiar um procedimento padrão:
- No grupo de menu Planejamento, utilize a opção Procedimento Padrão.
- Selecione com um clique sobre o procedimento padrão a copiar - origem.
- Em seguida, clique no botão Copiar.
- No grupo Dados de Origem o sistema identifica as informações cadastradas no procedimento.
- Em Dados de Destino, é obrigatório informar o novo código que o procedimento padrão deverá receber, assim como a sua descrição.
- Os demais campos - Classificação, Classificação1, Autor, Versão e Manual, não são obrigatórios, portanto, sendo conveniente, cadastre-as.
- A opção "Vincular o procedimento de destino ao procedimento de origem" permite vincular procedimento de destino à cópia de origem, mas somente poderá ser habilitada quando a situação do procedimento de origem for igual a Aprovado ou Desativado.
- Procedimentos cuja situação é igual a Aprovado ou Desativado, permite a cópia.
- Para realizar a cópia, utilize o botão Salvar.
- Caso o campo Procedimento Padrão nos dados do destino não tenha sido informado o SIM+ não permitirá a cópia, apresentando a mensagem "Todos os campos obrigatórios devem ser preenchidos."
- Se necessário, copie-o novamente para outro procedimento.
- Após efetuar as cópias necessária, utilize o botão Fechar.
- Ao salvar o novo procedimento, o SIM+ verificará se o código informado foi cadastrado anteriormente, por isso, quando o procedimento padrão existir poderá ser apresentada a seguinte mensagem "Código do Procedimento Padrão já cadastrado.".
- Ao retornar à janela de consulta de procedimentos padrão, utilize o botão Atualizar para verificar a lista de procedimentos padrão.
- Para verificar a origem - procedência dos dados do procedimento, edite o procedimento de destino - Planejamento > Procedimento Padrão > um clique no procedimento desejado em seguida, clique no botão Editar.
- O campo Versão Anterior apresenta o código do procedimento de origem.
- Como se trata de um campo hiperlink, será possível carregá-lo rapidamente com um clique sobre tal campo.
- Para retornar ao procedimento de origem, clique no hiperlink existente em Versão Posterior.
- Algumas considerações importantes:
- Todo procedimento copiado terá a situação igual a Rascunho, assim, atividades e previsão de recursos poderão ser adicionados ou editados.
- O procedimento de destino - no exemplo acima descrito como 0203_02, não poderá ser utilizado em qualquer ordem de serviço enquanto o procedimento de origem - 0203, não possuir a situação igual alterada para Desativado. Caso o usuário tente utilizá-lo, será apresentada a mensagem "A versão anterior do Procedimento Padrão está em uso. É necessário desativá-la para alterar a situação do procedimento atual para Aprovado.".
| Portanto, é importante verificar se ordens de serviços possuem procedimentos padrão vinculados, ao copiar tais procedimento faça uma cópia simples, ou seja, a opção "Vincular o procedimento de destino ao procedimento de origem" deve permanecer desabilitada. |
- Quando o procedimento padrão estiver com a situação "Desativado" e possuir nova cópia - Versão posterior, não será possível reativá-lo novamente. Ao tentar alterar a situação o SIM+ apresentará a seguinte mensagem "O Procedimento Padrão não pode ser ativado por existir nova versão do Procedimento Padrão em uso.".
- Cópias simples - quando a opção "Vincular o procedimento de destino ao procedimento de origem" não é apresentada.
| Neste caso, o procedimento de destino não possui qualquer vínculo com o de origem, a finalidade é a de reaproveitar as atividades e recursos previstos. Isso significa que há uma versão anterior que foi utilizada para cópias anteriores. |
Precisa verificar quando foi aprovado, reprovado ou quem executou tal ação? Simples, basta consultar o histórico da situação. Para isso, edite o procedimento padrão - grupo de menu Planejamento > Procedimento Padrão > selecione o procedimento > um clique no botão Editar, em seguida, clique no botão Histórico da situação.