Classificação >
Natureza do Serviço |
![]() ![]() ![]() |
Para a que o SIM+ possa classificar as Solicitações ou Ordens de Serviços e definir uma prioridade para sua execução, é importante cadastrar a natureza dos serviços a serem executados, de acordo com os riscos envolvidos.
Ao classificar a natureza dos serviços, uma matriz de criticidade é utilizada para que se possa definir a importância dos equipamentos e/ou instalações e assim, priorizar a execução das tarefas.
Nesta etapa. será identificado se a falha no equipamento coloca em risco a segurança pessoal e das instalações, se irá impactar na continuidade operacional, na qualidade do produto ou até mesmo nos negócios geridos pela empresa. Portanto, a natureza de serviços poderá utilizar a seguinte importância:
Natureza do Serviço |
Descrição |
1 |
Risco de Vida |
2 |
Risco ao meio ambiente |
3 |
Afeta a qualidade do produto ou serviço |
4 |
Afeta o volume do produto ou serviço |
5 |
Conservação do equipamento ou área |
6 |
Serviços de melhoria |
7 |
Serviços rotineiros |
8 |
Conforto |
Para cadastrar a Natureza dos serviços, proceda da seguinte forma:
Simples, de forma automática onde irá verificar o cruzamento entre a classe do equipamento e a natureza dos serviços:
Para acompanhar como é feito o cruzamento das informações, utilizaremos como exemplo, as tabelas de classe de equipamento e natureza dos serviços:
Classe do equipamento |
|
Natureza do Serviço |
||
Código |
Classe |
|
Código |
Descrição |
1 |
Vital e único |
|
1 |
Risco de Vida |
2 |
Vital e não único |
|
2 |
Risco ao meio ambiente |
3 |
Não vital e único |
|
3 |
Afeta a qualidade do produto ou serviço |
4 |
Não vital e não único |
|
4 |
Afeta o volume do produto ou serviço |
5 |
Improdutivo |
|
5 |
Conservação do equipamento ou área |
|
|
|
6 |
Serviços de melhoria |
|
|
|
7 |
Serviços rotineiros |
|
|
|
8 |
Conforto |
Para determinar a prioridade de atendimento da ordem de serviços, será necessário utilizar a opção Prioridade do grupo de menu Classificação.