Através da opção Disponibilidade do grupo de menu Workflow, é possível definir qual o período de trabalho padrão para cálculo de SLAs de workflows.
Esta opção - Disponibilidade, somente estará visível caso a regra de sistema Qual disponibilidade de grupo de trabalho deseja utilizar para cálculo de SLA do workflow? - Administração > Regra de sistema > guia SLA, seja definida como Geral ou Geral e Grupo de Trabalho.
Portanto, caso a mesma não esteja disponível, a disponibilidade deverá ser definida por meio do botão Disponibilidade existente em Workflow > Grupo de Trabalho.
- Definir Disponibilidade comum a todos os grupos
Uma das facilidades do SIM+ é poder definir a disponibilidade comum a todos os grupos de trabalho cadastrados. Neste processo, tal disponibilidade será levada em consideração no processo de redirecionamento automáticos das etapas do workflow, bem como em cálculos de SLA.
Para definir a disponibilidade comum a todos os grupos, proceda da seguinte forma:
- Utilize a opção Disponibilidade existente no grupo menu Workflow.
- Informe o ano que deseja cadastrar a disponibilidade por meio do seletor
. - Para definir a disponibilidade para uma data específica:
- Clique sobre a data desejada - será apresentada em verde.
- Informe o horário de início.
- Informe o horário de término.
Observação: É possível definir até 05 disponibilidades de trabalho para uma data ou período.
- Clique no botão Salvar para que a data com a disponibilidade informada seja apresentada em amarelo.
- Para definir a disponibilidade para um mês:
- Clique na caixa de seleção Selecionar o mês existente acima do mês desejado.
- Neste caso, todos os dias do mês serão selecionados - em verde.
- Imagine que aos sábados e domingos não há expediente, portanto, devem ser desmarcados. Para isso, clique na opção Domingo e Sábado.
- Defina o período da escala de trabalho em Início e Término.
- Salve o período informado - botão Salvar.
- Para definir disponibilidade para um período:
- Clique com o botão esquerdo do mouse no primeiro dia.
- Arraste o mouse até o período de término para que todos os dias aparecem selecionados - em verde.
- Caso seja um período no mesmo mês, mantenha a tecla <Ctrl> pressionada.
- Outra forma de selecionar é um clique na primeira data do período e manter a tecla <Shift> pressionada enquanto clica na data final, assim o sistema irá selecionar desde a data inicial até a última data.
- Defina o horário de trabalho - Início e Término
- Salve a disponibilidade - botão Salvar.
Caso o usuário utilize o botão Salvar sem que nenhuma disponibilidade tenha sido cadastrada, o sistema verificará quais os novos dados sejam salvos, portanto, apresentará a seguinte mensagem "Todos os campos obrigatórios devem ser preenchidos.".
Após a seleção do período desejado, se nenhum horário de trabalho foi definido como Início ou Término e o botão Salvar foi utilizado, o sistema apresentará a seguinte mensagem "Para executar esta ação é necessário especificar o horário de trabalho.".
- Para excluir uma definição de disponibilidade:
- Selecione a data desejada ou período.
- Clique no botão Excluir.
- Visualizar a disponibilidade definida:
- Selecione a data que deseja visualizar
- Duplo clique sobre a mesma e terá a definição do horário de trabalho da data selecionada.