Administração >
Preferências |
![]() ![]() ![]() |
O relatório existente em Gestão > Preferências, possibilita ao Gestor, maior controle das preferências existentes, podendo verificar a qualquer momento quais foram publicadas por e para ele, além de possibilitar a edição ou publicação para outros usuários e/ou grupos de acessos.
Ao utilizar o grupo de menu Gestão, opção Preferências, serão apresentadas todas as preferências existentes - criadas pelo usuário logado ou publicadas ao mesmo.
Para gerar novos relatórios utilize a opção coluna existente no Botão Selecionar ou o atalho - .
Para agrupar dados por meio do campo Consulta, selecione a coluna - barra de títulos em azul e arraste-o até a área "Para agrupar, arraste o título da coluna para cá".
Para expandir o item utilize o botão Expande - |
Ao abrir o relatório de preferências, serão listadas todas aquelas existentes na divisão logada pelo usuário, portanto, será possível visualizar preferências geradas por outros usuários.
Dependendo da permissão - Administração > Grupo de Acessos, será possível alterar e até mesmo excluir a preferência.
Para editar - verificar o conteúdo da preferência, selecione-a, em seguida clique no botão Editar.
Para alterar a preferência, após selecioná-la, utilize o Botão Selecionar e utilize as opções Colunas, Filtro ou Ordem.
Para publicar a outros usuários ou grupos utilize o botão Selecionar e a opção Publicar.
Dependendo do tipo de permissão de acesso do usuário, ao editar ou excluir a preferência, o sistema poderá apresentar a mensagem "Acesso negado.".
Para maiores informações sobre permissões e grupos de acessos, verifique o tópico Grupo de Acesso. |
Excluir uma ou mais preferências
Para excluir uma ou mais preferências, proceda da seguinte forma:
Observação: Antes de excluir preferências selecionadas, o sistema realiza algumas validações, tais como a verificação de permissão para a exclusão - verifique mais a respeito no tópico - Permissões de Acesso, portanto, caso não possua permissão, não poderá excluir quaisquer preferências.
Outra validação realizada diz respeito a quem gerou a preferência, pois uma vez tendo permissão, o usuário poderá excluir preferências de outros usuários. Isso facilita muito para os gestores/administradores do sistema que devem excluir preferências geradas por usuários que foram demitidos, preferências que caíram em desuso, entre outros motivos.
Sendo assim, ao selecionar várias preferências e tentar excluir, e o sistema identificar que pertencem a outro usuário, será apresentada a seguinte mensagem "Existe(m) Preferência(s) selecionada(s) que pertence(m) a outro(s) usuário(s), e será(ão) permanentemente excluída(s). Continuar?".
Dependendo do tipo de permissão de acesso do usuário, ao excluir a preferência, o sistema poderá apresentar a mensagem "Uma ou mais Preferências de outros usuários não foram excluídas devido a permissão para excluir.".
Para a exclusão de preferências, são necessárias permissões de Nível Específico, concedidas pelo Administrador do sistema. |
Remover Publicação de preferências:
Pelo fato de uma preferência poder ser publicada à vários outros usuários, muitas vezes o administrador do sistema ou outro usuário com permissões de publicação, poderá impedir o compartilhamento de determinadas preferências a outros usuários.
Sendo assim, a publicação de preferências também pode ser removida, para isto, proceda da seguinte forma:
Observação: No caso do usuário não possuir permissão para remover a publicação, o Botão Remover Publicação não estará visível.
Observação: Caso existam preferências publicadas parcialmente, dentre às selecionadas, será apresentada a seguinte mensagem "Caso existam Preferências com publicação parcial, as mesmas não serão afetadas.".
Observação: Caso existam preferências publicadas a todos os usuários, dentre às selecionadas, será apresentada a seguinte mensagem "Caso existam Preferências com publicação a todos, as mesmas não serão afetadas.".
Sendo assim, ao utilizar o Botão OK, será removida a publicação de todas as preferências selecionadas e a janela atualizada. Caso tenha utilizado o Botão Cancelar, nenhuma publicação será removida e as preferências selecionadas perdem o foco.
Observação: Para verificar o tipo de publicação, se parcial ou à todos, verifique se a preferência atual possui a coluna Tipo de Publicação, caso não exista, inclua por intermédio do Botão Selecionar, opção Colunas.
Para remover a publicação de preferências, é necessário permissão de acesso de nível específico, concedidas pelo Administrador do Sistema. |