Planejamento >
Requisição |
![]() ![]() ![]() |
Para a execução de serviços em determinada ordem de serviços é necessário que alguns materiais sejam requisitados, assim, tanto o almoxarifado providenciará tal material no local e data correta, quanto o executante dos serviços terá plena convicção de que os mesmos estarão disponíveis.
Observação: Para a visualização da opção Requisição quando a empresa/divisão não possui o módulo estoque, será necessário habilitar a regra "Quando não houver o Módulo de Estoque, apresentar o Cadastro de Requisição?" com a opção Sim. Neste caso, será apresentada a opção Requisição tanto no grupo de menu Planejamento, bem como na abertura de OS, por intermédio do Botão Processos - Planejamento > Abertura de OS. Quando não houver o Módulo de Estoque
A ação de requisitar materiais poderá ser executada de duas formas, por meio da ordem de serviços ou por meio do almoxarifado. Vejamos cada uma delas:
Requisitar materiais através da OS - quando a empresa possuir o módulo Estoque
Observação: Caso a empresa não possua o grupo de menu Estoque, NÃO haverá nenhum depósito a ser cadastrado, portanto, nenhum código será informado para o campo, assim, a requisição possuirá a informação DEPÓSITO preenchida automaticamente no campo Depósito e estará inabilitado para edição de dados. Neste caso, não será realizado um apontamento de material, mas sim um cadastro vinculado à Ordem de Serviço. Neste caso, não será gerado qualquer apontamento de material, mas sim um cadastro vinculado à OS.
A mesma janela será apresentada também na Abertura da OS - Planejamento > Abertura de OS > Botão Processos > opção Requisição, possuindo as mesmas características com relação ao depósito - sem o módulo estoque a informação de Depósito permanecerá inabilitada e apresentado a informação DEPOSITO preenchida automaticamente no campo Depósito.
Existindo o grupo de menu Estoque, a requisição necessita da informação do código do depósito, bem como do material e quantidade, e tal informação poderá ser realizada na requisição por intermédio do grupo de menu Planejamento > Requisição ou do Botão Processos na abertura da OS - Planejamento > Abertura de OS.
Ao utilizar o botão OK, todos os materiais requisitados serão eliminados da atual requisição e não serão atendidos. Portanto, o ideal é salvar uma requisição, fechar a janela em seguida, requisitar materiais de outro depósito. |
Requisitar materiais por intermédio do grupo de menu Planejamento:
Para atender serviços emergenciais poderá ocorrer de um solicitante ir diretamente ao estoque e requisitar um material, neste caso ele deverá informar para qual ordem de serviços o material será necessário:
Para verificar todas as requisições existentes, clique no botão lupa de consultas ao lado do número da requisição.
Outra forma de verificar as requisições existentes é utilizar o Botão Consulta existente no canto direito da janela Requisição.
Após carregar uma das requisições, o sistema identificará a situação da mesma:
Após requisitar um material para a execução de serviços, será necessário que o almoxarifado efetue a recepção da requisição em seu sistema, ou seja, dar baixa do atendimento da solicitação do material. Para isso, utilize a opção Recepção de Requisição existentes no grupo de menu Estoque. |
Para cancelar uma requisição, proceda da seguinte forma:
|
Para executar determinadas ações na opção de Requisição de materiais, tais como Inclusão, alteração, exportação e cancelamento, serão necessárias algumas permissões de acesso de Nível específico. Tais permissões são definidas pelo Gestor/Planejador por intermédio do grupo de menu Administração > Grupo de Acesso, após selecionar o Grupo de Acesso, edite-o.
Para usuários do tipo Solicitante também há a necessidade de definir permissões de acesso às mesmas opções, mas neste caso o nível será Solicitação. |
Observação: Ao utilizar a aplicação SIM+ o sistema verificará o tipo de licença utilizada, onde determinados usuários a fim de gerenciar atividades por meio de relatórios devem consumir licenças - permissões de utilização, de nível Genérico e/ou Específico. Já os solicitantes devem receber nível de acesso Solicitação.
A cada usuário logado, inicialmente será verificado seu perfil, portanto poderá ocorrer de alguns acessos serem impedidos, devido ao tipo de licença fornecida. Por exemplo, a empresa adquiriu 10 licenças para gestores e 200 para solicitantes. Quando o décimo primeiro usuário com perfil de gestor efetuar o login o sistema informará ao usuário por meio de caixa de mensagens que tal operação está indisponível.
O que ocorrerá caso um Solicitante acesse o relatório Histórico de SS? Simples, uma licença de nível Solicitação será utilizada. Caso um Gestor faça uso do mesmo relatório, a licença será a de nível Específico. Pode-se concluir que a licença será contabilizada conforme o nível do grupo de acesso do usuário.