Administração > Usuário >
Cadastrar disponibilidade do usuário |
![]() ![]() ![]() |
Por intermédio do Botão Disponibilidade existente no cadastro do usuário -Administração > Usuário, será permitido informar a disponibilidade de trabalho do usuário, desta forma, será possível determinar que o usuário, ou um grupo deles, possui horário diferenciado da empresa/divisão. Para maiores detalhes de como cadastrar disponibilidade para a empresa, verifique o tópico Cadastrar disponibilidade por calendário.
Para determinar qual a disponibilidade do usuário - se diferente da divisão / empresa, proceda da seguinte forma:
Observação: Caso tenha sido cadastrada anteriormente qualquer disponibilidade para a empresa ou indisponibilidade, o calendário apresentará tais ocorrências. Ao selecionar mais de um usuário e utilizar a opção Calendário, o SIM+-MRO somente irá editar um registro por vez, portanto, aquele em que a linha está focada - selecionada em tom escuro - preto.
Para verificar o cadastro da disponibilidade, utilize o grupo de menu Administração > Disponibilidade.
Para excluir um registro, selecione-o - um clique na caixa de seleção, em seguida, utilize o Botão Excluir. |
Para utilizar o calendário e cadastrar a disponibilidade para mais de um usuário, você deverá executar:
|
Para cadastrar a disponibilidade de forma simplificada a um usuário, proceda da seguinte forma:
(*) É importante verificar a diferença entre o cadastro de disponibilidade por calendário e simplificado. No calendário, ao selecionar os dias da semana, será informado ao sistema que tais dias, não há disponibilidade. Já no cadastro simplificado, devem ser informados quais os dias o usuário está disponível, portanto devem ser selecionados os dias da semana trabalhados.
Outra forma de verificação do cadastro do usuário é selecionar o usuário e em seguida, utilizar o Botão Disponibilidade, opção Calendário existente no cadastro do usuário - Administração > Usuário e a disponibilidade do usuário - datas cadastradas, serão apresentadas em evidência - cor amarela.
Para editar qualquer data, dê duplo clique na mesma e o sistema apresentará o horário de trabalho do usuário.
Observação: Caso tenha selecionado várias das - <Ctrl> + um clique na data desejada, para removê-las, será necessário realizar o mesmo processo, ou seja, manter a tecla <Ctrl> pressionada e um clique na data.
|
Existem várias formas de excluir disponibilidade cadastrada a um usuário, por intermédio do calendário ou simplificado.
Observação: No caso do campo Período não possuir informações - em branco, ao utilizar o Botão Excluir, será exibida a mensagem "Todos os campos obrigatórios devem ser preenchidos.".
|
Determinados usuários tem disponibilidade diferenciada dos demais, por trabalharem em esquema de escalas de 3x1 - três dias trabalhados e um de descanso, 5x2 - cinco dias trabalhados e dois de descanso, entre outros. Para tais usuários o cadastro de disponibilidade deverá ser executado da seguinte forma:
Observação: Para facilitar o cadastro de vários usuários em esquema de escala de trabalho, gere filtros, por exemplo, todos os usuários da categoria Estagiários, do Local Administração, de determinada empresa, etc. Para isso, utilize o Botão Selecionar, seguido da opção filtro.
Observação: O cadastro de disponibilidade por escala somente é possível de ser realizado por usuário e não para toda a empresa/divisão logada.
Conforme a definição de disponibilidade simplificada, a por escala também possui algumas considerações importantes de serem observadas:
Período: 01/07/2014 à 20/07/2014 Escala 1: 5 dias de trabalho e 2 dias de folga. Horário 1: das 10:00 às 12:00 e das 13:00 às 15:00.
Escala 2: 3 dias de trabalho e 1 dia de folga. Horário 2: das 10:00 às 12:00 e das 13:00 às 15:00.
Para compor a escala, deverá tomar como base a data inicial 01/07, acrescentar cinco dias trabalhados - até 05/07, em seguida, estipular a folga de dois dias - 06 e 07/07. Em seguida, deverá gerar disponibilidade de três dias - 10/07, com mais um dia de folga - 11/07. Inicia-se a contagem da primeira escala - cinco dias trabalhados e dois de folga, portanto, período trabalhado de 12/07 a 16/07, dois dias de folga - 17 e 18/07. Novamente a segunda escala - três dias trabalhados e um de folga, portanto, trabalho de 19 a 21/07 e mais um dia de folga - 22/07. Como o período da escala termina em 20/07, não será considerado o dia 21/07 como dia trabalhado.
Portanto, para cálculo da disponibilidade, leva-se em conta em primeiro lugar o período, em seguida os horários da escala 1, em seguida os horários da escala 2 e assim sucessivamente até a escala 6. Quando não encontrar valores na segunda escala, executará dia a dia a primeira até a data final. Não encontrando valores na terceira escala, executará a primeira e a segunda até o final do período. E assim sucessivamente obedecerá escala a escala até a data final do período. |
Para facilitar o cadastro da disponibilidade para usuários de determinado local, categoria ou outro filtro qualquer, é possível efetuar a cópia desta disponibilidade para vários outros. Veja como é simples:
Observação: Ao utilizar a opção Cópia de Disponibilidade existente no Botão Disponibilidade, os dados de origem sempre levam em conta o usuário selecionado ou que recebeu o foco - cursor posicionado sobre ele. |
Para determinar todas as datas em que o usuário não está disponível para executar qualquer tarefa, é necessário cadastrar sua indisponibilidade. Por exemplo, todos os sábados e domingos, feriados, férias, emendas de feriados, entre outros, ou seja, a indisponibilidade é toda data que se tem ciência antecipadamente de que o funcionário não estará disponível, um bom exemplo, é uma emenda de feriado, que ocorre em dia da semana e se não for avisado, nos relatórios gerenciais entende-se que é um período trabalhado.
Observação: Toda indisponibilidade tem duração de 24 horas.
Observação: Por se tratar de campo obrigatório, caso o campo Motivo não contenha informações e o usuário indicou somente o período, após utilizar o Botão Salvar, será apresentada a seguinte mensagem "Todos os campos obrigatórios devem ser preenchidos.".
|
Para executar alterações e inclusões na funcionalidade, serão necessárias algumas permissões de acesso do Tipo Específico. Tais permissões são definidas pelo Gestor/Planejador por intermédio do grupo de menu Administração > Grupo de Acesso, após selecionar o Grupo de Acesso, edite-o.
|