Administração > Regras de Sistema >
Guia Avisos - E m a i l |
![]() ![]() ![]() |
Nesta guia o usuário define as regras de comunicação do sistema, quais ações a serem tomadas, bem como usuários que devem receber mensagens eletrônicas e seu conteúdo.
Para recolher ou expandir as propriedades existentes em cada grupo de opções de configurações, basta um clique sobre a barra de títulos.
Na primeira parte da guia, encontramos as definições de envio de mensagens ao solicitante, ao Gestor e responsáveis, para isso, basta escolher a opção Sim para o envio ou Não para não enviar mensagens a cada uma das opções.
Observação: Caso alguma alteração tenha sido realizada em qualquer uma das guias existentes em Administração > Regras de Sistema, para desfazê-las, basta um clique no botão Voltar Padrão. Assim, será apresentada a seguinte mensagem "Deseja voltar todos os valores de Regras para o Padrão?".
Ao utilizar a opção "Sim", TODAS as regras voltam ao padrão do sistema. No caso da opção "Não", nenhuma alteração será realizada, as regras permanecem conforme definidas pelo usuário.
SMTP - sigla derivada de "Simple Mail Transfer Protocol" - Protocolo de transferência de correio simples que deverá conter o protocolo - endereço padrão utilizado para o envio de e - m a i l (*). Porta - porta de comunicação sugerida como a mais segura por um comitê, no caso o CGI - Comitê Gestor da Internet, que tem a finalidade de reduzir o número de envio de spams - e-m a i l s(*) não solicitados, enviados para um grande número de pessoas. SSL/TLS(**) - ao habilitar a opção irá identificar que o protocolo interno a ser utilizado no envio de mensagens eletrônica, será o SSL/TLS - Usuário - endereço eletrônico do usuário que envia as mensagens eletrônicas. Senha - senha do usuário para o envio de mensagens eletrônicas. Emitente - endereço eletrônico do emissor das mensagens eletrônicas. Emitente - nome - Nome do emissor ou equipe que envia as mensagens eletrônicas, como por exemplo, SIM+ - Equipe de Manutenção.
(**) SSL - sigla derivada de Secure Socket Layoer que em português possui o significado de Protocolo de Camada de Sockets Segura e a sigla TLS - Transport Layer Security, cujo significado em português é Segurança da Camada de Transporte. Tais protocolos criptográficos conferem segurança de comunicação na Internet para serviços como e - m a i l , navegação por páginas e outros tipos de transferência de dados.
Neste grupo de opções - E m a i l (*)- configuração devem ser definidas as configurações de portas para envio e recebimento de mensagens. |
Neste grupo será permitida a formatação de envios de mensagens para:
Todas as opções funcionam da seguinte forma:
Observações: Com estas configurações e formatações, quase todas as mensagens eletrônicas disparadas devem seguir as especificações fornecidas, mas existem casos em que as configurações devem ser realizadas quando o Gestor utiliza processos executados por meio de workflows, que possuem configurações próprias para cada etapa do fluxo de trabalho e devem ser configurados em Workflow > Modelo de Avisos.
|
Ao configurar as mensagens a serem enviadas aos usuários, sejam eles Solicitantes, Gestores entre outros, dependendo do tipo de e - m a i l, podem ser utilizadas as informações existentes nos cadastros das ordens de serviços e solicitações de serviços. |
![]() | Como as mensagens eletrônicas - E m a i l (*), são disparados: |
Para que as mensagens sejam encaminhadas ao gestor/ responsável pela equipe, entre outros, é necessária a verificação de determinados pontos:
|
E m a i l (*) - palavra grafada de forma incorreta devido à problemas de bloqueio na utilização de firewall em algumas empresas.