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Atividade |
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A opção Atividade do grupo de menu ILP, permite planejar todas as atividades de lubrificação, inspeção e preditivas.
Utilize o grupo de menu ILP > Atividade.
Indique a data de última execução das tarefas - campo Data na categoria Última Execução. Outra informação obrigatória é a periodicidade com que a atividade é realizadas, ou seja, de quando em quando tempo, para isso, informe um valor numérico em Período e no campo ao lado, o tipo de periodicidade - Dia(s), Semana(s), Mês(es) ou ano(s).
Após informar todos os campos obrigatórios - em vermelho, utilize o Botão Salvar para gravar a atividade.
Ao salvar a atividade - Botão Salvar, será calculada a da próxima execução da atividade - campo Data prevista calendário da categoria Próxima Execução.
Determinadas atividades realizadas em equipamentos, podem exigir apontamentos em seus registradores, por exemplo, há equipamentos com odômetros onde a inspeção deve ser realizadas a cada 200 quilômetros, pontos, ou outros indicadores conhecidos como registradores. Para indicar qual o valor encontrado no registrador no momento da inspeção, preencha o campo Leitura registro. Quando a atividade possuir a necessidade de realização de acordo com o registrador, indique o valor no campo Período - Registrador, por exemplo, a cada 100 Km, assim, digite 100 em Período - Registrador.
Para cadastrar novas atividades, utilize o Botão Salvar e Novo que além de salvar o registro, limpa as informações agilizando o trabalho.
Os campos Atividade - código e descrição, Tipo de Atividade - código e descrição, Data - de última execução e Período - Periodicidade, são de preenchimento obrigatório, portanto, após salvar a atividade e o SIM+ verificar que um deles foi deixado em branco, será exibida a seguinte mensagem "Todos os campos obrigatórios devem ser preenchidos.".
Caso a omissão seja em um dos campos de periodicidade - Data de última execução ou Período, o SIM+ apresentará a mensagem "Ao menos um dos campos para periodicidade deve ser preenchido.". |
Para a execução da atividade, serão necessários que os recursos sejam definidos. Para isso, no cadastro da atividade, utilize o Botão Recursos que permite a definição de recursos de mão de obra, material ou ferramenta.
Observação: Cada atividade poderá requerer somente um recurso de mão de obra, um de material e um de ferramenta.
Ao escolher recursos de mão de obra, será apresentada na base da janela, os dados referente a categoria, número de funcionários, duração e Hh Previsto.
Escolha a categoria da mão de obra, cadastrada anteriormente em Cadastros Básicos > Categoria. Se necessário, utilize o Botão Lupa de Consultas para que o SIM+ apresente a lista de categorias cadastradas. Selecione a categoria desejada, em seguida, clique no Botão OK.
Defina o número de usuários necessários para a execução da atividade e em seguida, a duração da atividade.
Automaticamente o SIM+ calculará o Hh previsto, utilizando para isso, o valor definido no campo Custo do cadastro de categorias multiplicado pela duração.
Para salvar o recurso vinculado à atividade, utilize o Botão Salvar.
Ao escolher a opção Material do Botão Recursos, a base da janela apresentará os dados referente o material, quantidade e unidade.
Indique o código do material a ser utilizado para a execução da atividade. Utilize o Botão Lupa de Consultas para verificar a lista de materiais cadastrados através do grupo de menu Cadastros Básicos > Material ou, no caso de possuir o módulo estoque, o cadastro foi realizado utilizando-se o grupo de menu Estoque > Material. O campo Unidade será definido automaticamente após a escolha do código do material, por fazer parte do cadastro.
Indique a quantidade necessária do material e utilize o Botão Salvar após definir o recurso.
Ao escolher a opção Ferramenta do Botão Recursos, a base da janela apresentará os dados referente a ferramenta, quantidade e unidade.
Informe o código da ferramenta, anteriormente cadastrado em Cadastros Básicos > Ferramenta. Para consultar ferramentas cadastradas, utilize o Botão Lupa de Consultas, selecione a desejada, em seguida clique no Botão OK para carregar as informações à janela atual.
Após indicar a ferramenta, o campo Unidade será automaticamente carregado de acordo com as informações existentes em seu cadastro.
Indique a quantidade necessária da ferramenta e grave as informações - Botão Salvar.
Para editar qualquer um dos recursos, basta um clique no Botão Recursos, seguido da opção desejada - Mão de obra, Material ou Ferramenta.
Para retornar ou verificar a periodicidade, utilize o Botão Processos, seguido da opção Periodicidade. |
Imagine que a atividade de limpeza de vidros nas vitrines deve ser realizada a cada dois dias. Para isso, serão necessários os seguintes cadastros:
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Periodicamente, elevadores sociais devem sofrer manutenção preditiva para verificação de alguns pontos importantes, por exemplo, na casa de máquinas encontram-se a máquina de freio, o volante, o encoder, bulbo térmico, quadros de comandos entre outros. Imagine que um desses pontos no equipamento possui um registrador que deve ser verificado a cada 50 quilômetros rodados.
Na última inspeção realizada o registrador indicava o valor de 150, portanto, a próxima manutenção ou inspeção deverá ser realizada quando tal registrador atingir o valor 200. Baseado nisso, como programar a próxima inspeção no ponto e realizar tal atividade com frequência? Simples, utilizando uma atividade de inspeção no ILP.
Antes da execução da atividade, será importante, realizar alguns passos, tais como:
Observação: Para apontamentos no registrador do equipamento, o SIM+ fará todas as validações necessárias antes de salvar o apontamento, tais como, verificará se o equipamento está vinculado ao local, se possui ascendentes, se recebe apontamentos do ascendente, se existe apontamentos anteriores a este, deverá também verificar o valor do registrador atual que não poderá ser menor que o cadastrado anteriormente e a data da última leitura.
Ao cadastrar atividades para equipamentos que fazem uso de registradores, a Data de Última Execução digitada não poderá ser inferior à data de última leitura no registrador do equipamento, pois o SIM+ apresentará a seguinte mensagem "Apontamento inválido.".
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Após definir todas as informações necessárias da atividade, como tipo, equipamento, local e também a definição de recursos e periodicidade, ao salvá-la, automaticamente será atribuído um número sequencial à ela.
Antes de elaborar um plano de execução para a atividade, será necessário alterar sua situação de Rascunho - situação enquanto a atividade está sendo desenvolvida, para Ativada, para isso, basta um clique no Botão Ativar, existente na barra de ferramentas do cadastro da Atividade.
Observação: Enquanto a situação da atividade for igual à Rascunho, serão permitidas as edições na mesma, ou seja, alterações em locais,equipamentos, periodicidade e recursos.
Atividades com a situação Ativada ou Desativada permitem alterações somente na descrição da atividade os demais campos não permitem edição.
Uma forma de ativar ou desativar atividades é por intermédio da janela de consulta de atividades - ILP > Atividade > Botão Consulta.
Selecione a atividade que deseja ativar e um clique no Botão Ativar. Para desativar, após selecioná-la, clique no Botão Desativar. Caso várias atividades tenham sido selecionadas - um clique na caixa de seleção ao lado do número da atividade, e o Botão Ativar ou Botão Desativar tenham sido utilizados, o SIM+ irá alterar a situação para TODAS as atividades selecionadas.
Por padrão, a janela de consultas de atividades - ILP > Atividades > Botão Consulta, apresenta todas as atividades cuja situação é diferente de Desativada, pois existente um filtro na preferência padrão - Botão Selecionar > Opção Filtro. |
Consultar Atividades cadastradas
Para verificar todos os itens cadastrados, na janela de cadastro, utilize o Botão Consulta.
Outra forma de consultar a lista de itens cadastrados é a utilização do botão Lupa de Consultas - |
Para efetuar pesquisas - filtros, em itens cadastrados, utilize o botão Selecionar existente na barra de ferramentas - ILP > Atividades
Para maiores informações sobre a utilização de filtros, consulte o tópico Gerador de Consultas. |
É possível trocar as posições das atividades para ficar na ordem desejada, a ordem pode ser definido no momento do cadastro da atividade ou na tela de consulta de atividades.
Na tela de cadastro de atividade temos o campo "Ordem" é o campo onde definimos em qual ordem a atividade será cadastrada, por exemplo:
Veja que a ordem sempre será crescente, observando a modelo acima, caso fosse cadastrado uma nova atividade sua ordem será a 4, porém é possível cadastrar na ordem 1,2 ou 3. Supondo que a atividade 213 foi cadastrada na ordem 2, a atividade 65 irá para ordem 3 no lugar da 192, e a 192 irá para ordem 4.
Observação: Lembrando que a ordem é valida para o "LEP" sendo que cada "LEP" tem sua ordem independente. Exemplo, o LEP " Britadeira, Motor" as atividades cadastradas para esse LEP seguirão a ordem 1,2,3,4,5. Já o LEP "Britadeira,Carcaça" as atividades cadastradas terão uma novar ordem 1,2,3...
Cenários Previstos.
Também é possível ordenar as atividades ILP já cadastradas, acessando a opção Consulta das atividades ILP, acionando o botão "Reposicionar".
Ao ser acionado irá apresentar a tela de reposicionamento com as seguintes opções:
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Para editar um item cadastrado, proceda da seguinte forma:
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Para excluir um item, selecione-o e utilize o Botão Excluir da barra de ferramentas. Antes da exclusão, será necessário confirma tal operação, por não existir a possibilidade de desfazê-la.
Após pressionar o Botão OK poderá ocorrer a necessidade de atualizar os dados existentes na janela, para isso, utilize o Botão Atualizar.
Observação: Não será permitida a exclusão de atividade quando sua situação for Ativada ou Desativada, ou seja, para a exclusão somente serão aceitas todas as atividades no modo Rascunho - quando a mesma acaba de ser salva e o Botão Ativar não foi utilizado. |
Para executar tarefas no cadastro de atividades, tais como inclusão, exportação e até mesmo exclusão, serão necessárias algumas permissões de acesso do Tipo Específico. Tais permissões são definidas pelo Gestor/Planejador por intermédio do grupo de menu Administração > Grupo de Acesso, após selecionar o Grupo de Acesso, edite-o. |
Para facilitar o cadastro de várias atividades, é possível copiar os dados armazenados para outra atividade, por exemplo, há uma atividade cadastrada para a inspeção de vitrines de lojas, realizada a cada dois dias, há a necessidade de outra atividade similar para outros locais com as mesmas características. Assim, ao copiar a atividade, automaticamente, as informações referentes a ela, bem como sua periodicidade e recursos serão copiados para uma nova tarefa.
Para exemplificar, imagine que a Atividade Limpeza de Vitrines deverá ser executada em locais diferentes, vejamos como proceder nos diferentes tipos de cópias:
Caso o usuário esteja na tela de cadastro de atividades e nenhuma foi editada, ao utilizar o Botão Copiar e escolher uma das opções - Copiar por Local, por Equipamento, por Ponto ou Individual seja utilizado, não será possível realizar qualquer cópia, sendo apresentada a mensagem "Para esta ação é necessário que um item tenha sido selecionado antes.".
Portanto, edite a atividade a ser copiada e em seguida, utilize o Botão Copiar. O mesmo acontecerá caso esteja na tela de consulta de atividades - ILP > Atividade > Botão Consulta e nenhuma atividade for selecionada anteriormente.
Observação: Dependendo da quantidade de atividades copiadas, poderá ocorrer do processamento levar alguns minutos para ser executado, assim, caso ocorra a perda de conexão ou até mesmo "Timeout", será possível verificar até que ponto as atividades foram copiadas ou não. Para isso, após retornar ao SIM+, na janela de consulta de atividades - ILP > Atividade > Botão Consulta, utilize o Botão Filtros ou Selecionar seguido da opção Filtros e gere uma consulta de dados com a coluna Atividade - Criada por meio de, que indica se a atividade foi gerada por intermédio de Cadastro ou Cópia.
Sobre cópias de atividades:
Ao copiar atividades com LEPs será copiada a atividade para cada um dos LEPs existentes. Por exemplo, será realizada a cópia de uma Atividade com 5 Atividades e 3 LEPs. O sistema irá gerar para cada atividade 1 LEP, ou seja, serão 15 novas atividades - 5 atividades x 3 LEPs = 15 atividades. |
Barra de ferramentas de Atividade
Botão Salvar | Grava as informações existentes na Atividade atual e também os recursos utilizados. |
Botão Limpar | Serve para limpar todas as informações existentes na janela atual e permite digitação de nova atividade. |
Botão Recursos | Como visto anteriormente, permite especificar um recurso de mão de obra, de material ou ferramenta necessários à execução da atividade. |
Botão Anexar | Permite anexar documentos à atividade, tais como fotos, planilhas e outros. Para maiores informações, consulte Anexar documentos. |
Botão Processos | Contém as opções Periodicidade e Qualitativo ou Quantitativo. Ao cadastrar a atividade, por padrão as informações existentes na parte inferior da janela exibem os dados sobre a periodicidade da atividade. Caso o usuário esteja cadastrando recursos - Botão Recursos - opções Mão de obra, Material e Ferramenta, a opção retorna à exibição dos dados sobre a próxima execução dos serviços - Periodicidade. |
Para verificar todas as qualidades vinculadas à variável determinada no campo Variável de Estado, utilize a opção Qualitativo & Quantitativo. |