Acesso >
Acesso ao sistema utilizando Integrações |
![]() ![]() ![]() |
Serão considerados os seguintes processos de autenticação de usuários para acesso ao sistema:
Autenticação através de digitação de Login e Senha:
Neste processo, será necessário realizar o cadastro do usuário, onde será informado seu Login (código) e senha para o primeiro acesso - grupo de menu Administração > opção Usuário - botão Novo.
Após o cadastro, o usuário deverá acessar o sistema informando nos campos Usuário e Senha as informações obtidas pelo Gestor. |
Autenticação com integração ao Windows Authentication®
Ao acessar o SIM+ será capturado login e senha informados no processo de autenticação utilizando a integração com o Windows Authentication®.
A principal finalidade do Windows Authentication® é utilizar atributos para permitir ou restringir acessos a determinados usuários do Windows ou de grupos específicos.
Neste processo, será permitida a utilização do nome e senha padrão do Windows para acesso a determinados aplicativos, e, o servidor web torna-se responsável pela autenticação dos usuários.
Assim, ao acessar a aplicação, a tela de acesso ao sistema não será apresentada, uma vez que os dados foram capturados anteriormente pela integração. Em seguida, será feita a validação do usuário no sistema onde serão verificadas as suas credenciais, tais como usuário, login, senha, se ativo ou não, bem como grupos de acessos pertencentes. |
Autenticação com integração ao Active Directory®
O Active Directory é uma aplicação desenvolvida pela Microsoft® para a utilização em ambiente Windows. É considerada como um conjunto de atributos dos recursos e serviços existentes na rede, ou seja, uma forma de organizar e simplificar acessos a todos os recursos, mantendo-os centralizados, além de reforçar a segurança e total controlar sobre esses acessos (arquivos, impressoras, cotas de disco entre outros).
Toda vez que um novo usuário necessitar acessar a aplicação, o login de acesso deverá ser cadastrado manualmente tanto no Active Directory quanto no SIM+.
Com relação à senha, no SIM+ a mesma poderá ser nula (em branco) uma vez que não fará parte do processo de autenticação. Caso tenha sido definida, será ignorada durante o processo.
Portanto, é fundamental que após o cadastro do usuário no Active Directory, o mesmo código seja informado no SIM+. Assim, ao acessar a aplicação, será efetuado o processo de autenticação, onde as informações serão confrontadas com as existentes no Active Directory.
Durante todo o processo, poderá ocorrer do Active Directory estar indisponível, assim, todos os sistemas também estarão na mesma situação. A fim de solucionar este problema e poder continuar com a utilização da aplicação, deve-se verificar a possibilidade de desabilitar a integração com o Active Directory. |
Autenticação com integração de aplicações externas desenvolvidas pelo cliente:
Determinadas empresas além de utilizarem integrações com Windows Authentication desenvolvem aplicações externas, como no caso do CWS - Corporate Web Security que funciona da seguinte forma:
Ao acessar o SIM+, a aplicação CWS será responsável por enviar o código do usuário ao sistema. Com base nesta informação, o SIM+ verificará:
|