ALGUMAS CONVENÇÕES UTILIZADAS

ALGUMAS CONVENÇÕES UTILIZADAS

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Para facilitar a utilização do sistema, utilizaremos as seguintes convenções a fim de distinguir alguns elementos no presente documento:

 

Convenção

Descrição

<Nome da tecla>

Para a utilização de uma tecla existente no teclado, será visualizado seu nome entre os sinais de menor e maior e em itálico.  Por exemplo, ao encontrar a indicação <Enter> o sistema solicita que a tecla deva ser pressionada para dar prosseguimento ao processo.

Negrito > Itálico

Termos em negrito e itálico servem para designar que um comando deverá ser acionado, por exemplo, Administração > Grupo de Acesso.  

 

Neste caso, para executar o comando, dê um clique no grupo de menus Administração e em seguida, Grupo de Acesso.

Botão <nome>

Indica que deve ser utilizado um botão específico, por exemplo um clique no Botão Salvar.

 

 

Ao preencher alguns cadastros no SIM+, identificamos os seguintes tipos de campos:

 

 

Imagem

Descrição

Campo do tipo texto - Obrigatório

Neste caso o sistema aguarda a digitação de informações no formato de texto com caracteres alfanuméricos – letras, números e símbolos.

 

Obs.: Campos com a fonte na cor vermelha, como no exemplo, Usuário, indica que seu preenchimento é obrigatório, portanto, nunca deixe o mesmo em branco, pois o sistema não conseguirá salvar qualquer outra informação digitada na tabela.

Outro exemplo de tipo texto - Código

Campos do tipo código são considerados como obrigatórios - apresentados na cor vermelha, e vinculam os dados às demais tabelas.  Estes sempre são exibidos ao lado esquerdo.O mesmo deverá ser preenchido com no máximo 20 caracteres alfanuméricos, por exemplo, ASDOC01.  Após a digitação dos dados no mesmo, os caracteres serão exibidos em maiúscula.  

Outro exemplo de tipo texto - Descrição

Campos do tipo descrição também são considerados como obrigatórios, pois fazem parte da descrição longa do código.  Deve ser preenchido com no máximo 40 caracteres alfanuméricos. Estes são sempre exibidos do lado direito, após o campo código.

Tipo caixa de combinação

Para a utilização de campos do tipo caixa de combinação, dê um clique na seta existente no canto direito do mesmo e verá uma lista de opções possíveis.

Selecione uma das opções com um clique sobre a mesma.

 

Tipo seletor de datas

 

Campos do tipo seletor de datas apresentam um calendário com o mês atual em evidência e permitem a navegação através das seguintes teclas:

 

Permite a navegação para o mesmo mês, mas no ano anterior.

Permite a navegação para o mês anterior.

Permite a navegação para o próximo mês.

Permite a navegação para o mesmo mês, mas no próximo ano.

 

Hoje: Insere a data atual do sistema no campo.

Limpar: Fecha o calendário sem preenchimento do campo.

 

Campos do tipo seletor de datas permitem que uma data seja digitada sem necessariamente ter que utilizar o seletor.

Tipo grupo de opções

Campos do tipo opção onde somente uma delas poderá ser selecionada (um clique sobre a opção desejada).

Tipo caixa de seleção

Campos do tipo seleção permitem que mais de uma opção seja habilitada ao mesmo tempo.  Um clique sobre a opção fará com que a mesma seja habilitada.  Ao selecionar novamente, a opção será desabilitada.

Tipo Expande:

Indica um estado recolhido da lista de opções. Ao dar um clique sobre o sinal a lista será expandida e o símbolo apresentado será o sinal de recolhe.

Tipo recolhe:

Indica um estado expandido da lista de dados, portanto, todas as opções existentes são exibidas no momento e podem voltar ao estado recolhido com um clique sobre o símbolo.

Realizar edição dos dados:

Indica que as informações existentes podem ser editadas (alteradas).  Após sua alteração, será possível salvar ou excluir a mesma.

Salvar edição dos dados:

Permite salvar as informações editadas no campo.

Excluir filtro:

Permite excluir as informações digitadas no campo.

Campos do tipo hiperlink são apresentados com linha sublinhada em azul e indicam que nova janela ou opções estão disponíveis.  Para isso, basta um clique sobre o mesmo.

Edição não permitida

Campos em tom cinza não permitem edição de seus dados.

 

 

O sistema contempla os seguintes grupos de menu:

 

Grupos de menu

Descrição

Administração

Permite administrar o sistema, através de definição de regras, nomenclaturas dos rótulos de tabelas, além de cadastrar grupos de acessos, usuários e classificá-los de acordo com a função dentro do sistema.

Cadastros Básicos

Permite a definição de cadastros em tabelas de dados, tais como equipes de atendimento, solicitações e ordens de Serviço, além de equipamentos e instalações mantidos pelo Sistema.

Classificação

Permite definir as tabelas que classificam os locais, equipamentos, ordens e solicitações de serviços e tipos dos mesmos.

Equipamento

Permite cadastrar todos os equipamentos ativos tomadores de serviços e classificá-los quanto a sua importância no processo.

Solicitação

Permite a emissão e o acompanhamento das solicitações de Serviços.

 

Planejamento

Permite efetuar a abertura de ordens de serviços sem vínculos com solicitações, bem como, gerenciar programação de atividades para uma equipe de atendimento, armazenar ordens de serviços previstas ou programadas e definir procedimentos padronizados.

Execução

Permite aos gestores encerrar ordens de serviços programadas, efetuar apontamentos de mão de obra, de material, de despesas, bem como seus deslocamentos e índice de satisfação na realização de cada serviço.

Documento e Conta

Permite administrar todos os documentos e contas de um ou mais contratos, assim, o gestor poderá acompanhar e planejar os pagamentos, faturamento, além da emissão de relatórios gerenciais.

Estoque

Permite administrar o estoque físico e contábil da empresa, de forma que o gestor além de efetuar o cadastro de materiais administrados em depósitos, poderá acompanhar suas movimentações e custos envolvidos.

Gestão

Permite ao gestor a emissão e análise de relatórios de serviços prestados e seus respectivos indicadores de desempenho.

Formulário Flexível

Permite desenvolver formulários para entrada de dados podendo ser utilizados para complementar a estrutura existente de tabelas e associá-los a solicitações de serviços e ou equipamentos, além de sua utilização em indicadores de desempenho.

Indicador

Permite o cadastramento e acompanhamento de indicadores de desempenho personalizados.

Workflow

Permite desenvolver fluxos de trabalhos específicos para os diversos tipos de solicitações executadas pela empresa, respeitando a necessidade de cada etapa existente no workflow.

Base de conhecimento

Permite gerar uma base de consultas como repositório de informações, facilitando o esclarecimento de dúvidas sobre determinados procedimentos e até mesmo regras internas da empresa.

Pesquisa

Permite coletar informações através de pesquisas de satisfação sobre demanda ou execução de eventos.

 

 

Termos e Significados

 

As siglas têm como finalidade convencionar alguns termos utilizados no Sistema.

 

Sigla

Descrição

üFF

Formulário Flexível

üHh

Homem / hora

üMO

Mão de obra

üOE

Ordem de Entrega

üOS

Ordem de Serviço

üSLA

Service Level Agreement – Tempo definido em contrato para a execução de determinado serviço.

üSS

Solicitação de Serviço

üWF

Workflow