Antes de criar o workflow, alguns itens devem ser verificados para que o mesmo funcione corretamente. Veja quais são:
Definir Grupos de Acessos genérico e/ou específico
Defina todos os grupos de acessos necessários - Administração > Grupo de Acesso, com permissões para acesso genérico e/ou específico. |
Defina os locais passíveis de intervenções ou solicitação de serviços - Cadastros Básicos > Local. |
Defina todos os usuários - Administração > Usuário. |
Vincule os grupos de acessos aos usuários - em Administração > Usuário > botão Editar - Botão Grupo de Acesso. |
Verificar as regras de disponibilidade para cálculo do SLA
Verifique a definição de regras de disponibilidade para cálculo do SLA em workflow - Administração > Regras de Sistema > guia SLA. |
Defina todos os grupos de trabalho, bem como seus membros e responsáveis e respectivas disponibilidades - Workflow > Grupo de Trabalho > botão Disponibilidade ou Workflow > Disponibilidade - opção dependente da regra de sistema de disponibilidade para cálculo do SLA - Administração > Regras de Sistema > guia SLA. |
Itens configurados de forma correta, agora é a hora de criar o workflow. Para isso, proceda da seguinte forma:
Observação: Ainda não ative o workflow, pois ainda faltam elementos a serem definidos e as alterações não serão permitidas.
|
Ao habilitar a opção Workflow Restrito e o mesmo for salvo, o Gestor estará indicando restrições na visualização de suas informações, ou seja, não serão permitidas as consultas de seus dados.
Após habilitar a opção de restrição - Workflow Restrito, será necessário indicar quais os usuários possuem permissão de consulta de seus dados, para isso:
Caso nenhum nome conste na lista Defina os usuários que visualizarão as SSs, o workflow se torna restrito e somente serão visíveis as etapas pendentes a seu grupo de trabalho. Assim, cabe ao Gestor, indicar quais os usuários podem consultar a solicitação em qualquer etapa.
Os usuários incluídos na lista, podem consultar a solicitação a qualquer momento, ou seja, em qualquer etapa do workflow tanto na tela de Abertura de SS - digitando o número da solicitação e pressionando a tecla <Enter> ou <Tab> ou na tela de histórico de SS ao utilizar o link da solicitação - Solicitação > Histórico de SS.
Assim que a lista de usuários for atualizada e o workflow salvo, será permitida a consulta de todos os workflows restritos por meio do relatório existente em Administração > Restrição x Visibilidade. |
Incorporar imagens ao workflow
Para incorporar uma imagem ao workflow, utilize o botão Procurar e indique a localização da arquivo de imagem. Neste caso, insira uma imagem do design workflow desenvolvido por ferramentas específicas, como o Microsoft Visio ®, ou até mesmo utilize formas de fluxogramas em programas do pacote Office da Microsoft ®. Mas, é importante que as imagens estejam no formato .jpg, .gif ou .png e tamanho máximo em 2 Mb.
Quando uma imagem é incorporada ao workflow, qualquer usuário com acesso ao mesmo poderá visualizar a imagem, ou seja, ela não estará restrita somente aos gestores e a opção Possui imagem é ativada automaticamente.
|